Desenvolvimento curricular em Matemática: 30 anos na revista Quadrante

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Canavarro, Ana Paula
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Boavida, Ana, Domingos, António
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/34771
https://doi.org/10.48489/quadrante.28298
Resumo: Este artigo, produzido no âmbito das comemorações dos 30 anos da Quadrante, pretende passar em revista os artigos que nela se debruçaram sobre o tema desenvolvimento curricular ao longo das suas três décadas de existência. Assumindo uma perspetiva abrangente de desenvolvi­mento curricular, selecionaram-se 72 artigos que se organizaram em quatro domínios: processo de desenvolvimento curricular; recursos para o desenvolvimento curricular; grandes perspetivas curri­cu­lares; e componentes do currículo (com foco em conteúdos de aprendizagem, orientações metodo­lógicas, recursos promotores da aprendizagem e avaliação das aprendizagens). A análise realizada revela que raros estudos investigaram o processo de desenvolvimento curricular enquanto tal, focando-se os artigos publicados em níveis específicos do currículo, com destaque para o currículo prescrito, o currículo moldado e o currículo em ação. Revela, também, que a investigação publicada tem acompanhado globalmente as tendências internacionais da investigação em educação mate­mática neste domínio, embora subsistam desafios para a investigação futura que a Quadrante poderá querer incentivar.
id RCAP_cfff35569bbb6fbed3e8e0720b0e8f97
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/34771
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento curricular em Matemática: 30 anos na revista Quadrantedesenvolvimento curricular em Matemáticaprocesso de desenvolvimento curricularrecursos para o desenvolvimento curricularperspetivas curricularescomponentes do currículoEste artigo, produzido no âmbito das comemorações dos 30 anos da Quadrante, pretende passar em revista os artigos que nela se debruçaram sobre o tema desenvolvimento curricular ao longo das suas três décadas de existência. Assumindo uma perspetiva abrangente de desenvolvi­mento curricular, selecionaram-se 72 artigos que se organizaram em quatro domínios: processo de desenvolvimento curricular; recursos para o desenvolvimento curricular; grandes perspetivas curri­cu­lares; e componentes do currículo (com foco em conteúdos de aprendizagem, orientações metodo­lógicas, recursos promotores da aprendizagem e avaliação das aprendizagens). A análise realizada revela que raros estudos investigaram o processo de desenvolvimento curricular enquanto tal, focando-se os artigos publicados em níveis específicos do currículo, com destaque para o currículo prescrito, o currículo moldado e o currículo em ação. Revela, também, que a investigação publicada tem acompanhado globalmente as tendências internacionais da investigação em educação mate­mática neste domínio, embora subsistam desafios para a investigação futura que a Quadrante poderá querer incentivar.Quadrante2023-02-27T15:39:14Z2023-02-272022-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/34771http://hdl.handle.net/10174/34771https://doi.org/10.48489/quadrante.28298porCanavarro, A.P., Boavida, A., Domingos, A. (2022). Desenvolvimento curricular em Matemática: 30 anos na revista Quadrante. In J. P. Ponte (Ed.), Quadrante: Revista de Investigação em Educação Matemática, 31(2), 4-31.https://quadrante.apm.pt/article/view/28298Educação matematicaapc@uevora,ptndnd229Canavarro, Ana PaulaBoavida, AnaDomingos, Antónioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:37:33Zoai:dspace.uevora.pt:10174/34771Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:23:14.223081Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento curricular em Matemática: 30 anos na revista Quadrante
title Desenvolvimento curricular em Matemática: 30 anos na revista Quadrante
spellingShingle Desenvolvimento curricular em Matemática: 30 anos na revista Quadrante
Canavarro, Ana Paula
desenvolvimento curricular em Matemática
processo de desenvolvimento curricular
recursos para o desenvolvimento curricular
perspetivas curriculares
componentes do currículo
title_short Desenvolvimento curricular em Matemática: 30 anos na revista Quadrante
title_full Desenvolvimento curricular em Matemática: 30 anos na revista Quadrante
title_fullStr Desenvolvimento curricular em Matemática: 30 anos na revista Quadrante
title_full_unstemmed Desenvolvimento curricular em Matemática: 30 anos na revista Quadrante
title_sort Desenvolvimento curricular em Matemática: 30 anos na revista Quadrante
author Canavarro, Ana Paula
author_facet Canavarro, Ana Paula
Boavida, Ana
Domingos, António
author_role author
author2 Boavida, Ana
Domingos, António
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Canavarro, Ana Paula
Boavida, Ana
Domingos, António
dc.subject.por.fl_str_mv desenvolvimento curricular em Matemática
processo de desenvolvimento curricular
recursos para o desenvolvimento curricular
perspetivas curriculares
componentes do currículo
topic desenvolvimento curricular em Matemática
processo de desenvolvimento curricular
recursos para o desenvolvimento curricular
perspetivas curriculares
componentes do currículo
description Este artigo, produzido no âmbito das comemorações dos 30 anos da Quadrante, pretende passar em revista os artigos que nela se debruçaram sobre o tema desenvolvimento curricular ao longo das suas três décadas de existência. Assumindo uma perspetiva abrangente de desenvolvi­mento curricular, selecionaram-se 72 artigos que se organizaram em quatro domínios: processo de desenvolvimento curricular; recursos para o desenvolvimento curricular; grandes perspetivas curri­cu­lares; e componentes do currículo (com foco em conteúdos de aprendizagem, orientações metodo­lógicas, recursos promotores da aprendizagem e avaliação das aprendizagens). A análise realizada revela que raros estudos investigaram o processo de desenvolvimento curricular enquanto tal, focando-se os artigos publicados em níveis específicos do currículo, com destaque para o currículo prescrito, o currículo moldado e o currículo em ação. Revela, também, que a investigação publicada tem acompanhado globalmente as tendências internacionais da investigação em educação mate­mática neste domínio, embora subsistam desafios para a investigação futura que a Quadrante poderá querer incentivar.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-01T00:00:00Z
2023-02-27T15:39:14Z
2023-02-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/34771
http://hdl.handle.net/10174/34771
https://doi.org/10.48489/quadrante.28298
url http://hdl.handle.net/10174/34771
https://doi.org/10.48489/quadrante.28298
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Canavarro, A.P., Boavida, A., Domingos, A. (2022). Desenvolvimento curricular em Matemática: 30 anos na revista Quadrante. In J. P. Ponte (Ed.), Quadrante: Revista de Investigação em Educação Matemática, 31(2), 4-31.
https://quadrante.apm.pt/article/view/28298
Educação matematica
apc@uevora,pt
nd
nd
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Quadrante
publisher.none.fl_str_mv Quadrante
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136714862624768