Estudo da massa específica aparente solta de solos com comportamento laterítico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/252604 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é determinar a massa específica solta de solos de comportamento laterítico utilizáveis em pavimentação rodoviária e investigar a utilização de corpos-de-prova alternativos para determinar a massa específica solta. A massa específica solta é um parâmetro para determinar o volume solto dos materiais transportados em serviços de terraplenagem. O volume solto impacta no número de viagens, com reflexos em condicionantes ambientais para a obra. Dentre os ensaios realizados, destacam-se: a granulometria e os limites físicos para determinar a classificação Transportation Research Board (TRB) e os ensaios mini-MCV e perda de massa por imersão, para a classificação MCT. O ensaio de compactação foi realizado na energia do Proctor normal. Para medir a massa específica solta foram adotados diferentes teores de umidade e moldes com diferentes tamanhos, formas e materiais. Com base nos dados, é possível afirmar que o comportamento do solo laterítico é diretamente relacionado com a variação do teor de umidade, sendo que a massa específica aumenta com o aumento da umidade, diminui na umidade ótima e continua a aumentar até atingir o limite de plastificação, resultando maiores valores de massa específica solta (e seca) e, portanto, menor empolamento. Desta forma, com o conhecimento assertivo da umidade do solo em análise é possível otimizar o número de viagens entre a área de empréstimo até o local da obra, fator que tem impacto direto para uma construção sustentável. |
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Estudo da massa específica aparente solta de solos com comportamento lateríticoStudy of the apparent loose specific mass of soils with lateritic behaviorMassa específica soltaPavimentação rodoviáriaCorpos de prova alternativosLoose specific massRoad pavingAlternative test specimensO objetivo deste trabalho é determinar a massa específica solta de solos de comportamento laterítico utilizáveis em pavimentação rodoviária e investigar a utilização de corpos-de-prova alternativos para determinar a massa específica solta. A massa específica solta é um parâmetro para determinar o volume solto dos materiais transportados em serviços de terraplenagem. O volume solto impacta no número de viagens, com reflexos em condicionantes ambientais para a obra. Dentre os ensaios realizados, destacam-se: a granulometria e os limites físicos para determinar a classificação Transportation Research Board (TRB) e os ensaios mini-MCV e perda de massa por imersão, para a classificação MCT. O ensaio de compactação foi realizado na energia do Proctor normal. Para medir a massa específica solta foram adotados diferentes teores de umidade e moldes com diferentes tamanhos, formas e materiais. Com base nos dados, é possível afirmar que o comportamento do solo laterítico é diretamente relacionado com a variação do teor de umidade, sendo que a massa específica aumenta com o aumento da umidade, diminui na umidade ótima e continua a aumentar até atingir o limite de plastificação, resultando maiores valores de massa específica solta (e seca) e, portanto, menor empolamento. Desta forma, com o conhecimento assertivo da umidade do solo em análise é possível otimizar o número de viagens entre a área de empréstimo até o local da obra, fator que tem impacto direto para uma construção sustentável.The aim of this study is to determine the loose specific mass of lateritic soils usable in road pavement and investigate the use of alternative specimen samples for determining the loose specific mass. Loose specific mass is a parameter used to determine the volume of loose materials transported in earthwork operations. The volume of loose materials impacts the number of trips, affecting environmental conditions on the construction site. Notable tests conducted include: granulometry and physical limits to determine the Transportation Research Board (TRB) classification, and the mini-MCV and mass loss by immersion tests for the MCT classification. The compaction test was carried out using the energy of the standard Proctor. To measure the loose specific mass, different moisture contents were adopted along with molds of varying sizes, shapes, and materials. Based on the data, it was possible to affirm that the behavior of lateritic soil is directly related to variations in moisture content. The loose specific mass increases with higher moisture content, decreases at the optimum moisture, and continues to increase until reaching the plastic limit, resulting in higher values of loose (and dry) specific mass and consequently, less bulking. Thus, with accurate knowledge of the soil moisture under analysis, optimization of the number of trips from the borrowing area to the construction site is achievable. This factor directly impacts sustainable construction practices.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lima, Jairo Salim Pinheiro de [UNESP]Lopes, Gabriel Souza2024-01-10T20:01:20Z2024-01-10T20:01:20Z2024-01-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfLOPES, Gabriel Souza. Estudo da massa específica aparente solta de solos com comportamento laterítico. 2024. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade de Engenharia, Universidade Estadual Paulista - Unesp, Ilha Solteira, 2024.https://hdl.handle.net/11449/252604porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-11T06:03:14Zoai:repositorio.unesp.br:11449/252604Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:55:56.487078Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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