Estratégias de interacção em educação a distância no ensino superior : um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Fernandina Lopes
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1353
Resumo: O presente relatório de investigação tem por objectivo descrever o desenvolvimento de um estudo sobre as estratégias de interacção a serem utilizadas pelos professores passíveis de viabilizar o processo de construção de conhecimento, no âmbito de cursos de ensino superior, sustentados por uma estratégia pedagógica combinada (blended-learning). As intenções deste estudo visam, além de identificar e analisar as estratégias mais adequadas para promover a interacção entre os participantes de um curso na modalidade de blended-learning, identificar as características dos formandos que frequentam a referida modalidade de ensino e a sua viabilidade no contexto do ensino superior em Cabo Verde. Tal como nos estudos de Salmon (2000), a constante presença e incentivo do professor constitui factor muito importante para o sucesso dos formandos na referida modalidade de ensino. E é com base em estudos semelhantes, presentes na literatura científica neste campo, que procuramos analisar o papel desempenhado pelos professores num Curso de Mestrado em Multimédia em Educação em Cabo Verde, e que permitiram definir estratégias de e-moderação passíveis de serem reutilizadas e analisadas em estudos futuros. ABSTRACT: The present research report aims at describing the development of a study about interaction strategies to be used by teachers so as to render possible the process of knowledge construction within higher education courses, supported by a mixed pedagogical strategy (blended-learning). The intentions of this study aim at, apart from identifying and analysing the most adequate strategies for the promotion of interaction amongst participants in a blended-learning course, to identify the characteristics of students who attend this mode of teaching and its viability in the context of higher education in Cape Verde. As in the studies by Salmon (2000), the constant presence and incentive on the part of the teacher constitutes a very important factor towards the success of students in this teaching mode. And it is on the basis of similar studies, present in the scientific literature of this field that we try to analyse the role performed by teachers in a Master’s course in Multimedia in Education in Cape Verde. This allowed defining e-moderating strategies able to be reused and analysed in future studies.
id RCAP_d037b9bccd440959e8c18feb7dca5372
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/1353
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estratégias de interacção em educação a distância no ensino superior : um estudo de casoEnsino à distânciaTecnologia da informaçãoB-learningEnsino superiorTrabalho colaborativoO presente relatório de investigação tem por objectivo descrever o desenvolvimento de um estudo sobre as estratégias de interacção a serem utilizadas pelos professores passíveis de viabilizar o processo de construção de conhecimento, no âmbito de cursos de ensino superior, sustentados por uma estratégia pedagógica combinada (blended-learning). As intenções deste estudo visam, além de identificar e analisar as estratégias mais adequadas para promover a interacção entre os participantes de um curso na modalidade de blended-learning, identificar as características dos formandos que frequentam a referida modalidade de ensino e a sua viabilidade no contexto do ensino superior em Cabo Verde. Tal como nos estudos de Salmon (2000), a constante presença e incentivo do professor constitui factor muito importante para o sucesso dos formandos na referida modalidade de ensino. E é com base em estudos semelhantes, presentes na literatura científica neste campo, que procuramos analisar o papel desempenhado pelos professores num Curso de Mestrado em Multimédia em Educação em Cabo Verde, e que permitiram definir estratégias de e-moderação passíveis de serem reutilizadas e analisadas em estudos futuros. ABSTRACT: The present research report aims at describing the development of a study about interaction strategies to be used by teachers so as to render possible the process of knowledge construction within higher education courses, supported by a mixed pedagogical strategy (blended-learning). The intentions of this study aim at, apart from identifying and analysing the most adequate strategies for the promotion of interaction amongst participants in a blended-learning course, to identify the characteristics of students who attend this mode of teaching and its viability in the context of higher education in Cape Verde. As in the studies by Salmon (2000), the constant presence and incentive on the part of the teacher constitutes a very important factor towards the success of students in this teaching mode. And it is on the basis of similar studies, present in the scientific literature of this field that we try to analyse the role performed by teachers in a Master’s course in Multimedia in Education in Cape Verde. This allowed defining e-moderating strategies able to be reused and analysed in future studies.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:38:55Z2008-01-01T00:00:00Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1353porFernandes, Fernandina Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:57:07Zoai:ria.ua.pt:10773/1353Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:40:02.960360Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de interacção em educação a distância no ensino superior : um estudo de caso
title Estratégias de interacção em educação a distância no ensino superior : um estudo de caso
spellingShingle Estratégias de interacção em educação a distância no ensino superior : um estudo de caso
Fernandes, Fernandina Lopes
Ensino à distância
Tecnologia da informação
B-learning
Ensino superior
Trabalho colaborativo
title_short Estratégias de interacção em educação a distância no ensino superior : um estudo de caso
title_full Estratégias de interacção em educação a distância no ensino superior : um estudo de caso
title_fullStr Estratégias de interacção em educação a distância no ensino superior : um estudo de caso
title_full_unstemmed Estratégias de interacção em educação a distância no ensino superior : um estudo de caso
title_sort Estratégias de interacção em educação a distância no ensino superior : um estudo de caso
author Fernandes, Fernandina Lopes
author_facet Fernandes, Fernandina Lopes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Fernandina Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino à distância
Tecnologia da informação
B-learning
Ensino superior
Trabalho colaborativo
topic Ensino à distância
Tecnologia da informação
B-learning
Ensino superior
Trabalho colaborativo
description O presente relatório de investigação tem por objectivo descrever o desenvolvimento de um estudo sobre as estratégias de interacção a serem utilizadas pelos professores passíveis de viabilizar o processo de construção de conhecimento, no âmbito de cursos de ensino superior, sustentados por uma estratégia pedagógica combinada (blended-learning). As intenções deste estudo visam, além de identificar e analisar as estratégias mais adequadas para promover a interacção entre os participantes de um curso na modalidade de blended-learning, identificar as características dos formandos que frequentam a referida modalidade de ensino e a sua viabilidade no contexto do ensino superior em Cabo Verde. Tal como nos estudos de Salmon (2000), a constante presença e incentivo do professor constitui factor muito importante para o sucesso dos formandos na referida modalidade de ensino. E é com base em estudos semelhantes, presentes na literatura científica neste campo, que procuramos analisar o papel desempenhado pelos professores num Curso de Mestrado em Multimédia em Educação em Cabo Verde, e que permitiram definir estratégias de e-moderação passíveis de serem reutilizadas e analisadas em estudos futuros. ABSTRACT: The present research report aims at describing the development of a study about interaction strategies to be used by teachers so as to render possible the process of knowledge construction within higher education courses, supported by a mixed pedagogical strategy (blended-learning). The intentions of this study aim at, apart from identifying and analysing the most adequate strategies for the promotion of interaction amongst participants in a blended-learning course, to identify the characteristics of students who attend this mode of teaching and its viability in the context of higher education in Cape Verde. As in the studies by Salmon (2000), the constant presence and incentive on the part of the teacher constitutes a very important factor towards the success of students in this teaching mode. And it is on the basis of similar studies, present in the scientific literature of this field that we try to analyse the role performed by teachers in a Master’s course in Multimedia in Education in Cape Verde. This allowed defining e-moderating strategies able to be reused and analysed in future studies.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-01-01T00:00:00Z
2008
2011-04-19T13:38:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/1353
url http://hdl.handle.net/10773/1353
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137450048618496