A importância da formação na melhoria do desempenho dos auxiliares de acção educativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carreira, José Manuel Batista
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/671
Resumo: Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade Aberta
id RCAP_d09b5d8d457b6e9e56bed34c782fcd6d
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/671
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância da formação na melhoria do desempenho dos auxiliares de acção educativaAuxiliares de ação educativaFormaçãoGestão de estabelecimentos de ensinoMotivação para o desempenhoPessoal da educaçãoDissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade AbertaResumo - A presente tese efectua um estudo de carácter qualitativo com o objectivo de compreender como é que os agentes da comunidade educativa encaram o papel da formação específica dos auxiliares de acção educativa do ponto de vista da melhoria de desempenho profissional destes elementos. Neste sentido realizou-se uma observação participante de uma reunião, ministraram-se inquéritos por questionário ao auxiliares de acção educativa e conduziram-se entrevistas para recolher dados que foram posteriormente analisados. O primeiro capítulo deste trabalho apresenta o enquadramento teórico que fundamentou toda a investigação. O capítulo seguinte apresenta os procedimentos metodológicos seguidos e o método da análise da informação. No penúltimo capítulo apresentam-se os dados e discutem-se os resultados desta investigação. Por fim, apresentam-se as conclusões. Em suma, a formação disponível para os auxiliares de acção educativa não é suficiente para dotar estes profissionais de competências específicas para o desempenho das suas funções, o que conduz a uma fraca imagem profissional que persiste, impedindo os auxiliares de acção educativa de serem verdadeiros agentes activos do processo educativo, apesar das tentativas a nível macro para a sua plena inserção na comunidade educativaRésumé - Cette thèse constitue une étude qualitative, qui a l’objectif de comprendre comment les agents de la communauté éducative envisagent le rôle de la formation spécifique des assistants d’éducation, du point de vue de l’amélioration de leur accomplissement professionnel. Dans ce sens, nous avons réalisé une observation participante d’une réunion, nous avons également mené une enquête par questionnaire aux assistants d’éducation et nous avons encore fait des interviews, afin de recueillir des données qui ont, ensuite, été analysées. Le premier chapitre de ce travail présente l’encadrement théorique qui a engendré toute notre recherche. Le deuxième chapitre expose les procédés méthodologiques que nous avons suivis, ainsi que la méthode d’analyse de l’information. L’avant-dernier chapitre exhibe les données et nous y discutons les résultats de notre recherche. Nous présentons, à la fin, nos conclusions. En somme, la formation dont disposent les assistants d’éducation n’est pas suffisante pour doter ces professionnels de compétences spécifiques pour l’accomplissement de leurs fonctions. Ceci conduit à une image professionnelle fragile, qui se perpétue et empêche les assistants d’éducation d’être de vrais agents actifs dans le processus éducatif, malgré les tentatives, à un niveau macro, de les insérer pleinement dans la communauté éducativeAbstract - This thesis is a study of qualitative character with the objective of understanding how the educational community agents come to terms with the specific educational training of the school support staff, from the point of view of improving the professional endeavour of the elements. As such, an observatory participation of a seminar was undertaken, surveys in the form of a questionnaire were given to the school support staff and interviews were held to recollect data, which were later analysed. The first chapter of this thesis presents the theoretical arrangement which was the basis of this investigation. The second chapter presents the methodological procedures in use and the method of the information analysis. In the second-last chapter the collected data is presented and the respective results of this investigation are discussed. Finally, the conclusions are presented. In conclusion, the educational training available to the school support staff is not sufficient to endow these professionals with the specific competencies required for the fulfilment of their roles, which leads to a persistent poor professional image, preventing the school support staff from being authentic active agents of the educational process, in spite of the several attempts to fully incorporate them into the educational communitySerra, FernandoRepositório AbertoCarreira, José Manuel Batista2009-01-26T16:31:31Z200720072007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis763530 bytesapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/671porCarreira, José Manuel Batista - A importância da formação na melhoria do desempenho dos auxiliares de acção educativa [Em linha]. Lisboa : [s.n.], 2007. 216 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-28T01:46:58Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/671Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:43:02.460864Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância da formação na melhoria do desempenho dos auxiliares de acção educativa
title A importância da formação na melhoria do desempenho dos auxiliares de acção educativa
spellingShingle A importância da formação na melhoria do desempenho dos auxiliares de acção educativa
Carreira, José Manuel Batista
Auxiliares de ação educativa
Formação
Gestão de estabelecimentos de ensino
Motivação para o desempenho
Pessoal da educação
title_short A importância da formação na melhoria do desempenho dos auxiliares de acção educativa
title_full A importância da formação na melhoria do desempenho dos auxiliares de acção educativa
title_fullStr A importância da formação na melhoria do desempenho dos auxiliares de acção educativa
title_full_unstemmed A importância da formação na melhoria do desempenho dos auxiliares de acção educativa
title_sort A importância da formação na melhoria do desempenho dos auxiliares de acção educativa
author Carreira, José Manuel Batista
author_facet Carreira, José Manuel Batista
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Serra, Fernando
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Carreira, José Manuel Batista
dc.subject.por.fl_str_mv Auxiliares de ação educativa
Formação
Gestão de estabelecimentos de ensino
Motivação para o desempenho
Pessoal da educação
topic Auxiliares de ação educativa
Formação
Gestão de estabelecimentos de ensino
Motivação para o desempenho
Pessoal da educação
description Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade Aberta
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007
2007-01-01T00:00:00Z
2009-01-26T16:31:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/671
url http://hdl.handle.net/10400.2/671
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Carreira, José Manuel Batista - A importância da formação na melhoria do desempenho dos auxiliares de acção educativa [Em linha]. Lisboa : [s.n.], 2007. 216 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 763530 bytes
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134996462567424