Desenvolvimento de comportamentos emergentes de escrita na educação pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amâncio, Rita Alexandra Ferreira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/3924
Resumo: Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar
id RCAP_a44e079f6463919d0f3d0c62f799925a
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3924
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento de comportamentos emergentes de escrita na educação pré-escolarEducação pré-escolarCriançaLiteraciaEscritaDinamização de históriasPreschool educationEducationChildrenLiteracyWritingDynamization of storiesRelatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-EscolarO relatório “Desenvolvimento de comportamentos emergentes de escrita na educação pré-escolar” insere-se no Mestrado de Educação Pré-Escolar e tem como objetivos ilustrar, fundamentar, analisar e refletir sobre o trabalho desenvolvido ao longo da minha Prática Profissional Supervisionada, em contexto educativo de creche e de jardim de infância. A intervenção iniciou-se numa creche privada de 6 a 31 de janeiro de 2014, com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os 30 e os 42 meses (2 anos e meio e três anos e meio). Terminou num jardim de infância da rede pública, em que a intervenção decorreu entre 17 de fevereiro a 23 de maio de 2014, com um grupo de crianças entre os 3 e os 6 anos de idade. Ambas as instituições localizavam-se no concelho de Lisboa. Ao longo da prática profissional foram levantadas duas questões: qual o papel da estagiária/educadora no desenvolvimento de comportamentos emergentes de escrita? Havendo uma maior interação com a escrita as crianças ficam mais despertas para esta linguagem? Desta forma, a problemática do relatório consiste na emergência da escrita na educação pré-escolar. A escrita vista como uma linguagem presente no dia-a-dia das crianças e não apenas à entrada do 1ºCiclo do Ensino Básico. Organizei o relatório em três capítulos: caracterização reflexiva do contexto socioeducativo de creche e de jardim de infância, análise reflexiva da intervenção e considerações finais, sendo que ao longos destes três capítulos tentarei ilustrar diversas situações ocorridas nos dois contextos que contribuíram para o desenvolvimento de aprendizagens significativas para as crianças.ABSTRACT The report "Development of emergent writing behaviours in preschool education" is part of the Master in Preschool Education and aims to illustrate, ground, analyze and reflect on the work developed throughout my Supervised Professional Practice in crèche and kindergarten educational context. The intervention began in a private crèche from 6th until 31st January 2014 with a group of children aged between 30 to 42 months (2 years and a ½ half to three years and a ½ half), and it ended in a public kindergarten, where the intervention took place between 17th February until 23rd May 2014, with a group of children aged between 3 to 6 years old. Both institutions were located in the municipality of Lisbon. Throughout the supervised professional practice two questions were raised: what is the role of a trainee / educator in the development of emergent writing behaviours? When there is a greater interaction with writing, children become more awaken to this language? Therefore, the issue of the report consists on the emergence of writing in preschool education. Writing is perceived as a language present on the day-to-day life of children at this stage and not only when they start their schooling. The report is organized into three chapters: reflexive characterization of the crèche and kindergarten socio-educational context; reflective analysis of the intervention; and final considerations. On these three chapters the several situations reported, which occurred on both contexts, try to illustrate their contribution to the development of significant learning for children.Lino, DalilaRCIPLAmâncio, Rita Alexandra Ferreira2014-11-03T14:34:48Z2014-072014-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/3924TID:201356864porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:45:15Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3924Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:13:27.669622Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de comportamentos emergentes de escrita na educação pré-escolar
title Desenvolvimento de comportamentos emergentes de escrita na educação pré-escolar
spellingShingle Desenvolvimento de comportamentos emergentes de escrita na educação pré-escolar
Amâncio, Rita Alexandra Ferreira
Educação pré-escolar
Criança
Literacia
Escrita
Dinamização de histórias
Preschool education
Education
Children
Literacy
Writing
Dynamization of stories
title_short Desenvolvimento de comportamentos emergentes de escrita na educação pré-escolar
title_full Desenvolvimento de comportamentos emergentes de escrita na educação pré-escolar
title_fullStr Desenvolvimento de comportamentos emergentes de escrita na educação pré-escolar
title_full_unstemmed Desenvolvimento de comportamentos emergentes de escrita na educação pré-escolar
title_sort Desenvolvimento de comportamentos emergentes de escrita na educação pré-escolar
author Amâncio, Rita Alexandra Ferreira
author_facet Amâncio, Rita Alexandra Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lino, Dalila
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Amâncio, Rita Alexandra Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Criança
Literacia
Escrita
Dinamização de histórias
Preschool education
Education
Children
Literacy
Writing
Dynamization of stories
topic Educação pré-escolar
Criança
Literacia
Escrita
Dinamização de histórias
Preschool education
Education
Children
Literacy
Writing
Dynamization of stories
description Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-03T14:34:48Z
2014-07
2014-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/3924
TID:201356864
url http://hdl.handle.net/10400.21/3924
identifier_str_mv TID:201356864
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133391056011264