A organização e tratamento de dados num grupo de pré-escolar e numa turma de 4º ano do 1º ciclo: Uma abordagem com tarefas do quotidiano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.12207/5337 |
Resumo: | O presente estudo insere-se nas Unidades Curriculares de Prática Profissional II e III, em contextos de Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico, respetivamente. Tem como objetivo investigar o contributo das tarefas do quotidiano na aprendizagem da Organização e Tratamento de Dados (OTD), num grupo de Pré-Escolar e numa turma de 4º ano do 1º Ciclo, tendo sido formuladas as seguintes questões de partida:-Como trabalhar a OTD na Educação Pré-Escolar e no 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico através de uma abordagem com tarefas do quotidiano? -Qual é o contributo das tarefas do quotidiano na construção do conhecimento e de outras capacidades inerentes ao processo de aprendizagem, nestes níveis de ensino ao nível da OTD? A metodologia aplicada segue uma abordagem qualitativa. Em termos de metodologia de investigação, e tratando-se de uma investigação em educação que visa refletir sobre a própria prática, foi selecionado o estudo de caso. As conclusões desta investigação remetem-nos para a importância das tarefas do quotidiano na promoção de aprendizagens ao nível da OTD e nas quais as crianças e os alunos evidenciaram um papel ativo em termos de participação e concretização. |
id |
RCAP_d10ad0d0b06d0e467b67514e1a8708cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/5337 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A organização e tratamento de dados num grupo de pré-escolar e numa turma de 4º ano do 1º ciclo: Uma abordagem com tarefas do quotidianoOrganização e tratamento de dadosTarefas do quotidianoResolução de problemasPré-escolar e 1º ciclo do ensino básicoO presente estudo insere-se nas Unidades Curriculares de Prática Profissional II e III, em contextos de Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico, respetivamente. Tem como objetivo investigar o contributo das tarefas do quotidiano na aprendizagem da Organização e Tratamento de Dados (OTD), num grupo de Pré-Escolar e numa turma de 4º ano do 1º Ciclo, tendo sido formuladas as seguintes questões de partida:-Como trabalhar a OTD na Educação Pré-Escolar e no 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico através de uma abordagem com tarefas do quotidiano? -Qual é o contributo das tarefas do quotidiano na construção do conhecimento e de outras capacidades inerentes ao processo de aprendizagem, nestes níveis de ensino ao nível da OTD? A metodologia aplicada segue uma abordagem qualitativa. Em termos de metodologia de investigação, e tratando-se de uma investigação em educação que visa refletir sobre a própria prática, foi selecionado o estudo de caso. As conclusões desta investigação remetem-nos para a importância das tarefas do quotidiano na promoção de aprendizagens ao nível da OTD e nas quais as crianças e os alunos evidenciaram um papel ativo em termos de participação e concretização.2021-03-16T14:04:43Z2020-07-23T00:00:00Z2020-07-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.12207/5337TID:202630013porBorralho, Alexandre Filipe Guerreiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T08:16:23Zoai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/5337Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:59:35.696163Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A organização e tratamento de dados num grupo de pré-escolar e numa turma de 4º ano do 1º ciclo: Uma abordagem com tarefas do quotidiano |
title |
A organização e tratamento de dados num grupo de pré-escolar e numa turma de 4º ano do 1º ciclo: Uma abordagem com tarefas do quotidiano |
spellingShingle |
A organização e tratamento de dados num grupo de pré-escolar e numa turma de 4º ano do 1º ciclo: Uma abordagem com tarefas do quotidiano Borralho, Alexandre Filipe Guerreiro Organização e tratamento de dados Tarefas do quotidiano Resolução de problemas Pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico |
title_short |
A organização e tratamento de dados num grupo de pré-escolar e numa turma de 4º ano do 1º ciclo: Uma abordagem com tarefas do quotidiano |
title_full |
A organização e tratamento de dados num grupo de pré-escolar e numa turma de 4º ano do 1º ciclo: Uma abordagem com tarefas do quotidiano |
title_fullStr |
A organização e tratamento de dados num grupo de pré-escolar e numa turma de 4º ano do 1º ciclo: Uma abordagem com tarefas do quotidiano |
title_full_unstemmed |
A organização e tratamento de dados num grupo de pré-escolar e numa turma de 4º ano do 1º ciclo: Uma abordagem com tarefas do quotidiano |
title_sort |
A organização e tratamento de dados num grupo de pré-escolar e numa turma de 4º ano do 1º ciclo: Uma abordagem com tarefas do quotidiano |
author |
Borralho, Alexandre Filipe Guerreiro |
author_facet |
Borralho, Alexandre Filipe Guerreiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borralho, Alexandre Filipe Guerreiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Organização e tratamento de dados Tarefas do quotidiano Resolução de problemas Pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico |
topic |
Organização e tratamento de dados Tarefas do quotidiano Resolução de problemas Pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico |
description |
O presente estudo insere-se nas Unidades Curriculares de Prática Profissional II e III, em contextos de Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico, respetivamente. Tem como objetivo investigar o contributo das tarefas do quotidiano na aprendizagem da Organização e Tratamento de Dados (OTD), num grupo de Pré-Escolar e numa turma de 4º ano do 1º Ciclo, tendo sido formuladas as seguintes questões de partida:-Como trabalhar a OTD na Educação Pré-Escolar e no 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico através de uma abordagem com tarefas do quotidiano? -Qual é o contributo das tarefas do quotidiano na construção do conhecimento e de outras capacidades inerentes ao processo de aprendizagem, nestes níveis de ensino ao nível da OTD? A metodologia aplicada segue uma abordagem qualitativa. Em termos de metodologia de investigação, e tratando-se de uma investigação em educação que visa refletir sobre a própria prática, foi selecionado o estudo de caso. As conclusões desta investigação remetem-nos para a importância das tarefas do quotidiano na promoção de aprendizagens ao nível da OTD e nas quais as crianças e os alunos evidenciaram um papel ativo em termos de participação e concretização. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-23T00:00:00Z 2020-07-23 2021-03-16T14:04:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.12207/5337 TID:202630013 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.12207/5337 |
identifier_str_mv |
TID:202630013 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129868831555584 |