O valor das práticas de Educação Parental: Visão dos profissionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Olívia da Conceição
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Costa-Lobo, Cristina, Menezes, José, Oliveira, Belkis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/2868
https://doi.org/http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362019002701653
Resumo: Com a redução da disponibilidade do apoio comunitário e da família alargada tradicional, por um lado, e das dificuldades associadas aos problemas atuais por outro, a Educação Parental (EP) surge como um campo emergente, fundamental para a resposta aos problemas que os pais, atualmente, enfrentam na educação dos seus filhos. Este artigo associa a formação dos profissionais deste campo, com a importância que estes atribuem às respetivas práticas. A amostra deste estudo é constituída por 180 profissionais a exercerem nesta área. Os participantes foram interrogados sobre a sua formação, através do questionário “Caracterização dos Profissionais/Dinamizadores de Programas de Educação Parental”, e sobre a importância atribuída às práticas de qualidade, com recurso ao questionário “Competências para o trabalho com os pais”. Os resultados revelam que a formação de nível avançado constitui um fator relevante na valorização das práticas de EP, por parte dos profissionais, o que implica a necessidade de uma resposta contingente das instituições de ensino superior. São analisados e discutidos os resultado, assinalando a sua pertinência para a intervenção na área.
id RCAP_d0f7c20ab3d35748d6f6d8d38eb14774
oai_identifier_str oai:repositorio.upt.pt:11328/2868
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O valor das práticas de Educação Parental: Visão dos profissionaisThe value of Parental Education practices: Vision of professionalsEl valor de las practicas de Educación Parental: Visión de los profesionalesParentalidade positivaEducação parentalFormação superior de Educadores ParentaisPositive parentingParental educationHigher education of parental educatorsParentalidad positivaEducación parentalFormación superior de educadores parentalesCom a redução da disponibilidade do apoio comunitário e da família alargada tradicional, por um lado, e das dificuldades associadas aos problemas atuais por outro, a Educação Parental (EP) surge como um campo emergente, fundamental para a resposta aos problemas que os pais, atualmente, enfrentam na educação dos seus filhos. Este artigo associa a formação dos profissionais deste campo, com a importância que estes atribuem às respetivas práticas. A amostra deste estudo é constituída por 180 profissionais a exercerem nesta área. Os participantes foram interrogados sobre a sua formação, através do questionário “Caracterização dos Profissionais/Dinamizadores de Programas de Educação Parental”, e sobre a importância atribuída às práticas de qualidade, com recurso ao questionário “Competências para o trabalho com os pais”. Os resultados revelam que a formação de nível avançado constitui um fator relevante na valorização das práticas de EP, por parte dos profissionais, o que implica a necessidade de uma resposta contingente das instituições de ensino superior. São analisados e discutidos os resultado, assinalando a sua pertinência para a intervenção na área.With the reduction of the availability of community support and the traditional extended family, on the one hand, and the difficulties associated with current problems on the other, Parental Education (PE) arises as an emerging field, fundamental for responding to problems that parents currently face in the education of their children. This article associates the training of professionals in this field, with the importance they attribute to their practices. The sample of this study is constituted by 180 professionals of this area. Participants were questioned about their training through the questionnaire "Characterization of Professionals / Dynamizers of Parental Education Programs", and about the importance attributed to quality practices, using the questionnaire "Skills for working with parents". The results show that advanced level training is a relevant factor in the valuation of PE practices by professionals, which implies the need for a contingent response from higher education institutions. The results are analyzed and discussed, indicating their relevance to the intervention in the area.Con la reducción de la disponibilidad del apoyo comunitario y de la familia ampliada tradicional, por un lado, y de las dificultades asociadas a los problemas actuales por otro, la Educación parental (EP) surge como un campo emergente, fundamental para la respuesta a los problemas que los padres, en la actualidad, se enfrentan en la educación de sus hijos. Este artículo asocia la formación de los profesionales de este campo, con la importancia que éstos atribuyen a las respetadas prácticas. La muestra de este estudio está constituida por 180 profesionales a ejercer en esta área. Los participantes fueron interrogados sobre su formación, a través del cuestionario "Caracterización de los Profesionales/Dinamizadores de Programas de Educación Parental", y sobre la importancia atribuida a las prácticas de calidad, con recurso al cuestionario "Competencias para el trabajo con los padres". Los resultados revelan que la formación de nivel avanzado constituye un factor relevante en la valorización de las prácticas de EP por parte de los profesionales, lo que implica la necesidad de una respuesta contingente de las instituciones de enseñanza superior. Se analizan y discute los resultados, señalando su pertinencia para la intervención en el área.2019-08-12T16:47:15Z2019-08-122019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCarvalho, O., Costa-Lobo, C., Menezes, J., & Oliveira, B. (2019). O valor das práticas de Educação Parental: Visão dos profissionais. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 27(104), 654-684. doi: 10.1590/s0104-40362019002701653. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2868http://hdl.handle.net/11328/2868Carvalho, O., Costa-Lobo, C., Menezes, J., & Oliveira, B. (2019). O valor das práticas de Educação Parental: Visão dos profissionais. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 27(104), 654-684. doi: 10.1590/s0104-40362019002701653. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2868http://hdl.handle.net/11328/2868https://doi.org/http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362019002701653por0104-40361809-4465http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362019000300654&tlng=pthttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Olívia da ConceiçãoCosta-Lobo, CristinaMenezes, JoséOliveira, Belkisreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:13:28Zoai:repositorio.upt.pt:11328/2868Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:41:40.356878Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O valor das práticas de Educação Parental: Visão dos profissionais
The value of Parental Education practices: Vision of professionals
El valor de las practicas de Educación Parental: Visión de los profesionales
title O valor das práticas de Educação Parental: Visão dos profissionais
spellingShingle O valor das práticas de Educação Parental: Visão dos profissionais
Carvalho, Olívia da Conceição
Parentalidade positiva
Educação parental
Formação superior de Educadores Parentais
Positive parenting
Parental education
Higher education of parental educators
Parentalidad positiva
Educación parental
Formación superior de educadores parentales
title_short O valor das práticas de Educação Parental: Visão dos profissionais
title_full O valor das práticas de Educação Parental: Visão dos profissionais
title_fullStr O valor das práticas de Educação Parental: Visão dos profissionais
title_full_unstemmed O valor das práticas de Educação Parental: Visão dos profissionais
title_sort O valor das práticas de Educação Parental: Visão dos profissionais
author Carvalho, Olívia da Conceição
author_facet Carvalho, Olívia da Conceição
Costa-Lobo, Cristina
Menezes, José
Oliveira, Belkis
author_role author
author2 Costa-Lobo, Cristina
Menezes, José
Oliveira, Belkis
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Olívia da Conceição
Costa-Lobo, Cristina
Menezes, José
Oliveira, Belkis
dc.subject.por.fl_str_mv Parentalidade positiva
Educação parental
Formação superior de Educadores Parentais
Positive parenting
Parental education
Higher education of parental educators
Parentalidad positiva
Educación parental
Formación superior de educadores parentales
topic Parentalidade positiva
Educação parental
Formação superior de Educadores Parentais
Positive parenting
Parental education
Higher education of parental educators
Parentalidad positiva
Educación parental
Formación superior de educadores parentales
description Com a redução da disponibilidade do apoio comunitário e da família alargada tradicional, por um lado, e das dificuldades associadas aos problemas atuais por outro, a Educação Parental (EP) surge como um campo emergente, fundamental para a resposta aos problemas que os pais, atualmente, enfrentam na educação dos seus filhos. Este artigo associa a formação dos profissionais deste campo, com a importância que estes atribuem às respetivas práticas. A amostra deste estudo é constituída por 180 profissionais a exercerem nesta área. Os participantes foram interrogados sobre a sua formação, através do questionário “Caracterização dos Profissionais/Dinamizadores de Programas de Educação Parental”, e sobre a importância atribuída às práticas de qualidade, com recurso ao questionário “Competências para o trabalho com os pais”. Os resultados revelam que a formação de nível avançado constitui um fator relevante na valorização das práticas de EP, por parte dos profissionais, o que implica a necessidade de uma resposta contingente das instituições de ensino superior. São analisados e discutidos os resultado, assinalando a sua pertinência para a intervenção na área.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-12T16:47:15Z
2019-08-12
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Carvalho, O., Costa-Lobo, C., Menezes, J., & Oliveira, B. (2019). O valor das práticas de Educação Parental: Visão dos profissionais. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 27(104), 654-684. doi: 10.1590/s0104-40362019002701653. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2868
http://hdl.handle.net/11328/2868
Carvalho, O., Costa-Lobo, C., Menezes, J., & Oliveira, B. (2019). O valor das práticas de Educação Parental: Visão dos profissionais. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 27(104), 654-684. doi: 10.1590/s0104-40362019002701653. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2868
http://hdl.handle.net/11328/2868
https://doi.org/http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362019002701653
identifier_str_mv Carvalho, O., Costa-Lobo, C., Menezes, J., & Oliveira, B. (2019). O valor das práticas de Educação Parental: Visão dos profissionais. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 27(104), 654-684. doi: 10.1590/s0104-40362019002701653. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2868
url http://hdl.handle.net/11328/2868
https://doi.org/http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362019002701653
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0104-4036
1809-4465
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362019000300654&tlng=pt
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134981015994368