A influência das diferenças culturais na perceção da qualidade do serviço pelo consumidor de um hostel: estudo de caso comparativo entre Coreanos e Franceses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Joana
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/10210
Resumo: A qualidade do serviço é um factor preponderante na satisfação e retenção dos consumidores. No entanto, trata-se de um conceito difícil de avaliar dada a sua natureza tão subjetiva. Com este estudo pretende-se comprovar que a cultura pode ser um dos aspetos condicionantes da perceção da qualidade, que as diferenças culturais influenciam a perceção que a pessoa tem da qualidade do serviço. Trata-se de um estudo de caso comparativo entre duas nacionalidades, a francesa e a coreana, cujo objetivo é perceber o impacto dos valores culturais na avaliação da qualidade que estes indivíduos fazem em relação à sua estadia no Tattva Design Hostel. Por se tratar de uma unidade hoteleira foram avaliadas variáveis tangíveis e intangíveis, referentes à qualidade, bem como utilizados atributos culturais. Com o recurso à análise estatística e com o apoio de dados qualitativos provenientes de uma entrevista foi possível concluir a perceção da qualidade de duas nacionalidades distintas, percebendo as preferências de cada um dos grupos, e comprovando assim, para esta realidade, o que muitos autores como Mattila (1997) ou Winsted (1997) já haviam afirmado: a cultura nacional tem influência sobre a perceção da qualidade de um consumidor.
id RCAP_d083e0764540274916a57d15c4b60ef8
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/10210
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A influência das diferenças culturais na perceção da qualidade do serviço pelo consumidor de um hostel: estudo de caso comparativo entre Coreanos e FrancesesQualidadeQualidade dos serviçosCultura nacionalDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoA qualidade do serviço é um factor preponderante na satisfação e retenção dos consumidores. No entanto, trata-se de um conceito difícil de avaliar dada a sua natureza tão subjetiva. Com este estudo pretende-se comprovar que a cultura pode ser um dos aspetos condicionantes da perceção da qualidade, que as diferenças culturais influenciam a perceção que a pessoa tem da qualidade do serviço. Trata-se de um estudo de caso comparativo entre duas nacionalidades, a francesa e a coreana, cujo objetivo é perceber o impacto dos valores culturais na avaliação da qualidade que estes indivíduos fazem em relação à sua estadia no Tattva Design Hostel. Por se tratar de uma unidade hoteleira foram avaliadas variáveis tangíveis e intangíveis, referentes à qualidade, bem como utilizados atributos culturais. Com o recurso à análise estatística e com o apoio de dados qualitativos provenientes de uma entrevista foi possível concluir a perceção da qualidade de duas nacionalidades distintas, percebendo as preferências de cada um dos grupos, e comprovando assim, para esta realidade, o que muitos autores como Mattila (1997) ou Winsted (1997) já haviam afirmado: a cultura nacional tem influência sobre a perceção da qualidade de um consumidor.Pires, HenriqueRepositório ComumMarques, Joana2015-11-09T21:38:23Z2014-09-16T00:00:00Z2014-09-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/10210201144093porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:24:35Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/10210Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:54.286602Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A influência das diferenças culturais na perceção da qualidade do serviço pelo consumidor de um hostel: estudo de caso comparativo entre Coreanos e Franceses
title A influência das diferenças culturais na perceção da qualidade do serviço pelo consumidor de um hostel: estudo de caso comparativo entre Coreanos e Franceses
spellingShingle A influência das diferenças culturais na perceção da qualidade do serviço pelo consumidor de um hostel: estudo de caso comparativo entre Coreanos e Franceses
Marques, Joana
Qualidade
Qualidade dos serviços
Cultura nacional
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short A influência das diferenças culturais na perceção da qualidade do serviço pelo consumidor de um hostel: estudo de caso comparativo entre Coreanos e Franceses
title_full A influência das diferenças culturais na perceção da qualidade do serviço pelo consumidor de um hostel: estudo de caso comparativo entre Coreanos e Franceses
title_fullStr A influência das diferenças culturais na perceção da qualidade do serviço pelo consumidor de um hostel: estudo de caso comparativo entre Coreanos e Franceses
title_full_unstemmed A influência das diferenças culturais na perceção da qualidade do serviço pelo consumidor de um hostel: estudo de caso comparativo entre Coreanos e Franceses
title_sort A influência das diferenças culturais na perceção da qualidade do serviço pelo consumidor de um hostel: estudo de caso comparativo entre Coreanos e Franceses
author Marques, Joana
author_facet Marques, Joana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pires, Henrique
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Joana
dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade
Qualidade dos serviços
Cultura nacional
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Qualidade
Qualidade dos serviços
Cultura nacional
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description A qualidade do serviço é um factor preponderante na satisfação e retenção dos consumidores. No entanto, trata-se de um conceito difícil de avaliar dada a sua natureza tão subjetiva. Com este estudo pretende-se comprovar que a cultura pode ser um dos aspetos condicionantes da perceção da qualidade, que as diferenças culturais influenciam a perceção que a pessoa tem da qualidade do serviço. Trata-se de um estudo de caso comparativo entre duas nacionalidades, a francesa e a coreana, cujo objetivo é perceber o impacto dos valores culturais na avaliação da qualidade que estes indivíduos fazem em relação à sua estadia no Tattva Design Hostel. Por se tratar de uma unidade hoteleira foram avaliadas variáveis tangíveis e intangíveis, referentes à qualidade, bem como utilizados atributos culturais. Com o recurso à análise estatística e com o apoio de dados qualitativos provenientes de uma entrevista foi possível concluir a perceção da qualidade de duas nacionalidades distintas, percebendo as preferências de cada um dos grupos, e comprovando assim, para esta realidade, o que muitos autores como Mattila (1997) ou Winsted (1997) já haviam afirmado: a cultura nacional tem influência sobre a perceção da qualidade de um consumidor.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-16T00:00:00Z
2014-09-16T00:00:00Z
2015-11-09T21:38:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/10210
201144093
url http://hdl.handle.net/10400.26/10210
identifier_str_mv 201144093
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130005773484032