O Arco-da-Velha na Escola: no reconhecimento público das diversidades culturais em escola inclusa José
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/30217 https://doi.org/10.19180/1809-2667.v23n32021p652-670 |
Resumo: | Profissionais de duas escolas, uma portuguesa e outra brasileira, foram postos à prova da inclusão escolar a propósito das suas considerações sobre a maneira como se expressam índices culturais múltiplos nas suas escolas. Como é que essas manifestações culturais coabitam no decurso da escolarização levada a cabo na escola? Que indícios apresentam quando confrontados/as com públicos diversos matriculados na sua escola? Como examinam as convivências entre uns e outros nas atividades proporcionadas pela escola? Como incluem nas aprendizagens os lados tangíveis das expressões culturais no plural? Dando conta dos questionamentos levantados por estes/as profissionais, o artigo mostra como os conceitos de multiculturalismo, interculturalidade e diversidade cultural são ressignificados nas linhas mestres das políticas e ações públicas no Brasil e em Portugal. E a partir desta exploração analítica observar como estas linhas são interpretadas nestas escolas pelos/as profissionais. Para finalmente alargar o questionamento destes conceitos às controvérsias levantadas por cientistas da área da educação que as suscitam a propósito dos intentos públicos manifestados por múltiplas equipas que têm governado a educação nestes países. |
id |
RCAP_d00f89eb8709fde36397d84289c45f12 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/30217 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O Arco-da-Velha na Escola: no reconhecimento público das diversidades culturais em escola inclusa JoséThe Rainbow in the School: in the public recognition of the cultural diversities in inclusive schoolEl Arcoíris de la Escuela: en el reconocimiento público de la diversidad cultural en la escuela inclusivaMulticulturalidadeInterculturalidadeDiversidade culturalPolíticas públicasPráticas educativasProfissionais de duas escolas, uma portuguesa e outra brasileira, foram postos à prova da inclusão escolar a propósito das suas considerações sobre a maneira como se expressam índices culturais múltiplos nas suas escolas. Como é que essas manifestações culturais coabitam no decurso da escolarização levada a cabo na escola? Que indícios apresentam quando confrontados/as com públicos diversos matriculados na sua escola? Como examinam as convivências entre uns e outros nas atividades proporcionadas pela escola? Como incluem nas aprendizagens os lados tangíveis das expressões culturais no plural? Dando conta dos questionamentos levantados por estes/as profissionais, o artigo mostra como os conceitos de multiculturalismo, interculturalidade e diversidade cultural são ressignificados nas linhas mestres das políticas e ações públicas no Brasil e em Portugal. E a partir desta exploração analítica observar como estas linhas são interpretadas nestas escolas pelos/as profissionais. Para finalmente alargar o questionamento destes conceitos às controvérsias levantadas por cientistas da área da educação que as suscitam a propósito dos intentos públicos manifestados por múltiplas equipas que têm governado a educação nestes países.Editora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense)2021-10-13T11:15:48Z2021-10-132021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/30217http://hdl.handle.net/10174/30217https://doi.org/10.19180/1809-2667.v23n32021p652-670porRESENDE, J. M.; CARVALHO, G. P. DE; SOARES, A. R. F. O Arco-da-Velha na Escola: no reconhecimento público das diversidades culturais em escola inclusa. Revista Vértices, v. 23, n. 3, p. 652-670, 25 ago. 2021652-6701809-2667https://essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1597223Revista Vértices3jmvsr@uevora.ptguimepaivacarvalho@gmail.comalineraiany722@gmail.comResende, José ManuelCarvalho, Guilherme PaivaSoares, Aline Raiany Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:27:49Zoai:dspace.uevora.pt:10174/30217Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:19:38.538770Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Arco-da-Velha na Escola: no reconhecimento público das diversidades culturais em escola inclusa José The Rainbow in the School: in the public recognition of the cultural diversities in inclusive school El Arcoíris de la Escuela: en el reconocimiento público de la diversidad cultural en la escuela inclusiva |
title |
O Arco-da-Velha na Escola: no reconhecimento público das diversidades culturais em escola inclusa José |
spellingShingle |
O Arco-da-Velha na Escola: no reconhecimento público das diversidades culturais em escola inclusa José Resende, José Manuel Multiculturalidade Interculturalidade Diversidade cultural Políticas públicas Práticas educativas |
title_short |
O Arco-da-Velha na Escola: no reconhecimento público das diversidades culturais em escola inclusa José |
title_full |
O Arco-da-Velha na Escola: no reconhecimento público das diversidades culturais em escola inclusa José |
title_fullStr |
O Arco-da-Velha na Escola: no reconhecimento público das diversidades culturais em escola inclusa José |
title_full_unstemmed |
O Arco-da-Velha na Escola: no reconhecimento público das diversidades culturais em escola inclusa José |
title_sort |
O Arco-da-Velha na Escola: no reconhecimento público das diversidades culturais em escola inclusa José |
author |
Resende, José Manuel |
author_facet |
Resende, José Manuel Carvalho, Guilherme Paiva Soares, Aline Raiany Fernandes |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Guilherme Paiva Soares, Aline Raiany Fernandes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Resende, José Manuel Carvalho, Guilherme Paiva Soares, Aline Raiany Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Multiculturalidade Interculturalidade Diversidade cultural Políticas públicas Práticas educativas |
topic |
Multiculturalidade Interculturalidade Diversidade cultural Políticas públicas Práticas educativas |
description |
Profissionais de duas escolas, uma portuguesa e outra brasileira, foram postos à prova da inclusão escolar a propósito das suas considerações sobre a maneira como se expressam índices culturais múltiplos nas suas escolas. Como é que essas manifestações culturais coabitam no decurso da escolarização levada a cabo na escola? Que indícios apresentam quando confrontados/as com públicos diversos matriculados na sua escola? Como examinam as convivências entre uns e outros nas atividades proporcionadas pela escola? Como incluem nas aprendizagens os lados tangíveis das expressões culturais no plural? Dando conta dos questionamentos levantados por estes/as profissionais, o artigo mostra como os conceitos de multiculturalismo, interculturalidade e diversidade cultural são ressignificados nas linhas mestres das políticas e ações públicas no Brasil e em Portugal. E a partir desta exploração analítica observar como estas linhas são interpretadas nestas escolas pelos/as profissionais. Para finalmente alargar o questionamento destes conceitos às controvérsias levantadas por cientistas da área da educação que as suscitam a propósito dos intentos públicos manifestados por múltiplas equipas que têm governado a educação nestes países. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-13T11:15:48Z 2021-10-13 2021-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/30217 http://hdl.handle.net/10174/30217 https://doi.org/10.19180/1809-2667.v23n32021p652-670 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/30217 https://doi.org/10.19180/1809-2667.v23n32021p652-670 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
RESENDE, J. M.; CARVALHO, G. P. DE; SOARES, A. R. F. O Arco-da-Velha na Escola: no reconhecimento público das diversidades culturais em escola inclusa. Revista Vértices, v. 23, n. 3, p. 652-670, 25 ago. 2021 652-670 1809-2667 https://essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/15972 23 Revista Vértices 3 jmvsr@uevora.pt guimepaivacarvalho@gmail.com alineraiany722@gmail.com |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136677969526784 |