Intervenção psicomotora com crianças e jovens com perturbação do espectro do autismo (PEA) do Agrupamento de Escolas Dr. Azevedo Neves

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Inês Filipa Salvador
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/19737
Resumo: O presente relatório reflete a Intervenção Psicomotora realizada no Agrupamento de Escolas Dr. Azevedo Neves, no ano letivo 2017/2018, com 33 crianças e jovens entre os 5 e os 19 anos com Necessidades Educativas Especiais, maioritariamente Perturbação do Espetro do Autismo (PEA). A terapia foi conduzida em sessões individuais e de grupo, incluindo o Projeto de Dança & Movimento bem como Intervenção em Meio Aquático. De modo a enquadrar o trabalho com esta população, é apresentada neste relatório uma revisão da literatura acerca da PEA, dos modelos de intervenção mais comummente utilizados na PEA, da Intervenção Psicomotora e da sua relação com a PEA, de Intervenções de Grupo como a Dança e o Meio Aquático na PEA e, considerando que o trabalho foi desenvolvido em contexto escolar, do Enquadramento Legal e do Ensino Inclusivo. Como complemento à revisão teórica, três estudos de caso foram selecionados para ilustrar o trabalho realizado. Estes estudos de caso incluem duas intervenções individuais/pares e o Projeto de Dança & Movimento.
id RCAP_d02c9284b0bae1da7183f7c23afb1ab0
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/19737
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Intervenção psicomotora com crianças e jovens com perturbação do espectro do autismo (PEA) do Agrupamento de Escolas Dr. Azevedo NevesContexto escolarDançaEnsino inclusivoIntervenção psicomotoraIntervenção individualIntervenção em grupoMeio aquáticoNecessidades educativas especiaisPerturbação do espetro do autismoUnidades de ensino estruturadoAquatic environmentAutism spectrum disorderDanceGroup interventionInclusive educationIndividual InterventionPsychomotor InterventionSpecial educational needsSchool contextUnits of structured teachingDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Outras Ciências MédicasO presente relatório reflete a Intervenção Psicomotora realizada no Agrupamento de Escolas Dr. Azevedo Neves, no ano letivo 2017/2018, com 33 crianças e jovens entre os 5 e os 19 anos com Necessidades Educativas Especiais, maioritariamente Perturbação do Espetro do Autismo (PEA). A terapia foi conduzida em sessões individuais e de grupo, incluindo o Projeto de Dança & Movimento bem como Intervenção em Meio Aquático. De modo a enquadrar o trabalho com esta população, é apresentada neste relatório uma revisão da literatura acerca da PEA, dos modelos de intervenção mais comummente utilizados na PEA, da Intervenção Psicomotora e da sua relação com a PEA, de Intervenções de Grupo como a Dança e o Meio Aquático na PEA e, considerando que o trabalho foi desenvolvido em contexto escolar, do Enquadramento Legal e do Ensino Inclusivo. Como complemento à revisão teórica, três estudos de caso foram selecionados para ilustrar o trabalho realizado. Estes estudos de caso incluem duas intervenções individuais/pares e o Projeto de Dança & Movimento.The present report reflects a Psychomotor Intervention carried on in the Agrupamento de Escolas Dr. Azevedo Neves during the school year 2017/2018 with 33 children between the age of 5 and 19 with Special Educational Needs, mainly Autism Spectrum Disorder (ASD). The therapy was conducted in both individual and group sessions, the latter included a Dance and Movement Project as well as an Aquatic Environment Intervention. In order to frame the work done with this population, this report reviews the literature about ASD, the most commonly intervention models used with ASD, the Psychomotor Intervention and its relationship with ASD, Group Interventions such as Dance and Aquatic Environment in ASD and, considering that the work was developed in a school context, the Legal Framework and Inclusive Education. As a complement to the theory three case studies were picked to illustrate the work performed. Such selected case studies included two individual/peer interventions and the group project Dança & Movimento.Melo, Ana Paula Lebre dos Santos BrancoRepositório da Universidade de LisboaMagalhães, Inês Filipa Salvador2020-02-19T09:47:54Z2019-05-312019-05-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/19737TID:202276465porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:49:13Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/19737Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:04:33.655803Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Intervenção psicomotora com crianças e jovens com perturbação do espectro do autismo (PEA) do Agrupamento de Escolas Dr. Azevedo Neves
title Intervenção psicomotora com crianças e jovens com perturbação do espectro do autismo (PEA) do Agrupamento de Escolas Dr. Azevedo Neves
spellingShingle Intervenção psicomotora com crianças e jovens com perturbação do espectro do autismo (PEA) do Agrupamento de Escolas Dr. Azevedo Neves
Magalhães, Inês Filipa Salvador
Contexto escolar
Dança
Ensino inclusivo
Intervenção psicomotora
Intervenção individual
Intervenção em grupo
Meio aquático
Necessidades educativas especiais
Perturbação do espetro do autismo
Unidades de ensino estruturado
Aquatic environment
Autism spectrum disorder
Dance
Group intervention
Inclusive education
Individual Intervention
Psychomotor Intervention
Special educational needs
School context
Units of structured teaching
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Outras Ciências Médicas
title_short Intervenção psicomotora com crianças e jovens com perturbação do espectro do autismo (PEA) do Agrupamento de Escolas Dr. Azevedo Neves
title_full Intervenção psicomotora com crianças e jovens com perturbação do espectro do autismo (PEA) do Agrupamento de Escolas Dr. Azevedo Neves
title_fullStr Intervenção psicomotora com crianças e jovens com perturbação do espectro do autismo (PEA) do Agrupamento de Escolas Dr. Azevedo Neves
title_full_unstemmed Intervenção psicomotora com crianças e jovens com perturbação do espectro do autismo (PEA) do Agrupamento de Escolas Dr. Azevedo Neves
title_sort Intervenção psicomotora com crianças e jovens com perturbação do espectro do autismo (PEA) do Agrupamento de Escolas Dr. Azevedo Neves
author Magalhães, Inês Filipa Salvador
author_facet Magalhães, Inês Filipa Salvador
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Melo, Ana Paula Lebre dos Santos Branco
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Inês Filipa Salvador
dc.subject.por.fl_str_mv Contexto escolar
Dança
Ensino inclusivo
Intervenção psicomotora
Intervenção individual
Intervenção em grupo
Meio aquático
Necessidades educativas especiais
Perturbação do espetro do autismo
Unidades de ensino estruturado
Aquatic environment
Autism spectrum disorder
Dance
Group intervention
Inclusive education
Individual Intervention
Psychomotor Intervention
Special educational needs
School context
Units of structured teaching
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Outras Ciências Médicas
topic Contexto escolar
Dança
Ensino inclusivo
Intervenção psicomotora
Intervenção individual
Intervenção em grupo
Meio aquático
Necessidades educativas especiais
Perturbação do espetro do autismo
Unidades de ensino estruturado
Aquatic environment
Autism spectrum disorder
Dance
Group intervention
Inclusive education
Individual Intervention
Psychomotor Intervention
Special educational needs
School context
Units of structured teaching
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Outras Ciências Médicas
description O presente relatório reflete a Intervenção Psicomotora realizada no Agrupamento de Escolas Dr. Azevedo Neves, no ano letivo 2017/2018, com 33 crianças e jovens entre os 5 e os 19 anos com Necessidades Educativas Especiais, maioritariamente Perturbação do Espetro do Autismo (PEA). A terapia foi conduzida em sessões individuais e de grupo, incluindo o Projeto de Dança & Movimento bem como Intervenção em Meio Aquático. De modo a enquadrar o trabalho com esta população, é apresentada neste relatório uma revisão da literatura acerca da PEA, dos modelos de intervenção mais comummente utilizados na PEA, da Intervenção Psicomotora e da sua relação com a PEA, de Intervenções de Grupo como a Dança e o Meio Aquático na PEA e, considerando que o trabalho foi desenvolvido em contexto escolar, do Enquadramento Legal e do Ensino Inclusivo. Como complemento à revisão teórica, três estudos de caso foram selecionados para ilustrar o trabalho realizado. Estes estudos de caso incluem duas intervenções individuais/pares e o Projeto de Dança & Movimento.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-31
2019-05-31T00:00:00Z
2020-02-19T09:47:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/19737
TID:202276465
url http://hdl.handle.net/10400.5/19737
identifier_str_mv TID:202276465
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131137704984576