Mediadores dos cursos EFA de nível secundário enquanto atores de supervisão pedagógica: estudo exploratório
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/3088 |
Resumo: | Este trabalho de investigação tem, como principal objetivo, caracterizar os mediadores dos cursos EFA como atores de supervisão pedagógica. No enquadramento teórico, o âmago é cruzar as diversas perspetivas sobre o conceito de mediação, o contexto dos cursos EFA e as práticas exigidas por parte dos mediadores. Do ponto de vista metodológico, utilizou-se a abordagem qualitativa e interpretativa, através da técnica de entrevista, num estudo de caso, localizado numa escola do distrito de Coimbra, com o fim de obter as opiniões dos mediadores dos cursos EFA. Os dados resultantes deste estudo empírico revelaram que há falhas nas práticas de supervisão, não há uma coerência no conceito de mediação e até na metodologia e terminologia utilizada. |
id |
RCAP_7b11b2e6687b692404066683b977db5b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/3088 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Mediadores dos cursos EFA de nível secundário enquanto atores de supervisão pedagógica: estudo exploratórioSupervisão pedagógicaMediaçãoMediadores dos cursos EFAEste trabalho de investigação tem, como principal objetivo, caracterizar os mediadores dos cursos EFA como atores de supervisão pedagógica. No enquadramento teórico, o âmago é cruzar as diversas perspetivas sobre o conceito de mediação, o contexto dos cursos EFA e as práticas exigidas por parte dos mediadores. Do ponto de vista metodológico, utilizou-se a abordagem qualitativa e interpretativa, através da técnica de entrevista, num estudo de caso, localizado numa escola do distrito de Coimbra, com o fim de obter as opiniões dos mediadores dos cursos EFA. Os dados resultantes deste estudo empírico revelaram que há falhas nas práticas de supervisão, não há uma coerência no conceito de mediação e até na metodologia e terminologia utilizada.The main goal of this investigation work is to characterize the mediators as key players in pedagogical supervision. Regarding the theoretical framework, it's core is to intersect the several perspectives about the mediation concept, as well as it's context concerning the EFA courses and the practices required by the mediators. From a methodological point of view, a qualitative and interpretative approach was utilized trough the interview technique, in a case study located at a school in the Coimbra district, with the intent of obtaining opinions from the EFA courses mediators. The data gathered from this empirical study revealed flaws in supervision practices and the absence of coherence in the concept of mediation, as well as in the methodology and terminology utilized.2014-04-09T14:46:56Z2014-04-09T00:00:00Z2014-04-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/3088porMesquita, Catarina Isabel Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:59:32Zoai:repositorio.utad.pt:10348/3088Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:07:01.937820Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mediadores dos cursos EFA de nível secundário enquanto atores de supervisão pedagógica: estudo exploratório |
title |
Mediadores dos cursos EFA de nível secundário enquanto atores de supervisão pedagógica: estudo exploratório |
spellingShingle |
Mediadores dos cursos EFA de nível secundário enquanto atores de supervisão pedagógica: estudo exploratório Mesquita, Catarina Isabel Ferreira Supervisão pedagógica Mediação Mediadores dos cursos EFA |
title_short |
Mediadores dos cursos EFA de nível secundário enquanto atores de supervisão pedagógica: estudo exploratório |
title_full |
Mediadores dos cursos EFA de nível secundário enquanto atores de supervisão pedagógica: estudo exploratório |
title_fullStr |
Mediadores dos cursos EFA de nível secundário enquanto atores de supervisão pedagógica: estudo exploratório |
title_full_unstemmed |
Mediadores dos cursos EFA de nível secundário enquanto atores de supervisão pedagógica: estudo exploratório |
title_sort |
Mediadores dos cursos EFA de nível secundário enquanto atores de supervisão pedagógica: estudo exploratório |
author |
Mesquita, Catarina Isabel Ferreira |
author_facet |
Mesquita, Catarina Isabel Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mesquita, Catarina Isabel Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Supervisão pedagógica Mediação Mediadores dos cursos EFA |
topic |
Supervisão pedagógica Mediação Mediadores dos cursos EFA |
description |
Este trabalho de investigação tem, como principal objetivo, caracterizar os mediadores dos cursos EFA como atores de supervisão pedagógica. No enquadramento teórico, o âmago é cruzar as diversas perspetivas sobre o conceito de mediação, o contexto dos cursos EFA e as práticas exigidas por parte dos mediadores. Do ponto de vista metodológico, utilizou-se a abordagem qualitativa e interpretativa, através da técnica de entrevista, num estudo de caso, localizado numa escola do distrito de Coimbra, com o fim de obter as opiniões dos mediadores dos cursos EFA. Os dados resultantes deste estudo empírico revelaram que há falhas nas práticas de supervisão, não há uma coerência no conceito de mediação e até na metodologia e terminologia utilizada. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-04-09T14:46:56Z 2014-04-09T00:00:00Z 2014-04-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/3088 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/3088 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137158665076736 |