Percepções dos pais sobre os direitos, deveres e práticas associados à paternidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavaleiro, Vânia Filipa Gomes Almeida
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/21830
Resumo: Dissertação de Mestrado em Educação e Formação de Adultos e Intervenção Comunitária, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
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spelling Percepções dos pais sobre os direitos, deveres e práticas associados à paternidadePais, direitos e deveresPais, educação dos filhosDissertação de Mestrado em Educação e Formação de Adultos e Intervenção Comunitária, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de CoimbraTanto os homens como as mulheres têm sido sujeitos a algum tipo de discriminação associada ao género, embora elas em maior escala do que eles. Por isso, o género, construto social que tem servido para avaliar os comportamentos e os traços que a sociedade considera adequados que os homens e as mulheres tenham, deverá receber uma atenção especial no domínio da educação e formação de adultos, em virtude das suas implicações para a compreensão das dinâmicas sociais. Verificando-se a entrada das mulheres na esfera pública, devido, essencialmente, à sua crescente integração no mundo do trabalho, espera-se, na mesma medida, que o homem também ocupe um lugar preponderante na esfera privada, de modo a alcançar-se a participação equilibrada dos homens e das mulheres nas diferentes esferas da vida. Para que isto ocorra é essencial ultrapassarem-se os estereótipos de género, que limitam o desempenho dos papéis sociais e normalizam, injustamente, os comportamentos, atitudes e capacidades dos homens e das mulheres. Neste contexto, a família e, em particular, os pais e as mães, que servem de modelos às suas crianças, ganham especial relevância, na medida em que a educação que veiculam está impregnada de mensagens sobre o que eles e elas devem ser e fazer, logo, podem constituir fontes de informação estereotipada decorrentes de uma certa ordem social de género. Neste contexto, apresentamos uma investigação, enquadrada na educação de adultos, que consistiu em conhecer as perceções dos pais, divorciados, quanto aos seus direitos, deveres e práticas associados à paternidade, com o objectivo geral de compreendermos como percecionam o seu envolvimento no cuidado e educação dos filhos e filhas. Com efeito, entrevistámos três participantes, com idades compreendidas entre os 40 e os 56 anos, através de um guião de entrevista semiestruturada, construído para o efeito. Em consonância com os estereótipos, os participantes foram consensuais na ideia de que a educação dos rapazes deve ser diferente da das raparigas na medida em que elas necessitam de mais protecção do que eles e no facto de os brinquedos, embora possam ser oferecidos de maneira diferenciada consoante o sexo da criança, não exercem qualquer tipo de influência nas escolhas e interesses vocacionais dos rapazes e das raparigas, em termos futuros. Nos restantes pontos, nomeadamente na perceção dos direitos e deveres associados à paternidade, no cuidado e educação dos filhos e das filhas, da maternidade versus paternidade, não houve convergência de opiniões. Apesar das limitações metodológicas deste trabalho, por ter incluído apenas três casos, acreditamos que pode contribuir para alertar para a necessidade de se promover a reflexão sobre o que é ser pai.Both men and women have been subjected to some kind of discrimination linked to gender, although women more widely than men. Therefore, the gender, social construct that has served to evaluate the behaviours and traits that society considers suitable that men and women have, should receive special attention in the field of education and training of adults, because of their implications for the understanding of social dynamics. Having in mind the entrance of women in the public sphere, due mainly to its growing integration into the world of work, it is hoped, to the same extent, that men also occupy a predominant place in the private sphere, in order to achieve the equal participation of men and women in different spheres of life. In order to achieve this goal, it is essential to overcome the gender stereotypes that limit the performance of social roles and normalize, unjustly, behaviours, attitudes and abilities of men and women. In this context, the family and, in particular, the fathers and mothers who serve as role models to their children, have particular relevance, insofar as education that they transmit is full of messages about what they should be and do, therefore, parents may be sources of stereotypical information arising from a certain gender social order. In this context, we present an investigation, framed in adult education, which consisted of knowing the perceptions of parents, divorced, about their rights, duties and practices associated with paternity, with the main aim of understanding how they perceive their involvement in the care and education of sons and daughters. Indeed, we interviewed three participants, aged between 40 and 56, using a semi-structured interview guide, built for this purpose. In line with the stereotypes, the participants agreed on the idea that education of boys must be different from that of girls because girls require more protection than boys. The results also showed the idea that the toys, though they may be offered differently depending on the sex of the child, don’t exert any kind of future influence on choices and vocational interests of boys and girls. In other points, namely the perception of rights and duties associated with parenthood, in the care and education of boys and girls, of motherhood versus paternity, there were no convergence of opinions. Despite the methodological limitations of this work, due to the fact it only focuses three cases, we believe it can draw attention to the need of thinking on about what it means to be a father.2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/21830http://hdl.handle.net/10316/21830porCavaleiro, Vânia Filipa Gomes Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:50Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/21830Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:49:15.262498Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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