Mediadores dos cursos EFA de nível secundário enquanto atores de supervisão pedagógica: estudo exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mesquita, Catarina Isabel Ferreira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/3088
Resumo: Este trabalho de investigação tem, como principal objetivo, caracterizar os mediadores dos cursos EFA como atores de supervisão pedagógica. No enquadramento teórico, o âmago é cruzar as diversas perspetivas sobre o conceito de mediação, o contexto dos cursos EFA e as práticas exigidas por parte dos mediadores. Do ponto de vista metodológico, utilizou-se a abordagem qualitativa e interpretativa, através da técnica de entrevista, num estudo de caso, localizado numa escola do distrito de Coimbra, com o fim de obter as opiniões dos mediadores dos cursos EFA. Os dados resultantes deste estudo empírico revelaram que há falhas nas práticas de supervisão, não há uma coerência no conceito de mediação e até na metodologia e terminologia utilizada.
id RCAP_7b11b2e6687b692404066683b977db5b
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/3088
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Mediadores dos cursos EFA de nível secundário enquanto atores de supervisão pedagógica: estudo exploratórioSupervisão pedagógicaMediaçãoMediadores dos cursos EFAEste trabalho de investigação tem, como principal objetivo, caracterizar os mediadores dos cursos EFA como atores de supervisão pedagógica. No enquadramento teórico, o âmago é cruzar as diversas perspetivas sobre o conceito de mediação, o contexto dos cursos EFA e as práticas exigidas por parte dos mediadores. Do ponto de vista metodológico, utilizou-se a abordagem qualitativa e interpretativa, através da técnica de entrevista, num estudo de caso, localizado numa escola do distrito de Coimbra, com o fim de obter as opiniões dos mediadores dos cursos EFA. Os dados resultantes deste estudo empírico revelaram que há falhas nas práticas de supervisão, não há uma coerência no conceito de mediação e até na metodologia e terminologia utilizada.The main goal of this investigation work is to characterize the mediators as key players in pedagogical supervision. Regarding the theoretical framework, it's core is to intersect the several perspectives about the mediation concept, as well as it's context concerning the EFA courses and the practices required by the mediators. From a methodological point of view, a qualitative and interpretative approach was utilized trough the interview technique, in a case study located at a school in the Coimbra district, with the intent of obtaining opinions from the EFA courses mediators. The data gathered from this empirical study revealed flaws in supervision practices and the absence of coherence in the concept of mediation, as well as in the methodology and terminology utilized.2014-04-09T14:46:56Z2014-04-09T00:00:00Z2014-04-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/3088porMesquita, Catarina Isabel Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:59:32Zoai:repositorio.utad.pt:10348/3088Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:07:01.937820Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Mediadores dos cursos EFA de nível secundário enquanto atores de supervisão pedagógica: estudo exploratório
title Mediadores dos cursos EFA de nível secundário enquanto atores de supervisão pedagógica: estudo exploratório
spellingShingle Mediadores dos cursos EFA de nível secundário enquanto atores de supervisão pedagógica: estudo exploratório
Mesquita, Catarina Isabel Ferreira
Supervisão pedagógica
Mediação
Mediadores dos cursos EFA
title_short Mediadores dos cursos EFA de nível secundário enquanto atores de supervisão pedagógica: estudo exploratório
title_full Mediadores dos cursos EFA de nível secundário enquanto atores de supervisão pedagógica: estudo exploratório
title_fullStr Mediadores dos cursos EFA de nível secundário enquanto atores de supervisão pedagógica: estudo exploratório
title_full_unstemmed Mediadores dos cursos EFA de nível secundário enquanto atores de supervisão pedagógica: estudo exploratório
title_sort Mediadores dos cursos EFA de nível secundário enquanto atores de supervisão pedagógica: estudo exploratório
author Mesquita, Catarina Isabel Ferreira
author_facet Mesquita, Catarina Isabel Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mesquita, Catarina Isabel Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Supervisão pedagógica
Mediação
Mediadores dos cursos EFA
topic Supervisão pedagógica
Mediação
Mediadores dos cursos EFA
description Este trabalho de investigação tem, como principal objetivo, caracterizar os mediadores dos cursos EFA como atores de supervisão pedagógica. No enquadramento teórico, o âmago é cruzar as diversas perspetivas sobre o conceito de mediação, o contexto dos cursos EFA e as práticas exigidas por parte dos mediadores. Do ponto de vista metodológico, utilizou-se a abordagem qualitativa e interpretativa, através da técnica de entrevista, num estudo de caso, localizado numa escola do distrito de Coimbra, com o fim de obter as opiniões dos mediadores dos cursos EFA. Os dados resultantes deste estudo empírico revelaram que há falhas nas práticas de supervisão, não há uma coerência no conceito de mediação e até na metodologia e terminologia utilizada.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-09T14:46:56Z
2014-04-09T00:00:00Z
2014-04-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/3088
url http://hdl.handle.net/10348/3088
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137158665076736