O Arco-da-Velha na Escola: no reconhecimento público das diversidades culturais em escola inclusa José

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Resende, José Manuel
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Carvalho, Guilherme Paiva, Soares, Aline Raiany Fernandes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
DOI: 10.19180/1809-2667.v23n32021p652-670
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/30217
https://doi.org/10.19180/1809-2667.v23n32021p652-670
Resumo: Profissionais de duas escolas, uma portuguesa e outra brasileira, foram postos à prova da inclusão escolar a propósito das suas considerações sobre a maneira como se expressam índices culturais múltiplos nas suas escolas. Como é que essas manifestações culturais coabitam no decurso da escolarização levada a cabo na escola? Que indícios apresentam quando confrontados/as com públicos diversos matriculados na sua escola? Como examinam as convivências entre uns e outros nas atividades proporcionadas pela escola? Como incluem nas aprendizagens os lados tangíveis das expressões culturais no plural? Dando conta dos questionamentos levantados por estes/as profissionais, o artigo mostra como os conceitos de multiculturalismo, interculturalidade e diversidade cultural são ressignificados nas linhas mestres das políticas e ações públicas no Brasil e em Portugal. E a partir desta exploração analítica observar como estas linhas são interpretadas nestas escolas pelos/as profissionais. Para finalmente alargar o questionamento destes conceitos às controvérsias levantadas por cientistas da área da educação que as suscitam a propósito dos intentos públicos manifestados por múltiplas equipas que têm governado a educação nestes países.
id RCAP_d00f89eb8709fde36397d84289c45f12
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/30217
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Arco-da-Velha na Escola: no reconhecimento público das diversidades culturais em escola inclusa JoséThe Rainbow in the School: in the public recognition of the cultural diversities in inclusive schoolEl Arcoíris de la Escuela: en el reconocimiento público de la diversidad cultural en la escuela inclusivaMulticulturalidadeInterculturalidadeDiversidade culturalPolíticas públicasPráticas educativasProfissionais de duas escolas, uma portuguesa e outra brasileira, foram postos à prova da inclusão escolar a propósito das suas considerações sobre a maneira como se expressam índices culturais múltiplos nas suas escolas. Como é que essas manifestações culturais coabitam no decurso da escolarização levada a cabo na escola? Que indícios apresentam quando confrontados/as com públicos diversos matriculados na sua escola? Como examinam as convivências entre uns e outros nas atividades proporcionadas pela escola? Como incluem nas aprendizagens os lados tangíveis das expressões culturais no plural? Dando conta dos questionamentos levantados por estes/as profissionais, o artigo mostra como os conceitos de multiculturalismo, interculturalidade e diversidade cultural são ressignificados nas linhas mestres das políticas e ações públicas no Brasil e em Portugal. E a partir desta exploração analítica observar como estas linhas são interpretadas nestas escolas pelos/as profissionais. Para finalmente alargar o questionamento destes conceitos às controvérsias levantadas por cientistas da área da educação que as suscitam a propósito dos intentos públicos manifestados por múltiplas equipas que têm governado a educação nestes países.Editora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense)2021-10-13T11:15:48Z2021-10-132021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/30217http://hdl.handle.net/10174/30217https://doi.org/10.19180/1809-2667.v23n32021p652-670porRESENDE, J. M.; CARVALHO, G. P. DE; SOARES, A. R. F. O Arco-da-Velha na Escola: no reconhecimento público das diversidades culturais em escola inclusa. Revista Vértices, v. 23, n. 3, p. 652-670, 25 ago. 2021652-6701809-2667https://essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1597223Revista Vértices3jmvsr@uevora.ptguimepaivacarvalho@gmail.comalineraiany722@gmail.comResende, José ManuelCarvalho, Guilherme PaivaSoares, Aline Raiany Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:27:49Zoai:dspace.uevora.pt:10174/30217Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:19:38.538770Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Arco-da-Velha na Escola: no reconhecimento público das diversidades culturais em escola inclusa José
The Rainbow in the School: in the public recognition of the cultural diversities in inclusive school
El Arcoíris de la Escuela: en el reconocimiento público de la diversidad cultural en la escuela inclusiva
title O Arco-da-Velha na Escola: no reconhecimento público das diversidades culturais em escola inclusa José
spellingShingle O Arco-da-Velha na Escola: no reconhecimento público das diversidades culturais em escola inclusa José
O Arco-da-Velha na Escola: no reconhecimento público das diversidades culturais em escola inclusa José
Resende, José Manuel
Multiculturalidade
Interculturalidade
Diversidade cultural
Políticas públicas
Práticas educativas
Resende, José Manuel
Multiculturalidade
Interculturalidade
Diversidade cultural
Políticas públicas
Práticas educativas
title_short O Arco-da-Velha na Escola: no reconhecimento público das diversidades culturais em escola inclusa José
title_full O Arco-da-Velha na Escola: no reconhecimento público das diversidades culturais em escola inclusa José
title_fullStr O Arco-da-Velha na Escola: no reconhecimento público das diversidades culturais em escola inclusa José
O Arco-da-Velha na Escola: no reconhecimento público das diversidades culturais em escola inclusa José
title_full_unstemmed O Arco-da-Velha na Escola: no reconhecimento público das diversidades culturais em escola inclusa José
O Arco-da-Velha na Escola: no reconhecimento público das diversidades culturais em escola inclusa José
title_sort O Arco-da-Velha na Escola: no reconhecimento público das diversidades culturais em escola inclusa José
author Resende, José Manuel
author_facet Resende, José Manuel
Resende, José Manuel
Carvalho, Guilherme Paiva
Soares, Aline Raiany Fernandes
Carvalho, Guilherme Paiva
Soares, Aline Raiany Fernandes
author_role author
author2 Carvalho, Guilherme Paiva
Soares, Aline Raiany Fernandes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Resende, José Manuel
Carvalho, Guilherme Paiva
Soares, Aline Raiany Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Multiculturalidade
Interculturalidade
Diversidade cultural
Políticas públicas
Práticas educativas
topic Multiculturalidade
Interculturalidade
Diversidade cultural
Políticas públicas
Práticas educativas
description Profissionais de duas escolas, uma portuguesa e outra brasileira, foram postos à prova da inclusão escolar a propósito das suas considerações sobre a maneira como se expressam índices culturais múltiplos nas suas escolas. Como é que essas manifestações culturais coabitam no decurso da escolarização levada a cabo na escola? Que indícios apresentam quando confrontados/as com públicos diversos matriculados na sua escola? Como examinam as convivências entre uns e outros nas atividades proporcionadas pela escola? Como incluem nas aprendizagens os lados tangíveis das expressões culturais no plural? Dando conta dos questionamentos levantados por estes/as profissionais, o artigo mostra como os conceitos de multiculturalismo, interculturalidade e diversidade cultural são ressignificados nas linhas mestres das políticas e ações públicas no Brasil e em Portugal. E a partir desta exploração analítica observar como estas linhas são interpretadas nestas escolas pelos/as profissionais. Para finalmente alargar o questionamento destes conceitos às controvérsias levantadas por cientistas da área da educação que as suscitam a propósito dos intentos públicos manifestados por múltiplas equipas que têm governado a educação nestes países.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-13T11:15:48Z
2021-10-13
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/30217
http://hdl.handle.net/10174/30217
https://doi.org/10.19180/1809-2667.v23n32021p652-670
url http://hdl.handle.net/10174/30217
https://doi.org/10.19180/1809-2667.v23n32021p652-670
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv RESENDE, J. M.; CARVALHO, G. P. DE; SOARES, A. R. F. O Arco-da-Velha na Escola: no reconhecimento público das diversidades culturais em escola inclusa. Revista Vértices, v. 23, n. 3, p. 652-670, 25 ago. 2021
652-670
1809-2667
https://essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/15972
23
Revista Vértices
3
jmvsr@uevora.pt
guimepaivacarvalho@gmail.com
alineraiany722@gmail.com
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense)
publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1822179539426476032
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.19180/1809-2667.v23n32021p652-670