Escola inclusiva: um estudo de caso acerca de práticas exercidas num agrupamento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/21398 |
Resumo: | O presente estudo tem como propósito entender de que forma o agrupamento de escolas escolhido aplica as medidas de inclusão (a partir dos decretos-lei nº54/2018, de 6 julho e nº55/2018, de 6 julho) que são apresentados no seu Projeto Educativo, determinando, assim, se é um agrupamento inclusivo, e perceber quem são os elementos da comunidade educativa que mais contribuem para esta inclusão/sucesso educativo dos alunos. O estudo implicou a participação do Diretor Escolar, da coordenadora de equipa multidisciplinar, dos coordenadores de departamento, bem como dos alunos, dos professores e dos encarregados de educação. Para a recolha de dados utilizaram-se entrevistas semiestruturadas, focus group e questionários. Perante a análise, concluímos que o agrupamento tem muito presente o conceito de inclusão nos seus discursos e nas suas práticas, e faz uma avaliação frequente das medidas inclusivas que são implementadas a partir do Projeto Educativo, constatando que cumprem, na sua maioria, as suas propostas. Concluímos também que é primordial para a comunidade educativa fazer com que os alunos se sintam incluídos e motivados na escola, sendo, assim, um dos princípios concretizados do Projeto. O agrupamento, através de vários projetos e da criação de novas disciplinas (integrando aqui as medidas dos decretos-lei acima mencionados), consegue a participação ativa dos alunos na escola e reforça a ideia de que o Diretor Escolar e os professores em geral desempenham um papel fundamental na criação de medidas inclusivas e na auscultação das necessidades dos alunos. No entanto, a construção de um agrupamento mais inclusivo depende da implicação de todos os elementos da comunidade educativa, num trabalho conjunto e concertado. |
id |
RCAP_d020ab41272e9a724bb00a3490e82ef5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/21398 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Escola inclusiva: um estudo de caso acerca de práticas exercidas num agrupamentoEscola inclusivaSucesso educativoIgualdade de oportunidadesInclusive schoolEducational successEqual opportunitiesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente estudo tem como propósito entender de que forma o agrupamento de escolas escolhido aplica as medidas de inclusão (a partir dos decretos-lei nº54/2018, de 6 julho e nº55/2018, de 6 julho) que são apresentados no seu Projeto Educativo, determinando, assim, se é um agrupamento inclusivo, e perceber quem são os elementos da comunidade educativa que mais contribuem para esta inclusão/sucesso educativo dos alunos. O estudo implicou a participação do Diretor Escolar, da coordenadora de equipa multidisciplinar, dos coordenadores de departamento, bem como dos alunos, dos professores e dos encarregados de educação. Para a recolha de dados utilizaram-se entrevistas semiestruturadas, focus group e questionários. Perante a análise, concluímos que o agrupamento tem muito presente o conceito de inclusão nos seus discursos e nas suas práticas, e faz uma avaliação frequente das medidas inclusivas que são implementadas a partir do Projeto Educativo, constatando que cumprem, na sua maioria, as suas propostas. Concluímos também que é primordial para a comunidade educativa fazer com que os alunos se sintam incluídos e motivados na escola, sendo, assim, um dos princípios concretizados do Projeto. O agrupamento, através de vários projetos e da criação de novas disciplinas (integrando aqui as medidas dos decretos-lei acima mencionados), consegue a participação ativa dos alunos na escola e reforça a ideia de que o Diretor Escolar e os professores em geral desempenham um papel fundamental na criação de medidas inclusivas e na auscultação das necessidades dos alunos. No entanto, a construção de um agrupamento mais inclusivo depende da implicação de todos os elementos da comunidade educativa, num trabalho conjunto e concertado.The present study aims to understand how the chosen Northern school cluster applies the inclusion measures (from decree-law no. 54/2018, of 6 July and no. 55/2018, of 6 July) that are presented in its Educational Project, thus determining whether it is an inclusive cluster, and understand who are the elements of the educational community that most contribute to this inclusion and to the educational success of students. The study involved the participation of the school principal, the multidisciplinary team coordinator, the department coordinators, as well as students, teachers and parents. For data collection, semi-structured interviews, focus groups, and surveys were used. Based on the analysis, we concluded that the school cluster is very aware of the concept of inclusion in its speeches and practices and makes a frequent evaluation of the inclusive measures that are implemented from the Educational Project, noting, the most part, they comply the measures they proposed. We concluded that it is essential for the educational community to make students feel included and motivated at school, one of the realized principles from de Project. The school cluster, through various projects and the creation of new subjects (integrating here the measures of the decree-laws mentioned above), achieves the active participation of students in school and reinforces the idea that the school principal and teachers play a key role in creating inclusive measures and listening to the needs of students, but that all elements of the educational community together build a more inclusive school cluster.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoTeixeira, Maria Inês SilvaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoAlmeida, Ana Sofia Torres de2023-01-10T09:58:57Z202220222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/21398TID:203156625porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-17T01:47:02Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/21398Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:41:27.763898Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escola inclusiva: um estudo de caso acerca de práticas exercidas num agrupamento |
title |
Escola inclusiva: um estudo de caso acerca de práticas exercidas num agrupamento |
spellingShingle |
Escola inclusiva: um estudo de caso acerca de práticas exercidas num agrupamento Almeida, Ana Sofia Torres de Escola inclusiva Sucesso educativo Igualdade de oportunidades Inclusive school Educational success Equal opportunities Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Escola inclusiva: um estudo de caso acerca de práticas exercidas num agrupamento |
title_full |
Escola inclusiva: um estudo de caso acerca de práticas exercidas num agrupamento |
title_fullStr |
Escola inclusiva: um estudo de caso acerca de práticas exercidas num agrupamento |
title_full_unstemmed |
Escola inclusiva: um estudo de caso acerca de práticas exercidas num agrupamento |
title_sort |
Escola inclusiva: um estudo de caso acerca de práticas exercidas num agrupamento |
author |
Almeida, Ana Sofia Torres de |
author_facet |
Almeida, Ana Sofia Torres de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Teixeira, Maria Inês Silva Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Ana Sofia Torres de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola inclusiva Sucesso educativo Igualdade de oportunidades Inclusive school Educational success Equal opportunities Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Escola inclusiva Sucesso educativo Igualdade de oportunidades Inclusive school Educational success Equal opportunities Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente estudo tem como propósito entender de que forma o agrupamento de escolas escolhido aplica as medidas de inclusão (a partir dos decretos-lei nº54/2018, de 6 julho e nº55/2018, de 6 julho) que são apresentados no seu Projeto Educativo, determinando, assim, se é um agrupamento inclusivo, e perceber quem são os elementos da comunidade educativa que mais contribuem para esta inclusão/sucesso educativo dos alunos. O estudo implicou a participação do Diretor Escolar, da coordenadora de equipa multidisciplinar, dos coordenadores de departamento, bem como dos alunos, dos professores e dos encarregados de educação. Para a recolha de dados utilizaram-se entrevistas semiestruturadas, focus group e questionários. Perante a análise, concluímos que o agrupamento tem muito presente o conceito de inclusão nos seus discursos e nas suas práticas, e faz uma avaliação frequente das medidas inclusivas que são implementadas a partir do Projeto Educativo, constatando que cumprem, na sua maioria, as suas propostas. Concluímos também que é primordial para a comunidade educativa fazer com que os alunos se sintam incluídos e motivados na escola, sendo, assim, um dos princípios concretizados do Projeto. O agrupamento, através de vários projetos e da criação de novas disciplinas (integrando aqui as medidas dos decretos-lei acima mencionados), consegue a participação ativa dos alunos na escola e reforça a ideia de que o Diretor Escolar e os professores em geral desempenham um papel fundamental na criação de medidas inclusivas e na auscultação das necessidades dos alunos. No entanto, a construção de um agrupamento mais inclusivo depende da implicação de todos os elementos da comunidade educativa, num trabalho conjunto e concertado. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2022 2022-01-01T00:00:00Z 2023-01-10T09:58:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/21398 TID:203156625 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/21398 |
identifier_str_mv |
TID:203156625 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131502198390784 |