Feiras de Matemática e Currículo: Primeiras Aproximações
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/194 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objeto de estudo a relação entre feiras de matemática e currículo no campo da educação matemática. Objetivou-se estabelecer relações entre as feiras de matemática e currículo e, por conseguinte, apresentar as feiras de matemática como um campo fértil para pesquisas sobre o currículo, mais especificamente, o currículo escolar. Trata-se de uma investigação qualitativa, realizada na Escola Nossa Senhora do Rosário, localizada em Marituba-PA, região metropolitana de Belém, no período de março de 2017 a outubro de 2018. Os instrumentos de coleta de dados foram observação participante, anotações no diário de campo, resumos dos trabalhos inscritos na feira e entrevistas. De modo a analisar os dados obtidos, fez-se um levantamento de pesquisas sobre feiras de matemática e uma incursão nos conceitos relativos a currículo e desenvolvimento curricular. Os resultados apontam que as feiras de matemática têm uma relação intrínseca com o currículo, se constituindo como um campo fértil para pesquisas. Além disso as feiras de Matemática podem provocar interferências no currículo escolar. |
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Feiras de Matemática e Currículo: Primeiras AproximaçõesFeiras de MatemáticaCurrículoDesenvolvimento CurricularPesquisa em Educação MatemáticaEsta pesquisa tem como objeto de estudo a relação entre feiras de matemática e currículo no campo da educação matemática. Objetivou-se estabelecer relações entre as feiras de matemática e currículo e, por conseguinte, apresentar as feiras de matemática como um campo fértil para pesquisas sobre o currículo, mais especificamente, o currículo escolar. Trata-se de uma investigação qualitativa, realizada na Escola Nossa Senhora do Rosário, localizada em Marituba-PA, região metropolitana de Belém, no período de março de 2017 a outubro de 2018. Os instrumentos de coleta de dados foram observação participante, anotações no diário de campo, resumos dos trabalhos inscritos na feira e entrevistas. De modo a analisar os dados obtidos, fez-se um levantamento de pesquisas sobre feiras de matemática e uma incursão nos conceitos relativos a currículo e desenvolvimento curricular. Os resultados apontam que as feiras de matemática têm uma relação intrínseca com o currículo, se constituindo como um campo fértil para pesquisas. Além disso as feiras de Matemática podem provocar interferências no currículo escolar.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2019-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/19410.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n30.p%p.id172REMATEC; v. 14 n. 30 (2019)2675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/194/193Copyright (c) 2019 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessTravassos Ferraz de Araújo, Iza Helena Soares Rodrigues, José Maria2022-10-02T19:08:15Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/194Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-02T19:08:15Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
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