A importância da arte contemporânea para o futuro professor : uma abordagem desde a perspectiva dos estudantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Mónica
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2332
Resumo: A formação de professores é um processo complexo que deve não só ir ao encontro das necessidades reais dos contextos educativos como também exigir que sejam ouvidos todos os participantes. No entanto, no Ensino Superior a participação de estudantes na construção do desenho curricular é pouco valorizada. Neste estudo, pretendemos analisar o que pensam os estudantes de Licenciaturas em Educação Básica, em Portugal, sobre o contributo da arte contemporânea para a sua formação e para a sua futura profissão. Essa etapa constitui-se determinante pois acreditamos que o processo de ensino-aprendizagem só ganha sentido se os estudantes puderem refletir sobre ele com vista a perspectivar o seu futuro. Trata-se, assim, de uma investigação de natureza quantitativa em que se utilizou o inquérito por questionário. Os resultados evidenciaram que os estudantes valorizaram a arte contemporânea para a sua formação e para o desenvolvimento da sua prática profissional, apontando competências específicas da área.
id RCAP_0101ac12d26557afe4eb4efed9ce1b86
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2332
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância da arte contemporânea para o futuro professor : uma abordagem desde a perspectiva dos estudantesArte contemporâneaFormação inicial de professoresA formação de professores é um processo complexo que deve não só ir ao encontro das necessidades reais dos contextos educativos como também exigir que sejam ouvidos todos os participantes. No entanto, no Ensino Superior a participação de estudantes na construção do desenho curricular é pouco valorizada. Neste estudo, pretendemos analisar o que pensam os estudantes de Licenciaturas em Educação Básica, em Portugal, sobre o contributo da arte contemporânea para a sua formação e para a sua futura profissão. Essa etapa constitui-se determinante pois acreditamos que o processo de ensino-aprendizagem só ganha sentido se os estudantes puderem refletir sobre ele com vista a perspectivar o seu futuro. Trata-se, assim, de uma investigação de natureza quantitativa em que se utilizou o inquérito por questionário. Os resultados evidenciaram que os estudantes valorizaram a arte contemporânea para a sua formação e para o desenvolvimento da sua prática profissional, apontando competências específicas da área.Rio Grande do Sul : Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal2016-06-30T10:02:01Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2332porISSN 2357-9854Oliveira, Mónicainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:00Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2332Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:10.026363Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância da arte contemporânea para o futuro professor : uma abordagem desde a perspectiva dos estudantes
title A importância da arte contemporânea para o futuro professor : uma abordagem desde a perspectiva dos estudantes
spellingShingle A importância da arte contemporânea para o futuro professor : uma abordagem desde a perspectiva dos estudantes
Oliveira, Mónica
Arte contemporânea
Formação inicial de professores
title_short A importância da arte contemporânea para o futuro professor : uma abordagem desde a perspectiva dos estudantes
title_full A importância da arte contemporânea para o futuro professor : uma abordagem desde a perspectiva dos estudantes
title_fullStr A importância da arte contemporânea para o futuro professor : uma abordagem desde a perspectiva dos estudantes
title_full_unstemmed A importância da arte contemporânea para o futuro professor : uma abordagem desde a perspectiva dos estudantes
title_sort A importância da arte contemporânea para o futuro professor : uma abordagem desde a perspectiva dos estudantes
author Oliveira, Mónica
author_facet Oliveira, Mónica
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Mónica
dc.subject.por.fl_str_mv Arte contemporânea
Formação inicial de professores
topic Arte contemporânea
Formação inicial de professores
description A formação de professores é um processo complexo que deve não só ir ao encontro das necessidades reais dos contextos educativos como também exigir que sejam ouvidos todos os participantes. No entanto, no Ensino Superior a participação de estudantes na construção do desenho curricular é pouco valorizada. Neste estudo, pretendemos analisar o que pensam os estudantes de Licenciaturas em Educação Básica, em Portugal, sobre o contributo da arte contemporânea para a sua formação e para a sua futura profissão. Essa etapa constitui-se determinante pois acreditamos que o processo de ensino-aprendizagem só ganha sentido se os estudantes puderem refletir sobre ele com vista a perspectivar o seu futuro. Trata-se, assim, de uma investigação de natureza quantitativa em que se utilizou o inquérito por questionário. Os resultados evidenciaram que os estudantes valorizaram a arte contemporânea para a sua formação e para o desenvolvimento da sua prática profissional, apontando competências específicas da área.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-30T10:02:01Z
2016-01-01T00:00:00Z
2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/2332
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/2332
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv ISSN 2357-9854
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Rio Grande do Sul : Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal
publisher.none.fl_str_mv Rio Grande do Sul : Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131626386489344