Melhoria do processo de gestão de frota numa empresa de análises clínicas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/86865 |
Resumo: | Dissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão Industrial |
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Melhoria do processo de gestão de frota numa empresa de análises clínicasImprovement of the fleet management process in a clinical analysis companyGestão de frotasNormalização de processosVida útil económicaDashboardFleet manegementProcess normalizationEconomical useful lifeEngenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e TecnologiasDissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão IndustrialEste projeto de investigação foi desenvolvido no departamento de Supply Chain da Unilabs, Portugal, empresa especializada na realização de análises clínicas. O presente projeto de investigação visou a introdução de melhorias no processo de gestão de frota, nomeadamente a introdução de uma política de renovação de frota, e normalização de procedimentos. As temáticas relacionadas com a cadeia de abastecimento, nomeadamente logística e gestão de frota e ainda temáticas relacionadas com a Vida Útil Económica de equipamentos, foram estudadas com o principal objetivo de se possuir uma base teórica para sustentar o desenvolvimento do projeto. Neste projeto foi aplicada a metodologia Investigação – Ação, dada a existência da constante intervenção do investigador com o meio de estudo, iniciada com o diagnóstico da situação atual através da realização de uma análise critica aos processos de gestão de frota praticados pela empresa. O diagnóstico foi realizado tendo em conta os processos base de gestão de frota, considerando-se 56 viaturas da frota para o estudo da manutenção e quilometragem percorrida anualmente. Os principais problemas identificados foram a inexistência de uma política de gestão de frota bem como critérios para a identificação de necessidades, resultando numa idade média da frota de 6 anos e custos de manutenção corretiva, que representavam 85% dos custos totais de manutenção. Adicionalmente, identificou-se a inexistência de processos uniformizados na gestão operacional da frota, a carência de histórico e controlo da manutenção das viaturas, e a falta de controlo e monitorização dos indicadores de desempenho da frota. De maneira a combater os principais problemas identificados foi criado um simulador tendo como base o cálculo da Vida Útil Económica, que permite a identificação de uma necessidade, isto é, a necessidade de aquisição de uma nova viatura. Considerando a quilometragem média anual das viaturas em estudo de 70 000 Km, a vida útil das mesmas é de 4 anos. Assim, a troca das mesmas após 4 anos permite à empresa uma poupança de 25.373,35 euros em 12 anos, face à substituição após 6 anos. Para o aumento do controlo da frota, foi ainda criado um Dashboard com recurso ao PowerBi que contempla indicadores de desempenho da mesma.The following dissertation project, developed in the scope of the Integrated Master’s in Industrial Engineering and Management of the University of Minho, took place in the Supply Chain department of Unilabs Portugal, a company specialized in clinical analysis. This research project aimed to introduce improvements in the fleet management process, namely the introduction of a fleet renewal policy, and standardisation of procedures. The themes related to the supply chain, namely logistics and fleet management and also themes related to the Economic Useful Life of equipment, were studied with the main objective of having a theoretical basis to support the development of the project. In this project, the methodology Research - Action was applied, given the existence of the constant intervention of the researcher with the study environment, initiated with the diagnosis of the current situation through the realisation of a critical analysis of the fleet management processes practiced by the company. The diagnosis was carried out taking into account the basic fleet management processes, considering 56 fleet vehicles for the study of maintenance and kilometres travelled annually. The main problems identified were the lack of a fleet management policy as well as criteria for identifying needs, resulting in an average fleet age of 6 years and corrective maintenance costs, which represented 85% of total maintenance costs. In addition, the lack of standardised processes in the operational management of the fleet, the lack of historical data and control of vehicle maintenance, and the lack of control and monitoring of fleet performance indicators were identified. In order to combat the main problems identified, a simulator was created based on the calculation of the Economic Useful Life, which allows the identification of a need, that is, the need to acquire a new vehicle or the write-off of a vehicle. Considering the average annual kilometres of the vehicles under study of 70,000 km, the Economic Useful Life of the vehicles is 4 years. Thus, it is suggested that they should be replaced after 4 years, allowing the company to save 25,373.35 euros in 12 years, compared to the replacement after only 6 years. To increase fleet control, a Dashboard was also created using PowerBi, which includes fleet performance indicators.Afonso, PauloUniversidade do MinhoSilva, Rita Alexandra Neves da2023-09-152023-09-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/86865por203363132info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-14T01:20:43Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/86865Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:35:26.385816Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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