O Arco-da-Velha na Escola: no reconhecimento público das diversidades culturais em escola inclusa José
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
DOI: | 10.19180/1809-2667.v23n32021p652-670 |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/30217 https://doi.org/10.19180/1809-2667.v23n32021p652-670 |
Resumo: | Profissionais de duas escolas, uma portuguesa e outra brasileira, foram postos à prova da inclusão escolar a propósito das suas considerações sobre a maneira como se expressam índices culturais múltiplos nas suas escolas. Como é que essas manifestações culturais coabitam no decurso da escolarização levada a cabo na escola? Que indícios apresentam quando confrontados/as com públicos diversos matriculados na sua escola? Como examinam as convivências entre uns e outros nas atividades proporcionadas pela escola? Como incluem nas aprendizagens os lados tangíveis das expressões culturais no plural? Dando conta dos questionamentos levantados por estes/as profissionais, o artigo mostra como os conceitos de multiculturalismo, interculturalidade e diversidade cultural são ressignificados nas linhas mestres das políticas e ações públicas no Brasil e em Portugal. E a partir desta exploração analítica observar como estas linhas são interpretadas nestas escolas pelos/as profissionais. Para finalmente alargar o questionamento destes conceitos às controvérsias levantadas por cientistas da área da educação que as suscitam a propósito dos intentos públicos manifestados por múltiplas equipas que têm governado a educação nestes países. |
id |
RCAP_d00f89eb8709fde36397d84289c45f12 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/30217 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O Arco-da-Velha na Escola: no reconhecimento público das diversidades culturais em escola inclusa JoséThe Rainbow in the School: in the public recognition of the cultural diversities in inclusive schoolEl Arcoíris de la Escuela: en el reconocimiento público de la diversidad cultural en la escuela inclusivaMulticulturalidadeInterculturalidadeDiversidade culturalPolíticas públicasPráticas educativasProfissionais de duas escolas, uma portuguesa e outra brasileira, foram postos à prova da inclusão escolar a propósito das suas considerações sobre a maneira como se expressam índices culturais múltiplos nas suas escolas. Como é que essas manifestações culturais coabitam no decurso da escolarização levada a cabo na escola? Que indícios apresentam quando confrontados/as com públicos diversos matriculados na sua escola? Como examinam as convivências entre uns e outros nas atividades proporcionadas pela escola? Como incluem nas aprendizagens os lados tangíveis das expressões culturais no plural? Dando conta dos questionamentos levantados por estes/as profissionais, o artigo mostra como os conceitos de multiculturalismo, interculturalidade e diversidade cultural são ressignificados nas linhas mestres das políticas e ações públicas no Brasil e em Portugal. E a partir desta exploração analítica observar como estas linhas são interpretadas nestas escolas pelos/as profissionais. Para finalmente alargar o questionamento destes conceitos às controvérsias levantadas por cientistas da área da educação que as suscitam a propósito dos intentos públicos manifestados por múltiplas equipas que têm governado a educação nestes países.Editora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense)2021-10-13T11:15:48Z2021-10-132021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/30217http://hdl.handle.net/10174/30217https://doi.org/10.19180/1809-2667.v23n32021p652-670porRESENDE, J. M.; CARVALHO, G. P. DE; SOARES, A. R. F. O Arco-da-Velha na Escola: no reconhecimento público das diversidades culturais em escola inclusa. Revista Vértices, v. 23, n. 3, p. 652-670, 25 ago. 2021652-6701809-2667https://essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1597223Revista Vértices3jmvsr@uevora.ptguimepaivacarvalho@gmail.comalineraiany722@gmail.comResende, José ManuelCarvalho, Guilherme PaivaSoares, Aline Raiany Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:27:49Zoai:dspace.uevora.pt:10174/30217Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:19:38.538770Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Arco-da-Velha na Escola: no reconhecimento público das diversidades culturais em escola inclusa José The Rainbow in the School: in the public recognition of the cultural diversities in inclusive school El Arcoíris de la Escuela: en el reconocimiento público de la diversidad cultural en la escuela inclusiva |
title |
O Arco-da-Velha na Escola: no reconhecimento público das diversidades culturais em escola inclusa José |
spellingShingle |
O Arco-da-Velha na Escola: no reconhecimento público das diversidades culturais em escola inclusa José O Arco-da-Velha na Escola: no reconhecimento público das diversidades culturais em escola inclusa José Resende, José Manuel Multiculturalidade Interculturalidade Diversidade cultural Políticas públicas Práticas educativas Resende, José Manuel Multiculturalidade Interculturalidade Diversidade cultural Políticas públicas Práticas educativas |
title_short |
O Arco-da-Velha na Escola: no reconhecimento público das diversidades culturais em escola inclusa José |
title_full |
O Arco-da-Velha na Escola: no reconhecimento público das diversidades culturais em escola inclusa José |
title_fullStr |
O Arco-da-Velha na Escola: no reconhecimento público das diversidades culturais em escola inclusa José O Arco-da-Velha na Escola: no reconhecimento público das diversidades culturais em escola inclusa José |
title_full_unstemmed |
O Arco-da-Velha na Escola: no reconhecimento público das diversidades culturais em escola inclusa José O Arco-da-Velha na Escola: no reconhecimento público das diversidades culturais em escola inclusa José |
title_sort |
O Arco-da-Velha na Escola: no reconhecimento público das diversidades culturais em escola inclusa José |
author |
Resende, José Manuel |
author_facet |
Resende, José Manuel Resende, José Manuel Carvalho, Guilherme Paiva Soares, Aline Raiany Fernandes Carvalho, Guilherme Paiva Soares, Aline Raiany Fernandes |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Guilherme Paiva Soares, Aline Raiany Fernandes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Resende, José Manuel Carvalho, Guilherme Paiva Soares, Aline Raiany Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Multiculturalidade Interculturalidade Diversidade cultural Políticas públicas Práticas educativas |
topic |
Multiculturalidade Interculturalidade Diversidade cultural Políticas públicas Práticas educativas |
description |
Profissionais de duas escolas, uma portuguesa e outra brasileira, foram postos à prova da inclusão escolar a propósito das suas considerações sobre a maneira como se expressam índices culturais múltiplos nas suas escolas. Como é que essas manifestações culturais coabitam no decurso da escolarização levada a cabo na escola? Que indícios apresentam quando confrontados/as com públicos diversos matriculados na sua escola? Como examinam as convivências entre uns e outros nas atividades proporcionadas pela escola? Como incluem nas aprendizagens os lados tangíveis das expressões culturais no plural? Dando conta dos questionamentos levantados por estes/as profissionais, o artigo mostra como os conceitos de multiculturalismo, interculturalidade e diversidade cultural são ressignificados nas linhas mestres das políticas e ações públicas no Brasil e em Portugal. E a partir desta exploração analítica observar como estas linhas são interpretadas nestas escolas pelos/as profissionais. Para finalmente alargar o questionamento destes conceitos às controvérsias levantadas por cientistas da área da educação que as suscitam a propósito dos intentos públicos manifestados por múltiplas equipas que têm governado a educação nestes países. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-13T11:15:48Z 2021-10-13 2021-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/30217 http://hdl.handle.net/10174/30217 https://doi.org/10.19180/1809-2667.v23n32021p652-670 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/30217 https://doi.org/10.19180/1809-2667.v23n32021p652-670 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
RESENDE, J. M.; CARVALHO, G. P. DE; SOARES, A. R. F. O Arco-da-Velha na Escola: no reconhecimento público das diversidades culturais em escola inclusa. Revista Vértices, v. 23, n. 3, p. 652-670, 25 ago. 2021 652-670 1809-2667 https://essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/15972 23 Revista Vértices 3 jmvsr@uevora.pt guimepaivacarvalho@gmail.com alineraiany722@gmail.com |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1822179539426476032 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.19180/1809-2667.v23n32021p652-670 |