Escola inclusiva: um estudo de caso acerca de práticas exercidas num agrupamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Ana Sofia Torres de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/21398
Resumo: O presente estudo tem como propósito entender de que forma o agrupamento de escolas escolhido aplica as medidas de inclusão (a partir dos decretos-lei nº54/2018, de 6 julho e nº55/2018, de 6 julho) que são apresentados no seu Projeto Educativo, determinando, assim, se é um agrupamento inclusivo, e perceber quem são os elementos da comunidade educativa que mais contribuem para esta inclusão/sucesso educativo dos alunos. O estudo implicou a participação do Diretor Escolar, da coordenadora de equipa multidisciplinar, dos coordenadores de departamento, bem como dos alunos, dos professores e dos encarregados de educação. Para a recolha de dados utilizaram-se entrevistas semiestruturadas, focus group e questionários. Perante a análise, concluímos que o agrupamento tem muito presente o conceito de inclusão nos seus discursos e nas suas práticas, e faz uma avaliação frequente das medidas inclusivas que são implementadas a partir do Projeto Educativo, constatando que cumprem, na sua maioria, as suas propostas. Concluímos também que é primordial para a comunidade educativa fazer com que os alunos se sintam incluídos e motivados na escola, sendo, assim, um dos princípios concretizados do Projeto. O agrupamento, através de vários projetos e da criação de novas disciplinas (integrando aqui as medidas dos decretos-lei acima mencionados), consegue a participação ativa dos alunos na escola e reforça a ideia de que o Diretor Escolar e os professores em geral desempenham um papel fundamental na criação de medidas inclusivas e na auscultação das necessidades dos alunos. No entanto, a construção de um agrupamento mais inclusivo depende da implicação de todos os elementos da comunidade educativa, num trabalho conjunto e concertado.
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