O papel da Paisagem na experiência de Enoturismo – o caso de Favaios
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/38885 |
Resumo: | As regiões vitivinícolas têm suscitado um interesse crescente como espaços de lazer e turismo, em consequência das recentes tendências de uma procura turística especializada, como é o caso do enoturismo. No entanto, apesar de a literatura acerca do enoturismo ter aumentado, continua a ser uma área relativamente pouco estudada, especialmente numa perspetiva de compreensão do papel da paisagem na experiência turística vivida. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo analisar a natureza da experiência de enoturismo, do ponto de vista dos visitantes, confrontando-a com a visão de produtores e agentes de planeamento. Na prossecução deste objetivo optou-se por uma abordagem metodológica qualitativa, com entrevistas aos visitantes e agentes de planeamento da região do Douro, visando a compreensão da importância da paisagem: (i) nas motivações para realizar a visita; (ii) na imagem do destino; (iii) na promoção turística da região; e (iv) na satisfação e avaliação da visita. Os resultados das entrevistas efetuadas foram complementados com a comparação com os do estudo de Lavrador Silva (2008), no qual se avaliaram opiniões da população e produtores de vinho sobre o papel da paisagem na promoção turística e dos vinhos da Região Demarcada do Porto/Douro (RDD). Os resultados obtidos destacam a relevância da paisagem na experiência turística vivida em Favaios, aldeia pertencente à RDD, cuja paisagem foi considerada “única”, “arrasadora” e “deslumbrante”, adjetivos aliados a emoções fortes e representativos de uma importante dimensão estética/visual da experiência, componente muito apreciada e valorizada pelos visitantes e pelos restantes stakeholders. |
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O papel da Paisagem na experiência de Enoturismo – o caso de FavaiosEnoturismoExperiência turísticaPaisagemEntrevistasDouroAs regiões vitivinícolas têm suscitado um interesse crescente como espaços de lazer e turismo, em consequência das recentes tendências de uma procura turística especializada, como é o caso do enoturismo. No entanto, apesar de a literatura acerca do enoturismo ter aumentado, continua a ser uma área relativamente pouco estudada, especialmente numa perspetiva de compreensão do papel da paisagem na experiência turística vivida. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo analisar a natureza da experiência de enoturismo, do ponto de vista dos visitantes, confrontando-a com a visão de produtores e agentes de planeamento. Na prossecução deste objetivo optou-se por uma abordagem metodológica qualitativa, com entrevistas aos visitantes e agentes de planeamento da região do Douro, visando a compreensão da importância da paisagem: (i) nas motivações para realizar a visita; (ii) na imagem do destino; (iii) na promoção turística da região; e (iv) na satisfação e avaliação da visita. Os resultados das entrevistas efetuadas foram complementados com a comparação com os do estudo de Lavrador Silva (2008), no qual se avaliaram opiniões da população e produtores de vinho sobre o papel da paisagem na promoção turística e dos vinhos da Região Demarcada do Porto/Douro (RDD). Os resultados obtidos destacam a relevância da paisagem na experiência turística vivida em Favaios, aldeia pertencente à RDD, cuja paisagem foi considerada “única”, “arrasadora” e “deslumbrante”, adjetivos aliados a emoções fortes e representativos de uma importante dimensão estética/visual da experiência, componente muito apreciada e valorizada pelos visitantes e pelos restantes stakeholders.Wine regions have attracted increasing interest as leisure and tourism spaces, as a result of recent trends regarding specialized tourism demand, such as wine tourism. Although the literature about wine tourism has increased, it remains a relatively little studied area, especially in a perspective of understanding the role of landscape in the tourist experience lived. In this context, this paper aims to analyze the nature of the wine tourism experience from the point ofview of tourists,comparing it with the view of wine producers and planning agents. In pursuing this objective a qualitative methodology was chosen, based on interviews conducted with tourists and planning agents in the Douro region, yielding an understanding of the importance of the landscape: (i) as a motivation for the visit, (ii) within destination image, (iii) in promoting tourism in the region, and (iv) for the satisfaction and evaluation of the visit. The results of these interviews were then compared with the study undertaken by Lavrador Silva (2008), which evaluated the views of the population and wine producers regarding the relevance of landscape for promoting tourism and wines in the Porto/Douro Demarcated Region (DDR). The results highlight the importance of landscape in the tourist experience lived in Favaios, village integrated in the DDR, where the landscape was considered “unique”,“overwhelming” and “stunning”, adjectives associated to strong emotions and representing an important aesthetic/ visual dimension of the experience, component largely appreciated and valued by both tourists and other stakeholders.DEGEIT - Universidade de Aveiro2023-07-21T08:28:08Z2012-01-01T00:00:00Z2012-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/38885por1645-926110.34624/rtd.v3i17/18.13165Silva, Ana LavradorKastenholz, ElisabethLima, Joanainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:15:57Zoai:ria.ua.pt:10773/38885Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:09:11.203141Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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