Promoção da inclusão da aluna com perturbação do espetro do autismo com recurso à aprendizagem cooperativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalhosa, Marina Alexandra Santos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/31129
Resumo: Neste trabalho, apresenta-se uma revisão da literatura académica publicada sobre Educação Inclusiva, Pedagogia Diferenciada e Aprendizagem Cooperativa e descreve-se um projeto de avaliação e de intervenção na sala de aula, com um grupo de estudantes com necessidades educativas especiais, com particular destaque para a intervenção com a M., que se caracteriza por ser uma aluna de 12 anos, com Perturbação do Espetro do Autismo, que frequenta o sexto ano do ensino regular, e a respetiva turma. A M. apresentava um quadro problemático ao nível da autoestima e da participação em contexto de aula, surgindo a necessidade de promover a melhoria de inclusão da discente, em contexto de sala de aula. A intervenção envolveu a implementação de métodos de Aprendizagem Cooperativa, tais como o Jigsaw e o STAD. Estes permitiram e permitirão a inclusão de todos os alunos da turma no processo e o abrangimento do objetivo final. Esta intervenção decorreu não só com o recurso aos métodos cooperativos, mas também com a utilização do sistema de créditos e o reforço positivo em simultâneo, permitindo, assim, à aluna conseguir alcançar os objetivos pretendidos. No intuito de atingir os objetivos propostos, foi selecionado um conjunto de instrumentos que permitiram implementar o projeto na sua plenitude. A implementação deste projeto permitiu concluir que a utilização da aprendizagem cooperativa, nas aulas, permite o desenvolvimento das competências sociais, consegue aumentar a motivação dos alunos para a aprendizagem e potencia o rendimento escolar dos alunos. A implementação deste projeto mostrou-se muito importante para o ganho da autoestima e para a melhoria da participação da aluna, em contexto de sala de aula.
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