A organização e tratamento de dados num grupo de pré-escolar e numa turma de 4º ano do 1º ciclo: Uma abordagem com tarefas do quotidiano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borralho, Alexandre Filipe Guerreiro
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.12207/5337
Resumo: O presente estudo insere-se nas Unidades Curriculares de Prática Profissional II e III, em contextos de Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico, respetivamente. Tem como objetivo investigar o contributo das tarefas do quotidiano na aprendizagem da Organização e Tratamento de Dados (OTD), num grupo de Pré-Escolar e numa turma de 4º ano do 1º Ciclo, tendo sido formuladas as seguintes questões de partida:-Como trabalhar a OTD na Educação Pré-Escolar e no 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico através de uma abordagem com tarefas do quotidiano? -Qual é o contributo das tarefas do quotidiano na construção do conhecimento e de outras capacidades inerentes ao processo de aprendizagem, nestes níveis de ensino ao nível da OTD? A metodologia aplicada segue uma abordagem qualitativa. Em termos de metodologia de investigação, e tratando-se de uma investigação em educação que visa refletir sobre a própria prática, foi selecionado o estudo de caso. As conclusões desta investigação remetem-nos para a importância das tarefas do quotidiano na promoção de aprendizagens ao nível da OTD e nas quais as crianças e os alunos evidenciaram um papel ativo em termos de participação e concretização.
id RCAP_d10ad0d0b06d0e467b67514e1a8708cd
oai_identifier_str oai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/5337
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A organização e tratamento de dados num grupo de pré-escolar e numa turma de 4º ano do 1º ciclo: Uma abordagem com tarefas do quotidianoOrganização e tratamento de dadosTarefas do quotidianoResolução de problemasPré-escolar e 1º ciclo do ensino básicoO presente estudo insere-se nas Unidades Curriculares de Prática Profissional II e III, em contextos de Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico, respetivamente. Tem como objetivo investigar o contributo das tarefas do quotidiano na aprendizagem da Organização e Tratamento de Dados (OTD), num grupo de Pré-Escolar e numa turma de 4º ano do 1º Ciclo, tendo sido formuladas as seguintes questões de partida:-Como trabalhar a OTD na Educação Pré-Escolar e no 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico através de uma abordagem com tarefas do quotidiano? -Qual é o contributo das tarefas do quotidiano na construção do conhecimento e de outras capacidades inerentes ao processo de aprendizagem, nestes níveis de ensino ao nível da OTD? A metodologia aplicada segue uma abordagem qualitativa. Em termos de metodologia de investigação, e tratando-se de uma investigação em educação que visa refletir sobre a própria prática, foi selecionado o estudo de caso. As conclusões desta investigação remetem-nos para a importância das tarefas do quotidiano na promoção de aprendizagens ao nível da OTD e nas quais as crianças e os alunos evidenciaram um papel ativo em termos de participação e concretização.2021-03-16T14:04:43Z2020-07-23T00:00:00Z2020-07-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.12207/5337TID:202630013porBorralho, Alexandre Filipe Guerreiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T08:16:23Zoai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/5337Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:59:35.696163Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A organização e tratamento de dados num grupo de pré-escolar e numa turma de 4º ano do 1º ciclo: Uma abordagem com tarefas do quotidiano
title A organização e tratamento de dados num grupo de pré-escolar e numa turma de 4º ano do 1º ciclo: Uma abordagem com tarefas do quotidiano
spellingShingle A organização e tratamento de dados num grupo de pré-escolar e numa turma de 4º ano do 1º ciclo: Uma abordagem com tarefas do quotidiano
Borralho, Alexandre Filipe Guerreiro
Organização e tratamento de dados
Tarefas do quotidiano
Resolução de problemas
Pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico
title_short A organização e tratamento de dados num grupo de pré-escolar e numa turma de 4º ano do 1º ciclo: Uma abordagem com tarefas do quotidiano
title_full A organização e tratamento de dados num grupo de pré-escolar e numa turma de 4º ano do 1º ciclo: Uma abordagem com tarefas do quotidiano
title_fullStr A organização e tratamento de dados num grupo de pré-escolar e numa turma de 4º ano do 1º ciclo: Uma abordagem com tarefas do quotidiano
title_full_unstemmed A organização e tratamento de dados num grupo de pré-escolar e numa turma de 4º ano do 1º ciclo: Uma abordagem com tarefas do quotidiano
title_sort A organização e tratamento de dados num grupo de pré-escolar e numa turma de 4º ano do 1º ciclo: Uma abordagem com tarefas do quotidiano
author Borralho, Alexandre Filipe Guerreiro
author_facet Borralho, Alexandre Filipe Guerreiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borralho, Alexandre Filipe Guerreiro
dc.subject.por.fl_str_mv Organização e tratamento de dados
Tarefas do quotidiano
Resolução de problemas
Pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico
topic Organização e tratamento de dados
Tarefas do quotidiano
Resolução de problemas
Pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico
description O presente estudo insere-se nas Unidades Curriculares de Prática Profissional II e III, em contextos de Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico, respetivamente. Tem como objetivo investigar o contributo das tarefas do quotidiano na aprendizagem da Organização e Tratamento de Dados (OTD), num grupo de Pré-Escolar e numa turma de 4º ano do 1º Ciclo, tendo sido formuladas as seguintes questões de partida:-Como trabalhar a OTD na Educação Pré-Escolar e no 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico através de uma abordagem com tarefas do quotidiano? -Qual é o contributo das tarefas do quotidiano na construção do conhecimento e de outras capacidades inerentes ao processo de aprendizagem, nestes níveis de ensino ao nível da OTD? A metodologia aplicada segue uma abordagem qualitativa. Em termos de metodologia de investigação, e tratando-se de uma investigação em educação que visa refletir sobre a própria prática, foi selecionado o estudo de caso. As conclusões desta investigação remetem-nos para a importância das tarefas do quotidiano na promoção de aprendizagens ao nível da OTD e nas quais as crianças e os alunos evidenciaram um papel ativo em termos de participação e concretização.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-23T00:00:00Z
2020-07-23
2021-03-16T14:04:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.12207/5337
TID:202630013
url http://hdl.handle.net/20.500.12207/5337
identifier_str_mv TID:202630013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129868831555584