A influência das diferenças culturais na perceção da qualidade do serviço pelo consumidor de um hostel: estudo de caso comparativo entre Coreanos e Franceses
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/10210 |
Resumo: | A qualidade do serviço é um factor preponderante na satisfação e retenção dos consumidores. No entanto, trata-se de um conceito difícil de avaliar dada a sua natureza tão subjetiva. Com este estudo pretende-se comprovar que a cultura pode ser um dos aspetos condicionantes da perceção da qualidade, que as diferenças culturais influenciam a perceção que a pessoa tem da qualidade do serviço. Trata-se de um estudo de caso comparativo entre duas nacionalidades, a francesa e a coreana, cujo objetivo é perceber o impacto dos valores culturais na avaliação da qualidade que estes indivíduos fazem em relação à sua estadia no Tattva Design Hostel. Por se tratar de uma unidade hoteleira foram avaliadas variáveis tangíveis e intangíveis, referentes à qualidade, bem como utilizados atributos culturais. Com o recurso à análise estatística e com o apoio de dados qualitativos provenientes de uma entrevista foi possível concluir a perceção da qualidade de duas nacionalidades distintas, percebendo as preferências de cada um dos grupos, e comprovando assim, para esta realidade, o que muitos autores como Mattila (1997) ou Winsted (1997) já haviam afirmado: a cultura nacional tem influência sobre a perceção da qualidade de um consumidor. |
id |
RCAP_d083e0764540274916a57d15c4b60ef8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/10210 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A influência das diferenças culturais na perceção da qualidade do serviço pelo consumidor de um hostel: estudo de caso comparativo entre Coreanos e FrancesesQualidadeQualidade dos serviçosCultura nacionalDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoA qualidade do serviço é um factor preponderante na satisfação e retenção dos consumidores. No entanto, trata-se de um conceito difícil de avaliar dada a sua natureza tão subjetiva. Com este estudo pretende-se comprovar que a cultura pode ser um dos aspetos condicionantes da perceção da qualidade, que as diferenças culturais influenciam a perceção que a pessoa tem da qualidade do serviço. Trata-se de um estudo de caso comparativo entre duas nacionalidades, a francesa e a coreana, cujo objetivo é perceber o impacto dos valores culturais na avaliação da qualidade que estes indivíduos fazem em relação à sua estadia no Tattva Design Hostel. Por se tratar de uma unidade hoteleira foram avaliadas variáveis tangíveis e intangíveis, referentes à qualidade, bem como utilizados atributos culturais. Com o recurso à análise estatística e com o apoio de dados qualitativos provenientes de uma entrevista foi possível concluir a perceção da qualidade de duas nacionalidades distintas, percebendo as preferências de cada um dos grupos, e comprovando assim, para esta realidade, o que muitos autores como Mattila (1997) ou Winsted (1997) já haviam afirmado: a cultura nacional tem influência sobre a perceção da qualidade de um consumidor.Pires, HenriqueRepositório ComumMarques, Joana2015-11-09T21:38:23Z2014-09-16T00:00:00Z2014-09-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/10210201144093porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:24:35Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/10210Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:54.286602Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A influência das diferenças culturais na perceção da qualidade do serviço pelo consumidor de um hostel: estudo de caso comparativo entre Coreanos e Franceses |
title |
A influência das diferenças culturais na perceção da qualidade do serviço pelo consumidor de um hostel: estudo de caso comparativo entre Coreanos e Franceses |
spellingShingle |
A influência das diferenças culturais na perceção da qualidade do serviço pelo consumidor de um hostel: estudo de caso comparativo entre Coreanos e Franceses Marques, Joana Qualidade Qualidade dos serviços Cultura nacional Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
title_short |
A influência das diferenças culturais na perceção da qualidade do serviço pelo consumidor de um hostel: estudo de caso comparativo entre Coreanos e Franceses |
title_full |
A influência das diferenças culturais na perceção da qualidade do serviço pelo consumidor de um hostel: estudo de caso comparativo entre Coreanos e Franceses |
title_fullStr |
A influência das diferenças culturais na perceção da qualidade do serviço pelo consumidor de um hostel: estudo de caso comparativo entre Coreanos e Franceses |
title_full_unstemmed |
A influência das diferenças culturais na perceção da qualidade do serviço pelo consumidor de um hostel: estudo de caso comparativo entre Coreanos e Franceses |
title_sort |
A influência das diferenças culturais na perceção da qualidade do serviço pelo consumidor de um hostel: estudo de caso comparativo entre Coreanos e Franceses |
author |
Marques, Joana |
author_facet |
Marques, Joana |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pires, Henrique Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Joana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Qualidade Qualidade dos serviços Cultura nacional Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
topic |
Qualidade Qualidade dos serviços Cultura nacional Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
description |
A qualidade do serviço é um factor preponderante na satisfação e retenção dos consumidores. No entanto, trata-se de um conceito difícil de avaliar dada a sua natureza tão subjetiva. Com este estudo pretende-se comprovar que a cultura pode ser um dos aspetos condicionantes da perceção da qualidade, que as diferenças culturais influenciam a perceção que a pessoa tem da qualidade do serviço. Trata-se de um estudo de caso comparativo entre duas nacionalidades, a francesa e a coreana, cujo objetivo é perceber o impacto dos valores culturais na avaliação da qualidade que estes indivíduos fazem em relação à sua estadia no Tattva Design Hostel. Por se tratar de uma unidade hoteleira foram avaliadas variáveis tangíveis e intangíveis, referentes à qualidade, bem como utilizados atributos culturais. Com o recurso à análise estatística e com o apoio de dados qualitativos provenientes de uma entrevista foi possível concluir a perceção da qualidade de duas nacionalidades distintas, percebendo as preferências de cada um dos grupos, e comprovando assim, para esta realidade, o que muitos autores como Mattila (1997) ou Winsted (1997) já haviam afirmado: a cultura nacional tem influência sobre a perceção da qualidade de um consumidor. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-09-16T00:00:00Z 2014-09-16T00:00:00Z 2015-11-09T21:38:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/10210 201144093 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/10210 |
identifier_str_mv |
201144093 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130005773484032 |