Um currículo construído em torno do mar : génese, desenvolvimento e potencialidades de um projeto
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/19331 |
Resumo: | A uniformidade da organização curricular não se coaduna com a heterogeneidade dos alunos e seus interesses. Acresce ainda, o facto de o currículo ser desconexo e fragmentado, faltando-lhe coerência e sentido de unidade para preparar cidadãos motivados, atentos e responsáveis. Este trabalho refere-se ao potencial contributo de um Currículo do Mar, transversal ao currículo formal, no sentido de colmatar lacunas do currículo formal, nas três componentes indissociáveis do papel da escola: instrução, socialização e estimulação. O currículo formal não contempla em todas as suas dimensões, as potencialidades ou oportunidades que o Oceano pode oferecer ao nosso país e torna-se necessário difundir e promover a consciencialização da condição geográfica de Portugal, assim como a sua relação estreita com o Mar. A pesquisa seguiu um estudo de caso – implementação do Currículo do Mar numa escola particular localizada em Matosinhos, região marcadamente ligada aos assuntos do Mar. Pretendemos estudar os objetivos, a organização, os processos e os efeitos nas aprendizagens e resultados com a implementação deste Currículo, assim como as dificuldades e as implicações dessa implementação. Deste estudo fizeram parte alunos do ensino básico, primeiro, segundo e terceiro ciclo e ensino secundário, administração, direção pedagógica, professores, encarregados de educação e investigadores. Utilizámos uma metodologia essencialmente qualitativa, recorrendo a análise documental, entrevistas semiestruturadas, observação de aulas e atividades práticas de forma a chegarmos a conclusões que possibilitassem a melhoria da implementação do Currículo. Os resultados obtidos permitem-nos concluir que a implementação do Currículo foi considerada uma mais-valia pela comunidade educativa e um projeto com potencial para preparar cidadãos mais informados e responsáveis. No entanto, o sistema educativo atual dificulta a sua implementação e a sua visão por parte dos professores com um conceito mais tradicional ou conservador do processo ensino-aprendizagem. |
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Um currículo construído em torno do mar : génese, desenvolvimento e potencialidades de um projetoLiteracia oceânicaOrganização curricularInvestigaçãoCidadaniaCurrículo do marOcean literacyCurriculum organizationResearchCitizenshipSea curriculumDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA uniformidade da organização curricular não se coaduna com a heterogeneidade dos alunos e seus interesses. Acresce ainda, o facto de o currículo ser desconexo e fragmentado, faltando-lhe coerência e sentido de unidade para preparar cidadãos motivados, atentos e responsáveis. Este trabalho refere-se ao potencial contributo de um Currículo do Mar, transversal ao currículo formal, no sentido de colmatar lacunas do currículo formal, nas três componentes indissociáveis do papel da escola: instrução, socialização e estimulação. O currículo formal não contempla em todas as suas dimensões, as potencialidades ou oportunidades que o Oceano pode oferecer ao nosso país e torna-se necessário difundir e promover a consciencialização da condição geográfica de Portugal, assim como a sua relação estreita com o Mar. A pesquisa seguiu um estudo de caso – implementação do Currículo do Mar numa escola particular localizada em Matosinhos, região marcadamente ligada aos assuntos do Mar. Pretendemos estudar os objetivos, a organização, os processos e os efeitos nas aprendizagens e resultados com a implementação deste Currículo, assim como as dificuldades e as implicações dessa implementação. Deste estudo fizeram parte alunos do ensino básico, primeiro, segundo e terceiro ciclo e ensino secundário, administração, direção pedagógica, professores, encarregados de educação e investigadores. Utilizámos uma metodologia essencialmente qualitativa, recorrendo a análise documental, entrevistas semiestruturadas, observação de aulas e atividades práticas de forma a chegarmos a conclusões que possibilitassem a melhoria da implementação do Currículo. Os resultados obtidos permitem-nos concluir que a implementação do Currículo foi considerada uma mais-valia pela comunidade educativa e um projeto com potencial para preparar cidadãos mais informados e responsáveis. No entanto, o sistema educativo atual dificulta a sua implementação e a sua visão por parte dos professores com um conceito mais tradicional ou conservador do processo ensino-aprendizagem.The consistency of the curriculum organization is not in line with the students’ heterogeneity and interests. Adding to this is the fact that the curriculum is disjointed and fragmented, lacking coherence and sense of unity to prepare motivated, aware and responsible citizens. This work refers to the potential contribute that a Sea Curriculum, cross-sectional to the formal curriculum, might fill in the gaps of the formal curriculum in its three school roles: instruction, socialization and stimulation. Formal curriculum doesn’t contemplate the opportunities that the Ocean can offer to our country and as such, it’s necessary to spread and promote Portugal´s geographical consciousness, as well as its narrow relation with the sea. The research follows a study case - the implementation of the Sea Curriculum in a private school in Matosinhos, a region clearly connected to sea matters. Our aim was to study the objectives, organization, processes and effects on learning and results with the introduction of this curriculum and also the difficulties and consequences of its implementation. In this study we had the contribution of students from elementary, junior high school and high school, the school administration, pedagogical board, teachers, parents and guardians, as well as researchers. We used a qualitative methodology, using documental analysis, semi-structured interviews, class-observation and practical activities, in order to get to the conclusions we needed to improve the implementation of the curriculum. The results lead us to conclude that this curriculum implementation was considered a capital-gain by the educational community and a project with potential to prepare well- informed and responsible citizens. Nevertheless, our current educational system complicates its introduction among teachers with a more traditional or conservative way of facing the teaching-learning process.Alves, José Joaquim MatiasVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaPinto, Paula Catarina Moreira da Silva2016-03-14T10:14:55Z2015-11-1020152015-11-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/19331TID:201491168porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:25:22Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/19331Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:16:11.773854Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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