Estratégias de resolução de problemas: um estudo com alunos do 3º ano do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Sónia Raquel Soares de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/25914
Resumo: Este estudo foi desenvolvido na Unidade Curricular Prática Pedagógica Supervisionada, parte integrante do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). A principal finalidade desta investigação consistiu da compreensão da sequência de atividades desenvolvidas por alunos do 3.º ano, quando confrontados com problemas matemáticos. Tendo em conta os objetivos desta investigação, formularam-se as seguintes questões de investigação: Quais as estratégias utilizadas pelos alunos na resolução de problemas? Quais as dificuldades dos mesmos na resolução de problemas? De forma a dar resposta a estas questões, a metodologia de investigação de suporte seguiu uma abordagem de natureza qualitativa com caraterísticas de investigação - ação. Através da análise dos dados recolhidos, através da implementação de problemas que envolveram números fracionários, perímetro, áreas, entre outros conteúdos, foi possível identificar que os alunos aplicaram as estratégias esperadas. Os alunos recorreram maioritariamente às operações (adição/divisão/multiplicação/subtração), seguindo-se o diagrama e esporadicamente recorreram a tabelas. As principais dificuldades dos alunos incidiram essencialmente na compreensão e interpretação do problema, no descobrimento do conteúdo e na dificuldade numa etapa do procedimento. Constatou-se que os alunos sentem mais dificuldades nos problemas do tipo de dois passos devido à complexidade dos mesmos
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