Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: promover o desenvolvimento da criança através do jogo de peças soltas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/30096 |
Resumo: | O presente relatório traduz a investigação realizada no âmbito das unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada, realizada em Creche e Pré-Escolar, na Universidade de Évora. A investigação sustenta-se na metodologia de investigação-ação procurando compreender as possibilidades de intervenção ao nível do jogo de peças soltas e analisando os seus benefícios para o desenvolvimento da criança. O jogo de peças soltas deriva da utilização de uma grande diversidade de materiais- “peças soltas” em construções / projetos / atividades lúdicas que apelam à criatividade da criança promovendo a sua aprendizagem e as suas interações sociais. Os resultados que emergiram deste estudo indicam que o jogo de peças soltas beneficia as crianças em várias áreas do seu desenvolvimento, nomeadamente, na interação entre pares, fortificando as relações de entreajuda, gerando nas crianças múltiplas formas de aprendizagem, sendo as próprias, os agentes condutores dessas aprendizagens, pois são as crianças que orientam a sua exploração; Supervised Teaching Practice in Pre-School Education: Promote the child's development through the loose parts play Abstract: This report reflects the research carried out in the scope of the curricular units of Supervised Teaching Practice, carried out in Nursery and Pre-School, at the University of Évora. The investigation is based on the research-action methodology, seeking to understand the possibilities of intervention at the level of playing loose pieces and analyzing its benefits for the child's development. The game of loose pieces derives from the use of a great variety of materials - "loose pieces" in constructions / projects / playful activities that appeal to the child's creativity, promoting their learning and their social interactions. The results that emerged from this study indicate that the game of loose pieces benefits children in various areas of their development, namely, in the interaction between peers, strengthening mutual help relationships, generating multiple forms of learning in children, the agents themselves. drivers of these learnings, as children guide their exploration. |
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Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: promover o desenvolvimento da criança através do jogo de peças soltasEducação Pré-EscolarCrecheJogo de Peças SoltasCriatividadeAprendizagemPre-School EducationNurseryLoose parts playCreativityLearningO presente relatório traduz a investigação realizada no âmbito das unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada, realizada em Creche e Pré-Escolar, na Universidade de Évora. A investigação sustenta-se na metodologia de investigação-ação procurando compreender as possibilidades de intervenção ao nível do jogo de peças soltas e analisando os seus benefícios para o desenvolvimento da criança. O jogo de peças soltas deriva da utilização de uma grande diversidade de materiais- “peças soltas” em construções / projetos / atividades lúdicas que apelam à criatividade da criança promovendo a sua aprendizagem e as suas interações sociais. Os resultados que emergiram deste estudo indicam que o jogo de peças soltas beneficia as crianças em várias áreas do seu desenvolvimento, nomeadamente, na interação entre pares, fortificando as relações de entreajuda, gerando nas crianças múltiplas formas de aprendizagem, sendo as próprias, os agentes condutores dessas aprendizagens, pois são as crianças que orientam a sua exploração; Supervised Teaching Practice in Pre-School Education: Promote the child's development through the loose parts play Abstract: This report reflects the research carried out in the scope of the curricular units of Supervised Teaching Practice, carried out in Nursery and Pre-School, at the University of Évora. The investigation is based on the research-action methodology, seeking to understand the possibilities of intervention at the level of playing loose pieces and analyzing its benefits for the child's development. The game of loose pieces derives from the use of a great variety of materials - "loose pieces" in constructions / projects / playful activities that appeal to the child's creativity, promoting their learning and their social interactions. The results that emerged from this study indicate that the game of loose pieces benefits children in various areas of their development, namely, in the interaction between peers, strengthening mutual help relationships, generating multiple forms of learning in children, the agents themselves. drivers of these learnings, as children guide their exploration.Universidade de Évora2021-08-31T14:45:07Z2021-08-312021-07-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/30096http://hdl.handle.net/10174/30096TID:202754979pordepartamento de Pedagogiacarolinacristo9@gmail.com676Cristo, Carolina Salvadinhainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:27:51Zoai:dspace.uevora.pt:10174/30096Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:19:39.045554Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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