Perturbação de hiperactividade com défice de atenção
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/77 |
Resumo: | Este projecto de intervenção na área de Educação Especial surge no âmbito do Mestrado em Educação Especial – levado a cabo na Universidade Portucalense do Porto. Foi implementado um estudo de caso sobre dezoito discentes com Perturbação de Hiperactividade com Défice de Atenção (PHDA) com o objectivo de contribuir para dar resposta a alunos, professores, família e comunidade envolvente na resolução dos problemas surgidos perante esta problemática comportamental. A hiperactividade na criança é uma perturbação frequente que não se limita apenas a uma agitação intensa, mas que se caracteriza pela associação destes sintomas motores a distúrbios invalidantes da atenção assim como do controlo dos impulsos. O estudo dos factores etiológicos demonstra que alguns destes parecem ter um peso maior, nomeadamente os factores neurobiológicos e genéticos. É com base neste aspecto neurobiológico que se utilizam fármacos psico-estimulantes no tratamento da PHDA. O estudo da problemática desta perturbação tem como vectores fundamentais: hiperactividade, impulsividade, atenção, e aprendizagem. Revela-se de importância fundamental todo um trabalho de equipa integrando profissionais de diferentes áreas, já que o aluno poderá necessitar, ao longo do seu percurso académico, de apoio psicoterapêutico, orientação familiar, terapia da fala ou tratamento farmacológico. |
id |
RCAP_d1126c5a3064bf034905b4a3de1d12be |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.upt.pt:11328/77 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Perturbação de hiperactividade com défice de atençãoAprendizagemDéfice de atençãoEstratégias de ensinoHiperactividadeImpulsividadeTMEEste projecto de intervenção na área de Educação Especial surge no âmbito do Mestrado em Educação Especial – levado a cabo na Universidade Portucalense do Porto. Foi implementado um estudo de caso sobre dezoito discentes com Perturbação de Hiperactividade com Défice de Atenção (PHDA) com o objectivo de contribuir para dar resposta a alunos, professores, família e comunidade envolvente na resolução dos problemas surgidos perante esta problemática comportamental. A hiperactividade na criança é uma perturbação frequente que não se limita apenas a uma agitação intensa, mas que se caracteriza pela associação destes sintomas motores a distúrbios invalidantes da atenção assim como do controlo dos impulsos. O estudo dos factores etiológicos demonstra que alguns destes parecem ter um peso maior, nomeadamente os factores neurobiológicos e genéticos. É com base neste aspecto neurobiológico que se utilizam fármacos psico-estimulantes no tratamento da PHDA. O estudo da problemática desta perturbação tem como vectores fundamentais: hiperactividade, impulsividade, atenção, e aprendizagem. Revela-se de importância fundamental todo um trabalho de equipa integrando profissionais de diferentes áreas, já que o aluno poderá necessitar, ao longo do seu percurso académico, de apoio psicoterapêutico, orientação familiar, terapia da fala ou tratamento farmacológico.Orientação: Prof.ª Doutora Maria Celeste Sousa Lopes.2013-08-14T17:59:50Z2010-11-23T13:55:12Z2010-11-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOliveira, R. M. M. (2010). Perturbação de Hiperactividade com Défice de Atenção [Dissertação de Mestrado em Educação Especial, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/77http://hdl.handle.net/11328/77Oliveira, R. M. M. (2010). Perturbação de Hiperactividade com Défice de Atenção [Dissertação de Mestrado em Educação Especial, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/77http://hdl.handle.net/11328/77porCota: TME 415Oliveira, Rosa Maria Moreira deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:14:06Zoai:repositorio.upt.pt:11328/77Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:41:50.149360Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perturbação de hiperactividade com défice de atenção |
title |
Perturbação de hiperactividade com défice de atenção |
spellingShingle |
Perturbação de hiperactividade com défice de atenção Oliveira, Rosa Maria Moreira de Aprendizagem Défice de atenção Estratégias de ensino Hiperactividade Impulsividade TME |
title_short |
Perturbação de hiperactividade com défice de atenção |
title_full |
Perturbação de hiperactividade com défice de atenção |
title_fullStr |
Perturbação de hiperactividade com défice de atenção |
title_full_unstemmed |
Perturbação de hiperactividade com défice de atenção |
title_sort |
Perturbação de hiperactividade com défice de atenção |
author |
Oliveira, Rosa Maria Moreira de |
author_facet |
Oliveira, Rosa Maria Moreira de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Rosa Maria Moreira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Défice de atenção Estratégias de ensino Hiperactividade Impulsividade TME |
topic |
Aprendizagem Défice de atenção Estratégias de ensino Hiperactividade Impulsividade TME |
description |
Este projecto de intervenção na área de Educação Especial surge no âmbito do Mestrado em Educação Especial – levado a cabo na Universidade Portucalense do Porto. Foi implementado um estudo de caso sobre dezoito discentes com Perturbação de Hiperactividade com Défice de Atenção (PHDA) com o objectivo de contribuir para dar resposta a alunos, professores, família e comunidade envolvente na resolução dos problemas surgidos perante esta problemática comportamental. A hiperactividade na criança é uma perturbação frequente que não se limita apenas a uma agitação intensa, mas que se caracteriza pela associação destes sintomas motores a distúrbios invalidantes da atenção assim como do controlo dos impulsos. O estudo dos factores etiológicos demonstra que alguns destes parecem ter um peso maior, nomeadamente os factores neurobiológicos e genéticos. É com base neste aspecto neurobiológico que se utilizam fármacos psico-estimulantes no tratamento da PHDA. O estudo da problemática desta perturbação tem como vectores fundamentais: hiperactividade, impulsividade, atenção, e aprendizagem. Revela-se de importância fundamental todo um trabalho de equipa integrando profissionais de diferentes áreas, já que o aluno poderá necessitar, ao longo do seu percurso académico, de apoio psicoterapêutico, orientação familiar, terapia da fala ou tratamento farmacológico. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-11-23T13:55:12Z 2010-11-23 2013-08-14T17:59:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Oliveira, R. M. M. (2010). Perturbação de Hiperactividade com Défice de Atenção [Dissertação de Mestrado em Educação Especial, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/77 http://hdl.handle.net/11328/77 Oliveira, R. M. M. (2010). Perturbação de Hiperactividade com Défice de Atenção [Dissertação de Mestrado em Educação Especial, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/77 http://hdl.handle.net/11328/77 |
identifier_str_mv |
Oliveira, R. M. M. (2010). Perturbação de Hiperactividade com Défice de Atenção [Dissertação de Mestrado em Educação Especial, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/77 |
url |
http://hdl.handle.net/11328/77 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Cota: TME 415 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134982951665664 |