Análise e melhoria de algoritmo de deteção de falsos positivos na manutenção de keywords para os ODS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Portalete, Maria Constança Rodrigues Bizarro de Sá
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/23357
Resumo: Mestrado Bolonha em Gestão de Sistemas de Informação
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spelling Análise e melhoria de algoritmo de deteção de falsos positivos na manutenção de keywords para os ODSObjetivos de desenvolvimento sustentávelBusiness intelligenceMapeamentoKeywordsInstituições de Ensino SuperiorAnálise de dadosSustainable development goalsMappingHigher Education InstitutionsData analysisMestrado Bolonha em Gestão de Sistemas de InformaçãoNa sequência de uma conferência sobre o Desenvolvimento Sustentável, em 2012, a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou um conjunto de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) a serem atingidos até ao ano de 2030. Nesse âmbito, todas as organizações, inclusive Universidades e Instituições de Ensino, devem redefinir a sua estratégia por forma a contribuírem para um futuro mais sustentável. O papel das Instituições de Ensino Superior (IES) torna-se crucial para a implementação das metas estipuladas pela ONU e a concretização dos 17 ODS pois as IES são responsáveis por incorporar os ODS nas suas atividades, ao nível da investigação produzida, na educação, e na própria estratégia de gestão e interação com a sociedade. É sem dúvida muito importante analisar as competências que as IES estão a promover, o seu compromisso e o seu papel como meio de disseminação de conhecimento para os futuros agentes de mudança – os alunos. É neste âmbito que surge o presente projeto como forma de melhorar uma ferramenta de Business Intelligence já existente no ISEG, que recorre a dashboards para mapear e apresentar informação referente a atividades académicas, e que é responsável por fazer a classificação dessas atividades nos ODS. Na solução existente, o resultado apresentava um elevado número de atividades classificadas nos ODS, o que despertou o nosso sentido de análise. Comprovada a existência de falsos-positivos, foram analisadas novas abordagens e ajustes necessários ao algoritmo de classificação das atividades. Após alguns testes para garantir que havia justificação para as novas abordagens serem implementadas, chegou-se a uma solução final que incluí uma nova condição de classificação e, ainda, uma adaptação à abordagem sugerida por Luhn (1958). Tendo por base informação mais sustentada, foi possível chegar a uma solução que consolidou a informação que os dashboards evidenciam, tanto quanto ao número de contribuições como também da sua evolução ao longo do tempo, o que facultará ao ISEG o acesso a dados mais fiáveis, facilitando a tomada das decisões e o planeamento estratégico da Instituição.At the conference on Sustainable Development in 2012, the United Nations (UN) launched a set of 17 Sustainable Development Goals (SDG) to be achieved until 2030. The purpose is that all organizations, including Universities and Educational Institutions, redefine their strategy and contribute to a more sustainable future. The role of Higher Education Institutions (HEI) becomes crucial for the implementation of the goals stipulated by the UN and the achievement of the 17 SDG. On the one hand, HEI are responsible for incorporating the SDG in their activities, such as the research produced, at education, and in the management strategy and interaction with society. It’s undoubtedly very important to analyze the competences that HEI are promoting, their commitment and their role as the way of knowledge dissemination for future agents of change – the students. This project arises as a way to improve an existing Business Intelligence tool at ISEG, which uses dashboards to map and represent information regarding academic activities, and which is responsible for classifying these activities in the SDG. At the existing solution, the result showed a high number of activities classified in the SDG, which awakened our analysis sense. As the presence of false positives was confirmed, new approaches and necessary adjustments to the algorithm for classifying activities were analyzed. After some tests to ensure that there was justification for new approaches to be implemented. The final solution was found and that includes a new classification condition and, also, an adaptation to the approach suggested by Luhn (1958). Based on more sustained information, it was possible to reach a solution that consolidated the information that the dashboards show, thus in number of contributions such as their evolution over time, which will provide to ISEG more reliable data, facilitating the Institution's decision-making and strategic planning.Instituto Superior de Economia e GestãoFernandes, JesualdoRepositório da Universidade de LisboaPortalete, Maria Constança Rodrigues Bizarro de Sá2022-02-01T16:24:03Z2021-102021-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/23357porPortalete, Maria Constança Rodrigues Bizarro de Sá (2021). “Análise e melhoria de algoritmo de deteção de falsos positivos na manutenção de keywords para os ODS ”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:52:54Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/23357Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:07:36.683578Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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