O impacto da inovação do produto na internacionalização das PMEs na União Europeia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, João Pedro Alves
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/37622
Resumo: Nesta dissertação, estudamos o impacto da inovação do produto na extensão de mercado em empresas dos países membros da União Europeia, principalmente nas PMEs, analisando a evolução e o risco esperado na extensão do mercado com um nível de inovação do produto crescente, e representando o comportamento de tais aspetos num modelo. Foi feito, também, um estudo das varáveis explicativas para a inovação do produto. Para analisar a relação entre a inovação do produto e a extensão do mercado, optamos por um método linear e um método não linear. No método linear, obtivemos resultados que nos levam a concluir que a inovação do produto, de facto, tem um impacto significativo e positivo no nível de extensão do mercado. Para o método não linear, os resultados obtidos permitem concluir que o nível de extensão de mercado e o seu risco diminuem com o acréscimo do nível de extensão de mercado. Em último lugar, conduzimos uma análise para os resultados obtidos, num contexto económico estável, face a um contexto de crise, pela comparação com a literatura existente na área, de forma a perceber se as variáveis explicativas da inovação e as suas significâncias sofrem alterações face a um contexto estável, e se a inovação do produto afeta de forma diferente a extensão de mercado e o seu risco associado.
id RCAP_cfea44eba3faf620b638af8bfbd62b04
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/37622
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O impacto da inovação do produto na internacionalização das PMEs na União EuropeiaPMEsInovaçãoInovação do produtoInternacionalizaçãoExtensão do mercadoRiscos da internacionalizaçãoBarreiras à internacionalizaçãoUnião EuropeiaModelos linearesModelos não linearesNesta dissertação, estudamos o impacto da inovação do produto na extensão de mercado em empresas dos países membros da União Europeia, principalmente nas PMEs, analisando a evolução e o risco esperado na extensão do mercado com um nível de inovação do produto crescente, e representando o comportamento de tais aspetos num modelo. Foi feito, também, um estudo das varáveis explicativas para a inovação do produto. Para analisar a relação entre a inovação do produto e a extensão do mercado, optamos por um método linear e um método não linear. No método linear, obtivemos resultados que nos levam a concluir que a inovação do produto, de facto, tem um impacto significativo e positivo no nível de extensão do mercado. Para o método não linear, os resultados obtidos permitem concluir que o nível de extensão de mercado e o seu risco diminuem com o acréscimo do nível de extensão de mercado. Em último lugar, conduzimos uma análise para os resultados obtidos, num contexto económico estável, face a um contexto de crise, pela comparação com a literatura existente na área, de forma a perceber se as variáveis explicativas da inovação e as suas significâncias sofrem alterações face a um contexto estável, e se a inovação do produto afeta de forma diferente a extensão de mercado e o seu risco associado.In this dissertation, we study the impact of product innovation on market extension in firms in the European Union member countries, mainly in SMEs, analysing the evolution and expected risk in market extension with an increasing level of product innovation, and representing the behavior of such aspects in a model. We also conducted a study of the explanatory variables for product innovation. To analyse the relationship between product innovation and market extension, we applied a linear and a nonlinear method. In the linear method, we obtained results that lead us to conclude that product innovation does indeed have a significant and positive impact on the level of market extension. Based on the results obtained from the non-linear method, we concluded that the level of market extension and its risk decrease with the increase in the level of market extension. Finally, we conduct an analysis between the results obtained in a stable economic context versus a crisis context, by comparing them with the existing literature in the area, to understand whether the explanatory variables of innovation and their significance change in a stable context, and whether product innovation affects market extension and its associated risk differently.2024-12-14T00:00:00Z2022-11-30T00:00:00Z2022-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/37622porCruz, João Pedro Alvesinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:11:44Zoai:ria.ua.pt:10773/37622Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:07:49.307815Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O impacto da inovação do produto na internacionalização das PMEs na União Europeia
title O impacto da inovação do produto na internacionalização das PMEs na União Europeia
spellingShingle O impacto da inovação do produto na internacionalização das PMEs na União Europeia
Cruz, João Pedro Alves
PMEs
Inovação
Inovação do produto
Internacionalização
Extensão do mercado
Riscos da internacionalização
Barreiras à internacionalização
União Europeia
Modelos lineares
Modelos não lineares
title_short O impacto da inovação do produto na internacionalização das PMEs na União Europeia
title_full O impacto da inovação do produto na internacionalização das PMEs na União Europeia
title_fullStr O impacto da inovação do produto na internacionalização das PMEs na União Europeia
title_full_unstemmed O impacto da inovação do produto na internacionalização das PMEs na União Europeia
title_sort O impacto da inovação do produto na internacionalização das PMEs na União Europeia
author Cruz, João Pedro Alves
author_facet Cruz, João Pedro Alves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, João Pedro Alves
dc.subject.por.fl_str_mv PMEs
Inovação
Inovação do produto
Internacionalização
Extensão do mercado
Riscos da internacionalização
Barreiras à internacionalização
União Europeia
Modelos lineares
Modelos não lineares
topic PMEs
Inovação
Inovação do produto
Internacionalização
Extensão do mercado
Riscos da internacionalização
Barreiras à internacionalização
União Europeia
Modelos lineares
Modelos não lineares
description Nesta dissertação, estudamos o impacto da inovação do produto na extensão de mercado em empresas dos países membros da União Europeia, principalmente nas PMEs, analisando a evolução e o risco esperado na extensão do mercado com um nível de inovação do produto crescente, e representando o comportamento de tais aspetos num modelo. Foi feito, também, um estudo das varáveis explicativas para a inovação do produto. Para analisar a relação entre a inovação do produto e a extensão do mercado, optamos por um método linear e um método não linear. No método linear, obtivemos resultados que nos levam a concluir que a inovação do produto, de facto, tem um impacto significativo e positivo no nível de extensão do mercado. Para o método não linear, os resultados obtidos permitem concluir que o nível de extensão de mercado e o seu risco diminuem com o acréscimo do nível de extensão de mercado. Em último lugar, conduzimos uma análise para os resultados obtidos, num contexto económico estável, face a um contexto de crise, pela comparação com a literatura existente na área, de forma a perceber se as variáveis explicativas da inovação e as suas significâncias sofrem alterações face a um contexto estável, e se a inovação do produto afeta de forma diferente a extensão de mercado e o seu risco associado.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-30T00:00:00Z
2022-11-30
2024-12-14T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/37622
url http://hdl.handle.net/10773/37622
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137732438523904