A corneta de Chaves em Portugal séc. XIX: composições de Santos Pinto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veiga, Paulo Jorge Silva
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/7395
Resumo: Integrado no âmbito do Mestrado em Música para o Ensino Vocacional da Universidade de Aveiro, este trabalho de investigação pretende reflectir sobre a presença da corneta de chaves em Portugal na primeira metade do séc. XIX e qual o contexto histórico, estético e musical que contribuiu para a prática interpretativa, pedagógica e composicional de Francisco António Norberto dos Santos Pinto (1815-1860). É realizada uma abordagem histórica do instrumento com referência a construtores, intérpretes e compositores. Também são apresentadas fichas de identificação técnica, reunindo, pela primeira vez, num só documento, informação de oito cornetas de chaves localizadas em território nacional. Sete exemplares deste espólio encontram-se localizados no Museu da Música em Lisboa e um pertence à colecção privada da Professora Elisa Lamas. É discutida a actividade pedagógica, interpretativa e composicional de Francisco António Norberto dos Santos Pinto, onde é realizado um levantamento de toda a obra para corneta de chaves da sua autoria em depósito na Biblioteca Nacional de Portugal, bem como a sua acção para a consolidação técnica e divulgação artística do instrumento, dentro do contexto cultural e musical do séc. XIX. A edição musical de quatro obras de Santos Pinto para corneta de chaves, a saber, 1º Concerto (1834), Tema e Variações (1834), Tema e Variações (1835) e Pequeno Solo (1849), a sua inserção no ensino fundamentada através de um projecto pedagógico e a transcrição das obras seleccionadas encerra este projecto.
id RCAP_d0cd787b17e45dd717d629ec3772e330
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/7395
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A corneta de Chaves em Portugal séc. XIX: composições de Santos PintoEducação musicalHistória da música - Portugal - Séc. 19Análise musicalMúsica para instrumentos de soproIntegrado no âmbito do Mestrado em Música para o Ensino Vocacional da Universidade de Aveiro, este trabalho de investigação pretende reflectir sobre a presença da corneta de chaves em Portugal na primeira metade do séc. XIX e qual o contexto histórico, estético e musical que contribuiu para a prática interpretativa, pedagógica e composicional de Francisco António Norberto dos Santos Pinto (1815-1860). É realizada uma abordagem histórica do instrumento com referência a construtores, intérpretes e compositores. Também são apresentadas fichas de identificação técnica, reunindo, pela primeira vez, num só documento, informação de oito cornetas de chaves localizadas em território nacional. Sete exemplares deste espólio encontram-se localizados no Museu da Música em Lisboa e um pertence à colecção privada da Professora Elisa Lamas. É discutida a actividade pedagógica, interpretativa e composicional de Francisco António Norberto dos Santos Pinto, onde é realizado um levantamento de toda a obra para corneta de chaves da sua autoria em depósito na Biblioteca Nacional de Portugal, bem como a sua acção para a consolidação técnica e divulgação artística do instrumento, dentro do contexto cultural e musical do séc. XIX. A edição musical de quatro obras de Santos Pinto para corneta de chaves, a saber, 1º Concerto (1834), Tema e Variações (1834), Tema e Variações (1835) e Pequeno Solo (1849), a sua inserção no ensino fundamentada através de um projecto pedagógico e a transcrição das obras seleccionadas encerra este projecto.Integrated within the Aveiro’s University Master’s in Music Education, this research work aims to reflect on the presence of the keyed bugle in Portugal in the first half of the 19th-century and what historical, aesthetic and musical contexts that contributed to the interpretive, educational and compositional practices of Francisco António Norberto dos Santos Pinto (1815-1860). It held a historical approach with reference to the instrument builders, performers and composers. Also featured are notes identifying technical meeting for the first time in a single document, information of eight keyed bugles located on national territory. Seven copies of this collection are located in the Museum of Music in Lisbon and another one belongs to private collection of Professor Elisa Lamas. We discuss the educational, interpretive and compositional activities of Francisco António Norberto dos Santos Pinto, where a survey of all his own work for keyed bugle on deposit in the National Library of Portugal, as well as its action on the consolidation technique and artistic promotion of the instrument, within the cultural context and musical of the 19th century. The musical edition of four works by Santos Pinto for keyed bugle, namely, 1st Concert (1834), Theme and Variations (1834), Theme and Variations (1835) and Little Solo (1849), their inclusion in education grounded through an educational project of selected works and the transcript terminates this project.Universidade de Aveiro2012-03-20T09:10:46Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/7395porVeiga, Paulo Jorge Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:12:49Zoai:ria.ua.pt:10773/7395Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:45:05.296586Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A corneta de Chaves em Portugal séc. XIX: composições de Santos Pinto
title A corneta de Chaves em Portugal séc. XIX: composições de Santos Pinto
spellingShingle A corneta de Chaves em Portugal séc. XIX: composições de Santos Pinto
Veiga, Paulo Jorge Silva
Educação musical
História da música - Portugal - Séc. 19
Análise musical
Música para instrumentos de sopro
title_short A corneta de Chaves em Portugal séc. XIX: composições de Santos Pinto
title_full A corneta de Chaves em Portugal séc. XIX: composições de Santos Pinto
title_fullStr A corneta de Chaves em Portugal séc. XIX: composições de Santos Pinto
title_full_unstemmed A corneta de Chaves em Portugal séc. XIX: composições de Santos Pinto
title_sort A corneta de Chaves em Portugal séc. XIX: composições de Santos Pinto
author Veiga, Paulo Jorge Silva
author_facet Veiga, Paulo Jorge Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Veiga, Paulo Jorge Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação musical
História da música - Portugal - Séc. 19
Análise musical
Música para instrumentos de sopro
topic Educação musical
História da música - Portugal - Séc. 19
Análise musical
Música para instrumentos de sopro
description Integrado no âmbito do Mestrado em Música para o Ensino Vocacional da Universidade de Aveiro, este trabalho de investigação pretende reflectir sobre a presença da corneta de chaves em Portugal na primeira metade do séc. XIX e qual o contexto histórico, estético e musical que contribuiu para a prática interpretativa, pedagógica e composicional de Francisco António Norberto dos Santos Pinto (1815-1860). É realizada uma abordagem histórica do instrumento com referência a construtores, intérpretes e compositores. Também são apresentadas fichas de identificação técnica, reunindo, pela primeira vez, num só documento, informação de oito cornetas de chaves localizadas em território nacional. Sete exemplares deste espólio encontram-se localizados no Museu da Música em Lisboa e um pertence à colecção privada da Professora Elisa Lamas. É discutida a actividade pedagógica, interpretativa e composicional de Francisco António Norberto dos Santos Pinto, onde é realizado um levantamento de toda a obra para corneta de chaves da sua autoria em depósito na Biblioteca Nacional de Portugal, bem como a sua acção para a consolidação técnica e divulgação artística do instrumento, dentro do contexto cultural e musical do séc. XIX. A edição musical de quatro obras de Santos Pinto para corneta de chaves, a saber, 1º Concerto (1834), Tema e Variações (1834), Tema e Variações (1835) e Pequeno Solo (1849), a sua inserção no ensino fundamentada através de um projecto pedagógico e a transcrição das obras seleccionadas encerra este projecto.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2011
2012-03-20T09:10:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/7395
url http://hdl.handle.net/10773/7395
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137503507120128