Perceções e crenças dos consumidores portugueses acerca dos medicamentos genéricos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Cátia Cristina Mota
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/1026
Resumo: Dissertação, Mestrado, Marketing, Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Gestão e Tecnologia, 2014
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spelling Perceções e crenças dos consumidores portugueses acerca dos medicamentos genéricosMedicamentos genéricosConsumidorComportamentoPerceçãoCrençasDissertação, Mestrado, Marketing, Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Gestão e Tecnologia, 2014Sabendo-se o clima atual de crise económica e social que estamos a viver no nosso país ao nível dos vários sectores, compreende-se a importância dos medicamentos genéricos numa política de contenção de despesa no âmbito dos cuidados primários de saúde, nomeadamente na área dos medicamentos (éticos e genéricos): “Generic medicines provide high quality medicines at affordable prices. Therefore, they provide the opportunity for major savings in health care expenditure…”(Trade and External Affairs Committee of the European Parliament,2001). Embora em crescimento exponencial nos últimos anos, os genéricos representam ainda uma quota de mercado a nível nacional aquém das expectativas e desejos por parte do Ministério da Saúde. Como tal, importa conhecer algumas das causas que concorrem para tal situação. Tendo presentes outra causas já detetadas para a baixa prescrição (Rego e outros, 2001; Proença R., 2003; Figueiras e tal., 2008) e consumo (Figueiras e tal., 2007) dos mesmos, nesta investigação propusemo-nos a olhar para o consumidor devido ao papel cada vez mais relevante e ativo que o mesmo apresenta. Deste modo verificámos através da realização de um questionário e subsequente tratamento estatístico, que o comportamento do consumidor é resultado da sua perceção de risco percebido e risco total acerca dos medicamentos genéricos, que a sua experiência e as fontes de informação são também variáveis fundamentais que em última análise determinam se um consumidor tem intenção ou não de solicitar a prescrição e/ou compra de um medicamento genérico. Sendo que, os resultados apontam para relações positivas acerca dos parâmetros atrás mencionados.Gaspar, Fernando C.Repositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémPereira, Cátia Cristina Mota2014-10-09T14:19:15Z2014-09-162014-09-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1026TID:201011859porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:30:12Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1026Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:53:24.449223Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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