O programa de formação contínua em matemática de Portugal: narrativas das formadoras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/6917 |
Resumo: | Entre os anos de 2005 e 2011, foi desenvolvido em Portugal o Programa de Formação Contínua em Matemática (PFCM), que alcançou os professores do 1º ciclo de escolarização, no primeiro ano de implantação, e 2º ciclo, no ano posterior. Para este trabalho, apresentamos a visão de seis formadoras (duas Doutoras na área da Educação Matemática, docentes do Ensino Superior em ESE’s de regiões distintas e coordenadoras dos grupos de formadores de professores nas suas respectivas ESE’s; e as outras quatro, docentes com vasta experiência, nos agrupamentos/escolas do 1º Ciclo, oriundas do Mestrado de Educação Matemática), sobre o desenvolvimento do PFCM. O nosso objetivo é refletir, a partir das narrativas, sobre a implementação do PFCM e suas contribuições para as formadoras. Tomaremos como aportes teóricos principais Connelly e Clandinin (1995), Serrazina (2012, 2013) e Sowder (2007). |
id |
RCAP_d0e89d72eb3cb41209ed673418ca9456 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6917 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O programa de formação contínua em matemática de Portugal: narrativas das formadorasFormação contínuaMatemáticaEntre os anos de 2005 e 2011, foi desenvolvido em Portugal o Programa de Formação Contínua em Matemática (PFCM), que alcançou os professores do 1º ciclo de escolarização, no primeiro ano de implantação, e 2º ciclo, no ano posterior. Para este trabalho, apresentamos a visão de seis formadoras (duas Doutoras na área da Educação Matemática, docentes do Ensino Superior em ESE’s de regiões distintas e coordenadoras dos grupos de formadores de professores nas suas respectivas ESE’s; e as outras quatro, docentes com vasta experiência, nos agrupamentos/escolas do 1º Ciclo, oriundas do Mestrado de Educação Matemática), sobre o desenvolvimento do PFCM. O nosso objetivo é refletir, a partir das narrativas, sobre a implementação do PFCM e suas contribuições para as formadoras. Tomaremos como aportes teóricos principais Connelly e Clandinin (1995), Serrazina (2012, 2013) e Sowder (2007).Associação de Professores de MatemáticaRCIPLPereira, Carlos André BogéaRodrigues, Margarida2017-04-07T14:23:03Z2016-072016-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/6917porPereira, C. & Rodrigues, M. (2016). O Programa de Formação Contínua em Matemática de Portugal: Narrativas das formadoras. In M. H. Martinho, R. A. Tomás Ferreira, I. Vale & H. Guimarães (Eds.), Atas do XXVII Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 535–537). Porto: Associação de Professores de Matemática. ISBN: 978-972-8768-63-8978-972-8768-63-8info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:52:18Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6917Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:15:58.518307Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O programa de formação contínua em matemática de Portugal: narrativas das formadoras |
title |
O programa de formação contínua em matemática de Portugal: narrativas das formadoras |
spellingShingle |
O programa de formação contínua em matemática de Portugal: narrativas das formadoras Pereira, Carlos André Bogéa Formação contínua Matemática |
title_short |
O programa de formação contínua em matemática de Portugal: narrativas das formadoras |
title_full |
O programa de formação contínua em matemática de Portugal: narrativas das formadoras |
title_fullStr |
O programa de formação contínua em matemática de Portugal: narrativas das formadoras |
title_full_unstemmed |
O programa de formação contínua em matemática de Portugal: narrativas das formadoras |
title_sort |
O programa de formação contínua em matemática de Portugal: narrativas das formadoras |
author |
Pereira, Carlos André Bogéa |
author_facet |
Pereira, Carlos André Bogéa Rodrigues, Margarida |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, Margarida |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Carlos André Bogéa Rodrigues, Margarida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação contínua Matemática |
topic |
Formação contínua Matemática |
description |
Entre os anos de 2005 e 2011, foi desenvolvido em Portugal o Programa de Formação Contínua em Matemática (PFCM), que alcançou os professores do 1º ciclo de escolarização, no primeiro ano de implantação, e 2º ciclo, no ano posterior. Para este trabalho, apresentamos a visão de seis formadoras (duas Doutoras na área da Educação Matemática, docentes do Ensino Superior em ESE’s de regiões distintas e coordenadoras dos grupos de formadores de professores nas suas respectivas ESE’s; e as outras quatro, docentes com vasta experiência, nos agrupamentos/escolas do 1º Ciclo, oriundas do Mestrado de Educação Matemática), sobre o desenvolvimento do PFCM. O nosso objetivo é refletir, a partir das narrativas, sobre a implementação do PFCM e suas contribuições para as formadoras. Tomaremos como aportes teóricos principais Connelly e Clandinin (1995), Serrazina (2012, 2013) e Sowder (2007). |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07 2016-07-01T00:00:00Z 2017-04-07T14:23:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/6917 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/6917 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Pereira, C. & Rodrigues, M. (2016). O Programa de Formação Contínua em Matemática de Portugal: Narrativas das formadoras. In M. H. Martinho, R. A. Tomás Ferreira, I. Vale & H. Guimarães (Eds.), Atas do XXVII Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 535–537). Porto: Associação de Professores de Matemática. ISBN: 978-972-8768-63-8 978-972-8768-63-8 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação de Professores de Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação de Professores de Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133419016290304 |