O Arco-da-Velha na Escola: no reconhecimento público das diversidades culturais em escola inclusa José

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Resende, José Manuel
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Carvalho, Guilherme Paiva, Soares, Aline Raiany Fernandes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/30217
https://doi.org/10.19180/1809-2667.v23n32021p652-670
Resumo: Profissionais de duas escolas, uma portuguesa e outra brasileira, foram postos à prova da inclusão escolar a propósito das suas considerações sobre a maneira como se expressam índices culturais múltiplos nas suas escolas. Como é que essas manifestações culturais coabitam no decurso da escolarização levada a cabo na escola? Que indícios apresentam quando confrontados/as com públicos diversos matriculados na sua escola? Como examinam as convivências entre uns e outros nas atividades proporcionadas pela escola? Como incluem nas aprendizagens os lados tangíveis das expressões culturais no plural? Dando conta dos questionamentos levantados por estes/as profissionais, o artigo mostra como os conceitos de multiculturalismo, interculturalidade e diversidade cultural são ressignificados nas linhas mestres das políticas e ações públicas no Brasil e em Portugal. E a partir desta exploração analítica observar como estas linhas são interpretadas nestas escolas pelos/as profissionais. Para finalmente alargar o questionamento destes conceitos às controvérsias levantadas por cientistas da área da educação que as suscitam a propósito dos intentos públicos manifestados por múltiplas equipas que têm governado a educação nestes países.
id RCAP_d00f89eb8709fde36397d84289c45f12
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/30217
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Arco-da-Velha na Escola: no reconhecimento público das diversidades culturais em escola inclusa JoséThe Rainbow in the School: in the public recognition of the cultural diversities in inclusive schoolEl Arcoíris de la Escuela: en el reconocimiento público de la diversidad cultural en la escuela inclusivaMulticulturalidadeInterculturalidadeDiversidade culturalPolíticas públicasPráticas educativasProfissionais de duas escolas, uma portuguesa e outra brasileira, foram postos à prova da inclusão escolar a propósito das suas considerações sobre a maneira como se expressam índices culturais múltiplos nas suas escolas. Como é que essas manifestações culturais coabitam no decurso da escolarização levada a cabo na escola? Que indícios apresentam quando confrontados/as com públicos diversos matriculados na sua escola? Como examinam as convivências entre uns e outros nas atividades proporcionadas pela escola? Como incluem nas aprendizagens os lados tangíveis das expressões culturais no plural? Dando conta dos questionamentos levantados por estes/as profissionais, o artigo mostra como os conceitos de multiculturalismo, interculturalidade e diversidade cultural são ressignificados nas linhas mestres das políticas e ações públicas no Brasil e em Portugal. E a partir desta exploração analítica observar como estas linhas são interpretadas nestas escolas pelos/as profissionais. Para finalmente alargar o questionamento destes conceitos às controvérsias levantadas por cientistas da área da educação que as suscitam a propósito dos intentos públicos manifestados por múltiplas equipas que têm governado a educação nestes países.Editora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense)2021-10-13T11:15:48Z2021-10-132021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/30217http://hdl.handle.net/10174/30217https://doi.org/10.19180/1809-2667.v23n32021p652-670porRESENDE, J. M.; CARVALHO, G. P. DE; SOARES, A. R. F. O Arco-da-Velha na Escola: no reconhecimento público das diversidades culturais em escola inclusa. Revista Vértices, v. 23, n. 3, p. 652-670, 25 ago. 2021652-6701809-2667https://essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1597223Revista Vértices3jmvsr@uevora.ptguimepaivacarvalho@gmail.comalineraiany722@gmail.comResende, José ManuelCarvalho, Guilherme PaivaSoares, Aline Raiany Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:27:49Zoai:dspace.uevora.pt:10174/30217Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:19:38.538770Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Arco-da-Velha na Escola: no reconhecimento público das diversidades culturais em escola inclusa José
The Rainbow in the School: in the public recognition of the cultural diversities in inclusive school
El Arcoíris de la Escuela: en el reconocimiento público de la diversidad cultural en la escuela inclusiva
title O Arco-da-Velha na Escola: no reconhecimento público das diversidades culturais em escola inclusa José
spellingShingle O Arco-da-Velha na Escola: no reconhecimento público das diversidades culturais em escola inclusa José
Resende, José Manuel
Multiculturalidade
Interculturalidade
Diversidade cultural
Políticas públicas
Práticas educativas
title_short O Arco-da-Velha na Escola: no reconhecimento público das diversidades culturais em escola inclusa José
title_full O Arco-da-Velha na Escola: no reconhecimento público das diversidades culturais em escola inclusa José
title_fullStr O Arco-da-Velha na Escola: no reconhecimento público das diversidades culturais em escola inclusa José
title_full_unstemmed O Arco-da-Velha na Escola: no reconhecimento público das diversidades culturais em escola inclusa José
title_sort O Arco-da-Velha na Escola: no reconhecimento público das diversidades culturais em escola inclusa José
author Resende, José Manuel
author_facet Resende, José Manuel
Carvalho, Guilherme Paiva
Soares, Aline Raiany Fernandes
author_role author
author2 Carvalho, Guilherme Paiva
Soares, Aline Raiany Fernandes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Resende, José Manuel
Carvalho, Guilherme Paiva
Soares, Aline Raiany Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Multiculturalidade
Interculturalidade
Diversidade cultural
Políticas públicas
Práticas educativas
topic Multiculturalidade
Interculturalidade
Diversidade cultural
Políticas públicas
Práticas educativas
description Profissionais de duas escolas, uma portuguesa e outra brasileira, foram postos à prova da inclusão escolar a propósito das suas considerações sobre a maneira como se expressam índices culturais múltiplos nas suas escolas. Como é que essas manifestações culturais coabitam no decurso da escolarização levada a cabo na escola? Que indícios apresentam quando confrontados/as com públicos diversos matriculados na sua escola? Como examinam as convivências entre uns e outros nas atividades proporcionadas pela escola? Como incluem nas aprendizagens os lados tangíveis das expressões culturais no plural? Dando conta dos questionamentos levantados por estes/as profissionais, o artigo mostra como os conceitos de multiculturalismo, interculturalidade e diversidade cultural são ressignificados nas linhas mestres das políticas e ações públicas no Brasil e em Portugal. E a partir desta exploração analítica observar como estas linhas são interpretadas nestas escolas pelos/as profissionais. Para finalmente alargar o questionamento destes conceitos às controvérsias levantadas por cientistas da área da educação que as suscitam a propósito dos intentos públicos manifestados por múltiplas equipas que têm governado a educação nestes países.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-13T11:15:48Z
2021-10-13
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/30217
http://hdl.handle.net/10174/30217
https://doi.org/10.19180/1809-2667.v23n32021p652-670
url http://hdl.handle.net/10174/30217
https://doi.org/10.19180/1809-2667.v23n32021p652-670
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv RESENDE, J. M.; CARVALHO, G. P. DE; SOARES, A. R. F. O Arco-da-Velha na Escola: no reconhecimento público das diversidades culturais em escola inclusa. Revista Vértices, v. 23, n. 3, p. 652-670, 25 ago. 2021
652-670
1809-2667
https://essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/15972
23
Revista Vértices
3
jmvsr@uevora.pt
guimepaivacarvalho@gmail.com
alineraiany722@gmail.com
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense)
publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136677969526784