Envolvimento das crianças com livros e histórias no jardim de infância: Reflexividade em torno das estratégias educativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Raquel Alexandra Pires dos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/10880
Resumo: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
id RCAP_d04ff7c29236994f985205defef7f00c
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10880
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Envolvimento das crianças com livros e histórias no jardim de infância: Reflexividade em torno das estratégias educativasEducação pré-escolarLiteratura para a InfânciaDinamização de históriasTécnicas e materiais de dinamizaçãoEnvolvimento das criançasPreschool educationCchildhood literatureDynamization of storiesTechniques and dynamization materialsInvolvement of childrenRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório enquadra-se na unidade curricular de Prática Profissional Supervisionada em contexto de Jardim-de-Infância do Mestrado de Educação Pré-Escolar. A prática pedagógica decorreu durante os meses de outubro a finais de janeiro numa organização privada, com um grupo de 18 crianças enquadrado na faixa etária dos 3 anos. A ação educativa da organização seguia referências do modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna (MEM). Este relatório tem como objetivo apresentar de forma critico reflexiva a prática pedagógica desenvolvida e a investigação levada a cabo. A investigação teve, também, objetivos a atingir: (1) Identificar e analisar o interesse das crianças pelos livros e pela leitura; e (2) Identificar e analisar as estratégias que promovem interesse das crianças pelos livros. A metodologia adotada foi a de uma investigação sobre a própria prática por ter tido uma intervenção direta da minha parte. A mesma investigação é de carácter qualitativo e necessitei de recorrer a técnicas e instrumentos para recolha de dados, como a observação participante (notas de campo, conversas informais), as grelhas de observação das dinamizações com recurso a registo audiovisual, as entrevistas à Educadora e Auxiliar Cooperantes e os registos fotográficos. Termino ao salientar que a presente investigação incidiu sobre as estratégias que contribuem para o desenvolvimento de interesse pelos livros e pelas histórias. Verificando que a utilização de diferentes recursos, como livros em 3D e/ou a utilização de fantoches para dinamizar uma história, são recursos que suscitam o interesse das crianças sobre as histórias e os livros.ABSTRACT This report is part of the Supervised Professional Practice curricular unit in the context of Kindergarten of the Master's Degree in Pre-School Education. The pedagogical practice took place during the months of October to the end of January in a private organization, with a group of 18 children aged 3 years old. The educational action of the Organization was directly related to the pedagogical model of the modern school movement (MEM). The aim of this report is to be critical-reflexive by drawing on pedagogical practice, evidencing the problematic in study and verifying whether or not it was beneficial for those involved. For this purpose, the investigation also had goals to be achieved, such as: (1) identify and analyse children's interest in books and reading; and (2) identify and analyse strategies that promote children's interest in books. The methodology adopted was an investigation into the practice itself for having had mine direct intervention, since was as an adult in the activity room. This same research is a qualitative nature research, and I needed to use techniques and tools for data collection, such as participant observation (Field notes, informal conversations), the observation grids of the activities with the use of audio-visual record, the interviews with the educator and auxiliary cooperates and the photographic records. I conclude by noting that this research is about how the stories and the use of different materials and resources influence the children's interest in the stories and their interest in the literature. This theme was essential for me to consider that "There is no freedom for man but by the way of Creation" (Dussault cited by Martins, 2002, p. 55).Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de LisboaPereira, MónicaRCIPLSantos, Raquel Alexandra Pires dos2019-12-16T17:20:05Z2019-07-242019-07-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/10880TID:202315193porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:01:25Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10880Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:19:14.478267Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Envolvimento das crianças com livros e histórias no jardim de infância: Reflexividade em torno das estratégias educativas
title Envolvimento das crianças com livros e histórias no jardim de infância: Reflexividade em torno das estratégias educativas
spellingShingle Envolvimento das crianças com livros e histórias no jardim de infância: Reflexividade em torno das estratégias educativas
Santos, Raquel Alexandra Pires dos
Educação pré-escolar
Literatura para a Infância
Dinamização de histórias
Técnicas e materiais de dinamização
Envolvimento das crianças
Preschool education
Cchildhood literature
Dynamization of stories
Techniques and dynamization materials
Involvement of children
title_short Envolvimento das crianças com livros e histórias no jardim de infância: Reflexividade em torno das estratégias educativas
title_full Envolvimento das crianças com livros e histórias no jardim de infância: Reflexividade em torno das estratégias educativas
title_fullStr Envolvimento das crianças com livros e histórias no jardim de infância: Reflexividade em torno das estratégias educativas
title_full_unstemmed Envolvimento das crianças com livros e histórias no jardim de infância: Reflexividade em torno das estratégias educativas
title_sort Envolvimento das crianças com livros e histórias no jardim de infância: Reflexividade em torno das estratégias educativas
author Santos, Raquel Alexandra Pires dos
author_facet Santos, Raquel Alexandra Pires dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Mónica
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Raquel Alexandra Pires dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Literatura para a Infância
Dinamização de histórias
Técnicas e materiais de dinamização
Envolvimento das crianças
Preschool education
Cchildhood literature
Dynamization of stories
Techniques and dynamization materials
Involvement of children
topic Educação pré-escolar
Literatura para a Infância
Dinamização de histórias
Técnicas e materiais de dinamização
Envolvimento das crianças
Preschool education
Cchildhood literature
Dynamization of stories
Techniques and dynamization materials
Involvement of children
description Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-16T17:20:05Z
2019-07-24
2019-07-24T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/10880
TID:202315193
url http://hdl.handle.net/10400.21/10880
identifier_str_mv TID:202315193
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133458939772928