Contribuição do estudo das significações sobre saúde e doença para as intervenções em psicologia pediátrica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1996 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/3839 |
Resumo: | No domínio da Psicologia Pediátrica as metodologias que têm provado maior eficácia são as que valo - rizam as características da compreensão infantil sobre a doença, tanto na elaboração das explicações sobre os procedimentos médicos, como na própria estruturação das metodologias de confronto. Neste trabalho, a autora considera que é necessário alargar esta centração na compreensão da causalidade para um ênfase mais alargado e abrangente nos processos de significação pessoal sobre saúde e doença. O reconhecimento do primado das significações na sua complexidade cognitiva e emocional conduz a definir três linhas de força para a definição das intervenções em Psicologia Pediátrica: I) reconhecimento da importância dos estudos da Psicopatologia do Desenvolvimento sobre o impacto das vivências da doença no processo global de desenvolvimento da criança e da família; 2) centração nos processos de significação infantil sobre doença e saúde; 3) centração nos processos de significação parental sobre a doença, sobre as relações entre os problemas de saúde e o desenvolvimento infantil, e sobre a resolução de problemas educacionais e a adesão às recomendações dos profissionais. Em seguida são analisadas cada uma destas recomendações, explicitando a sua relevância para a intervenção em Psicologia Pediátrica. |
id |
RCAP_d08583b4047e1509b9e252a772bccc71 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/3839 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Contribuição do estudo das significações sobre saúde e doença para as intervenções em psicologia pediátricaPsicologia pediátricaSignificaçõesSaúde e doençaPediatric psychologySignificationsHealth and diseaseNo domínio da Psicologia Pediátrica as metodologias que têm provado maior eficácia são as que valo - rizam as características da compreensão infantil sobre a doença, tanto na elaboração das explicações sobre os procedimentos médicos, como na própria estruturação das metodologias de confronto. Neste trabalho, a autora considera que é necessário alargar esta centração na compreensão da causalidade para um ênfase mais alargado e abrangente nos processos de significação pessoal sobre saúde e doença. O reconhecimento do primado das significações na sua complexidade cognitiva e emocional conduz a definir três linhas de força para a definição das intervenções em Psicologia Pediátrica: I) reconhecimento da importância dos estudos da Psicopatologia do Desenvolvimento sobre o impacto das vivências da doença no processo global de desenvolvimento da criança e da família; 2) centração nos processos de significação infantil sobre doença e saúde; 3) centração nos processos de significação parental sobre a doença, sobre as relações entre os problemas de saúde e o desenvolvimento infantil, e sobre a resolução de problemas educacionais e a adesão às recomendações dos profissionais. Em seguida são analisadas cada uma destas recomendações, explicitando a sua relevância para a intervenção em Psicologia Pediátrica.ABSTRACT: The most eficient methods of intervention in Pediatric Psychology are those that recognize the relevance of the charactheristics of children’s understanding of disease for the elaboration of both the explanations about medica1 procedures, and of the coping strategies. In this paper, the author considers the need to enlarge the emphasis on the understanding of the causality of disease, to a more enlarged and comprehensive focus on the processes of personal meaning about health and disease. The recognition of the primacy of meaning in its cognitive and emotional complexity, leads to the defi - nition of three guidelines for the design of interventions in Pediatric Psychology: I) recognition of the importance of the research on Developmental Psychopathology, mainly those about the consequences of the disease experience to child and family development; 2) emphasis on children’s significations about health and disease; 3) emphasis on parental significations about their children‘s disease, about the relations between health problems and child development, and about educacional problem solving and adherence to medica1 prescriptions. The relevance and consequences of theses three guideiines are discussed.ISPA - Instituto Superior de Psicologia AplicadaRepositório do ISPABarros, Luísa2015-07-16T12:24:13Z1996-01-01T00:00:00Z1996-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/3839porAnalise Psicológica, 14(2-3), 215-230info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:39:38Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/3839Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:21:42.327398Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuição do estudo das significações sobre saúde e doença para as intervenções em psicologia pediátrica |
title |
Contribuição do estudo das significações sobre saúde e doença para as intervenções em psicologia pediátrica |
spellingShingle |
Contribuição do estudo das significações sobre saúde e doença para as intervenções em psicologia pediátrica Barros, Luísa Psicologia pediátrica Significações Saúde e doença Pediatric psychology Significations Health and disease |
title_short |
Contribuição do estudo das significações sobre saúde e doença para as intervenções em psicologia pediátrica |
title_full |
Contribuição do estudo das significações sobre saúde e doença para as intervenções em psicologia pediátrica |
title_fullStr |
Contribuição do estudo das significações sobre saúde e doença para as intervenções em psicologia pediátrica |
title_full_unstemmed |
Contribuição do estudo das significações sobre saúde e doença para as intervenções em psicologia pediátrica |
title_sort |
Contribuição do estudo das significações sobre saúde e doença para as intervenções em psicologia pediátrica |
author |
Barros, Luísa |
author_facet |
Barros, Luísa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório do ISPA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros, Luísa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia pediátrica Significações Saúde e doença Pediatric psychology Significations Health and disease |
topic |
Psicologia pediátrica Significações Saúde e doença Pediatric psychology Significations Health and disease |
description |
No domínio da Psicologia Pediátrica as metodologias que têm provado maior eficácia são as que valo - rizam as características da compreensão infantil sobre a doença, tanto na elaboração das explicações sobre os procedimentos médicos, como na própria estruturação das metodologias de confronto. Neste trabalho, a autora considera que é necessário alargar esta centração na compreensão da causalidade para um ênfase mais alargado e abrangente nos processos de significação pessoal sobre saúde e doença. O reconhecimento do primado das significações na sua complexidade cognitiva e emocional conduz a definir três linhas de força para a definição das intervenções em Psicologia Pediátrica: I) reconhecimento da importância dos estudos da Psicopatologia do Desenvolvimento sobre o impacto das vivências da doença no processo global de desenvolvimento da criança e da família; 2) centração nos processos de significação infantil sobre doença e saúde; 3) centração nos processos de significação parental sobre a doença, sobre as relações entre os problemas de saúde e o desenvolvimento infantil, e sobre a resolução de problemas educacionais e a adesão às recomendações dos profissionais. Em seguida são analisadas cada uma destas recomendações, explicitando a sua relevância para a intervenção em Psicologia Pediátrica. |
publishDate |
1996 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1996-01-01T00:00:00Z 1996-01-01T00:00:00Z 2015-07-16T12:24:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.12/3839 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.12/3839 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Analise Psicológica, 14(2-3), 215-230 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ISPA - Instituto Superior de Psicologia Aplicada |
publisher.none.fl_str_mv |
ISPA - Instituto Superior de Psicologia Aplicada |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130078290903040 |