Feiras de Matemática e Currículo: Primeiras Aproximações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Travassos Ferraz de Araújo, Iza Helena
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Soares Rodrigues, José Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/194
Resumo: Esta pesquisa tem como objeto de estudo a relação entre feiras de matemática e currículo no campo da educação matemática. Objetivou-se estabelecer relações entre as feiras de matemática e currículo e, por conseguinte, apresentar as feiras de matemática como um campo fértil para pesquisas sobre o currículo, mais especificamente, o currículo escolar.   Trata-se de uma investigação qualitativa, realizada na Escola Nossa Senhora do Rosário, localizada em Marituba-PA, região metropolitana de Belém, no período de março de 2017 a outubro de 2018. Os instrumentos de coleta de dados foram observação participante, anotações no diário de campo, resumos dos trabalhos inscritos na feira e entrevistas. De modo a analisar os dados obtidos, fez-se um levantamento de pesquisas sobre feiras de matemática e uma incursão nos conceitos relativos a currículo e desenvolvimento curricular. Os resultados apontam que as feiras de matemática têm uma relação intrínseca com o currículo, se constituindo como um campo fértil para pesquisas. Além disso as feiras de Matemática podem provocar interferências no currículo escolar.
id UFPA-6_884b834a128af79bbf3c7d7133789c60
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/194
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling Feiras de Matemática e Currículo: Primeiras AproximaçõesFeiras de MatemáticaCurrículoDesenvolvimento CurricularPesquisa em Educação MatemáticaEsta pesquisa tem como objeto de estudo a relação entre feiras de matemática e currículo no campo da educação matemática. Objetivou-se estabelecer relações entre as feiras de matemática e currículo e, por conseguinte, apresentar as feiras de matemática como um campo fértil para pesquisas sobre o currículo, mais especificamente, o currículo escolar.   Trata-se de uma investigação qualitativa, realizada na Escola Nossa Senhora do Rosário, localizada em Marituba-PA, região metropolitana de Belém, no período de março de 2017 a outubro de 2018. Os instrumentos de coleta de dados foram observação participante, anotações no diário de campo, resumos dos trabalhos inscritos na feira e entrevistas. De modo a analisar os dados obtidos, fez-se um levantamento de pesquisas sobre feiras de matemática e uma incursão nos conceitos relativos a currículo e desenvolvimento curricular. Os resultados apontam que as feiras de matemática têm uma relação intrínseca com o currículo, se constituindo como um campo fértil para pesquisas. Além disso as feiras de Matemática podem provocar interferências no currículo escolar.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2019-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/19410.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n30.p%p.id172REMATEC; v. 14 n. 30 (2019)2675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/194/193Copyright (c) 2019 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessTravassos Ferraz de Araújo, Iza Helena Soares Rodrigues, José Maria2022-10-02T19:08:15Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/194Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-02T19:08:15Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Feiras de Matemática e Currículo: Primeiras Aproximações
title Feiras de Matemática e Currículo: Primeiras Aproximações
spellingShingle Feiras de Matemática e Currículo: Primeiras Aproximações
Travassos Ferraz de Araújo, Iza Helena
Feiras de Matemática
Currículo
Desenvolvimento Curricular
Pesquisa em Educação Matemática
title_short Feiras de Matemática e Currículo: Primeiras Aproximações
title_full Feiras de Matemática e Currículo: Primeiras Aproximações
title_fullStr Feiras de Matemática e Currículo: Primeiras Aproximações
title_full_unstemmed Feiras de Matemática e Currículo: Primeiras Aproximações
title_sort Feiras de Matemática e Currículo: Primeiras Aproximações
author Travassos Ferraz de Araújo, Iza Helena
author_facet Travassos Ferraz de Araújo, Iza Helena
Soares Rodrigues, José Maria
author_role author
author2 Soares Rodrigues, José Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Travassos Ferraz de Araújo, Iza Helena
Soares Rodrigues, José Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Feiras de Matemática
Currículo
Desenvolvimento Curricular
Pesquisa em Educação Matemática
topic Feiras de Matemática
Currículo
Desenvolvimento Curricular
Pesquisa em Educação Matemática
description Esta pesquisa tem como objeto de estudo a relação entre feiras de matemática e currículo no campo da educação matemática. Objetivou-se estabelecer relações entre as feiras de matemática e currículo e, por conseguinte, apresentar as feiras de matemática como um campo fértil para pesquisas sobre o currículo, mais especificamente, o currículo escolar.   Trata-se de uma investigação qualitativa, realizada na Escola Nossa Senhora do Rosário, localizada em Marituba-PA, região metropolitana de Belém, no período de março de 2017 a outubro de 2018. Os instrumentos de coleta de dados foram observação participante, anotações no diário de campo, resumos dos trabalhos inscritos na feira e entrevistas. De modo a analisar os dados obtidos, fez-se um levantamento de pesquisas sobre feiras de matemática e uma incursão nos conceitos relativos a currículo e desenvolvimento curricular. Os resultados apontam que as feiras de matemática têm uma relação intrínseca com o currículo, se constituindo como um campo fértil para pesquisas. Além disso as feiras de Matemática podem provocar interferências no currículo escolar.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/194
10.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n30.p%p.id172
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/194
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n30.p%p.id172
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/194/193
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 14 n. 30 (2019)
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069003221368832