Estudo da massa específica aparente solta de solos com comportamento laterítico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Gabriel Souza
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/252604
Resumo: O objetivo deste trabalho é determinar a massa específica solta de solos de comportamento laterítico utilizáveis em pavimentação rodoviária e investigar a utilização de corpos-de-prova alternativos para determinar a massa específica solta. A massa específica solta é um parâmetro para determinar o volume solto dos materiais transportados em serviços de terraplenagem. O volume solto impacta no número de viagens, com reflexos em condicionantes ambientais para a obra. Dentre os ensaios realizados, destacam-se: a granulometria e os limites físicos para determinar a classificação Transportation Research Board (TRB) e os ensaios mini-MCV e perda de massa por imersão, para a classificação MCT. O ensaio de compactação foi realizado na energia do Proctor normal. Para medir a massa específica solta foram adotados diferentes teores de umidade e moldes com diferentes tamanhos, formas e materiais. Com base nos dados, é possível afirmar que o comportamento do solo laterítico é diretamente relacionado com a variação do teor de umidade, sendo que a massa específica aumenta com o aumento da umidade, diminui na umidade ótima e continua a aumentar até atingir o limite de plastificação, resultando maiores valores de massa específica solta (e seca) e, portanto, menor empolamento. Desta forma, com o conhecimento assertivo da umidade do solo em análise é possível otimizar o número de viagens entre a área de empréstimo até o local da obra, fator que tem impacto direto para uma construção sustentável.
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