A importância da arte contemporânea para o futuro professor: uma abordagem desde a perspectiva dos estudantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Mónica
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/23431
Resumo: The importance of contemporary art to the future teacher: an approach from the perspective of the students — Teacher training is a complex process that must meet the real needs of educational settings and requires that all stakeholders are heard. However in Higher Education, the participation of students in the construction of curriculum design is underrated. In this study we intend to analyze what students in Initial Teacher Training in Portugal think about the contribution of contemporary art to their training and their future profession.This step constitutes decisive because we believe that the teaching-learning process only makes sense if students can reflect on it in order to perspective their future. In this quantitative research we used questionnaires. The results showed that students recognised importance of contemporary art for their training process and for the development of their professional practice pointing specific skills of the area.
id RCAP_d05273a7813c9aff5ac2a1e9d7e01f43
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/23431
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância da arte contemporânea para o futuro professor: uma abordagem desde a perspectiva dos estudantesInitial teacher trainingContemporary artStudentsFormação inicial de professoresArte contemporâneaEstudantesThe importance of contemporary art to the future teacher: an approach from the perspective of the students — Teacher training is a complex process that must meet the real needs of educational settings and requires that all stakeholders are heard. However in Higher Education, the participation of students in the construction of curriculum design is underrated. In this study we intend to analyze what students in Initial Teacher Training in Portugal think about the contribution of contemporary art to their training and their future profession.This step constitutes decisive because we believe that the teaching-learning process only makes sense if students can reflect on it in order to perspective their future. In this quantitative research we used questionnaires. The results showed that students recognised importance of contemporary art for their training process and for the development of their professional practice pointing specific skills of the area.A formação de professores é um processo complexo que deve não só ir ao encontro das necessidades reais dos contextos educativos como também exigir que sejam ouvidos todos os participantes. No entanto, no Ensino Superior a participação de estudantes na construção do desenho curricular é pouco valorizada. Neste estudo, pretendemos analisar o que pensam os estudantes de Licenciaturas em Educação Básica, em Portugal, sobre o contributo da arte contemporânea para a sua formação e para a sua futura profissão. Essa etapa constitui-se determinante pois acreditamos que o processo de ensino-aprendizagem só ganha sentido se os estudantes puderem refletir sobre ele com vista a perspectivar o seu futuro. Trata-se, assim, de uma investigação de natureza quantitativa em que se utilizou o inquérito por questionário. Os resultados evidenciaram que os estudantes valorizaram a arte contemporânea para a sua formação e para o desenvolvimento da sua prática profissional, apontando competências específicas da área.Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaOliveira, Mónica2017-11-15T16:35:18Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/23431porOliveira, M. (2016). A importância da arte contemporânea para o futuro professor: uma abordagem desde a perspectiva dos estudantes. Revista Gearte, 3(1), 53-66.2357-9854info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:29:15Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/23431Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:19:07.474660Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância da arte contemporânea para o futuro professor: uma abordagem desde a perspectiva dos estudantes
title A importância da arte contemporânea para o futuro professor: uma abordagem desde a perspectiva dos estudantes
spellingShingle A importância da arte contemporânea para o futuro professor: uma abordagem desde a perspectiva dos estudantes
Oliveira, Mónica
Initial teacher training
Contemporary art
Students
Formação inicial de professores
Arte contemporânea
Estudantes
title_short A importância da arte contemporânea para o futuro professor: uma abordagem desde a perspectiva dos estudantes
title_full A importância da arte contemporânea para o futuro professor: uma abordagem desde a perspectiva dos estudantes
title_fullStr A importância da arte contemporânea para o futuro professor: uma abordagem desde a perspectiva dos estudantes
title_full_unstemmed A importância da arte contemporânea para o futuro professor: uma abordagem desde a perspectiva dos estudantes
title_sort A importância da arte contemporânea para o futuro professor: uma abordagem desde a perspectiva dos estudantes
author Oliveira, Mónica
author_facet Oliveira, Mónica
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Mónica
dc.subject.por.fl_str_mv Initial teacher training
Contemporary art
Students
Formação inicial de professores
Arte contemporânea
Estudantes
topic Initial teacher training
Contemporary art
Students
Formação inicial de professores
Arte contemporânea
Estudantes
description The importance of contemporary art to the future teacher: an approach from the perspective of the students — Teacher training is a complex process that must meet the real needs of educational settings and requires that all stakeholders are heard. However in Higher Education, the participation of students in the construction of curriculum design is underrated. In this study we intend to analyze what students in Initial Teacher Training in Portugal think about the contribution of contemporary art to their training and their future profession.This step constitutes decisive because we believe that the teaching-learning process only makes sense if students can reflect on it in order to perspective their future. In this quantitative research we used questionnaires. The results showed that students recognised importance of contemporary art for their training process and for the development of their professional practice pointing specific skills of the area.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
2017-11-15T16:35:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/23431
url http://hdl.handle.net/10400.14/23431
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Oliveira, M. (2016). A importância da arte contemporânea para o futuro professor: uma abordagem desde a perspectiva dos estudantes. Revista Gearte, 3(1), 53-66.
2357-9854
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131885408878592