O papel do gestor escolar na qualidade da escola pública: um estudo de caso no bairro da Marambaia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braga, Isolda Brasil
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/11474
Resumo: Este estudo teve como objetivo compreender o papel do gestor escolar na busca do alcance da qualidade em escolas públicas do Estado do Pará, enfatizando e otimizando a sua função como profissional fundamental ao serviço da educação. Para tal foram formulados como objetivos específicos: 1. Identificar as dificuldades vivenciadas pelos gestores escolares. 2. Verificar se a atuação do gestor escolar encontra-se pautada no planejamento. 3. Evidenciar a importância e a necessidade de uma atuação dinâmica do gestor escolar. O estudo transcorreu em quatro das dez escolas estaduais e conveniadas que fazem parte da UNIDADE SEDUC NA ESCOLA - USE 8, localizada no bairro da Marambaia, em Belém do Pará. Foram informantes quatro dos dez gestores escolares das escolas que compõe esta USE, e um percentual de 30% dos professores das mesmas escolas, totalizando vinte e sete professores pesquisados. A metodologia utilizada na investigação é de abordagem qualitativa, adotando os pressupostos do estudo de caso; foram realizadas entrevistas com os gestores escolares, bem como aplicação de questionário aos professores das escolas pesquisadas. Este estudo mostrou-nos que os gestores escolares têm lugar importante; no entanto, ainda existe uma falta de clareza das atribuições próprias do gestor escolar que elevam suas competências para além das burocráticas; é necessário que mudem alguns paradigmas e se submetam a uma renovação permanente em termos de definição de sua missão, assim como a organização das ações na busca constante de sua identidade, para que estes compreendam uma nova lógica que venha nortear o fazer pedagógico; ### TITLE:The function of the school manager in the quality of public school: a case study in the neighborhood of Marambaia ABSTRACT: This study aimed to understand the function of the school manager in the search of reach quality in the public schools of the State of Pará , emphasizing and enhancing his/her function as a key professional in the service of education. To this end, we formulated the following objectives: 1. Identify the difficulties experienced by school managers. 2. Check if the actions of the school manager is guided in planning. 3. Enhance the importance and need for a dynamic performance school manager . The study passed in four of the ten state schools and cooperation agreements that are part of SEDUC UNIT AT SCHOOL - USE 8 , located in the neighborhood of Marambaia in Belém of Pará informants were four of the ten school managers of the schools that make up this USE , and percentage of 30 % of teachers in the same schools, totaling twenty-seven teachers surveyed . The methodology used in the research is a qualitative approach , adopting the assumptions of the case study , interviews were conducted with school administrators , as well as a questionnaire to the teachers of the schools surveyed . This study showed us that school managers have a important position , however , there is still a lack of clarity in the attributions of school manager that elevate their skills beyond the bureaucratic , it is necessary to change some paradigms and submit them to a constant renewal in terms of defining its mission , as well as the organization of actions in constant search of their identity , so that they understand a new logic that will guide the pedagogical practice .
id RCAP_d13a64d73d461367b34b39b33e4b8df9
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/11474
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel do gestor escolar na qualidade da escola pública: um estudo de caso no bairro da MarambaiaGestãoGestor escolarQualidadeOrganizaçãoEscola públicaManagementSchool managementQualityOrganizationPublic schoolEste estudo teve como objetivo compreender o papel do gestor escolar na busca do alcance da qualidade em escolas públicas do Estado do Pará, enfatizando e otimizando a sua função como profissional fundamental ao serviço da educação. Para tal foram formulados como objetivos específicos: 1. Identificar as dificuldades vivenciadas pelos gestores escolares. 2. Verificar se a atuação do gestor escolar encontra-se pautada no planejamento. 3. Evidenciar a importância e a necessidade de uma atuação dinâmica do gestor escolar. O estudo transcorreu em quatro das dez escolas estaduais e conveniadas que fazem parte da UNIDADE SEDUC NA ESCOLA - USE 8, localizada no bairro da Marambaia, em Belém do Pará. Foram informantes quatro dos dez gestores escolares das escolas que compõe esta USE, e um percentual de 30% dos professores das mesmas escolas, totalizando vinte e sete professores pesquisados. A metodologia utilizada na investigação é de abordagem qualitativa, adotando os pressupostos do estudo de caso; foram realizadas entrevistas com os gestores escolares, bem como aplicação de questionário aos professores das escolas pesquisadas. Este estudo mostrou-nos que os gestores escolares têm lugar importante; no entanto, ainda existe uma falta de clareza das atribuições próprias do gestor escolar que elevam suas competências para além das burocráticas; é necessário que mudem alguns paradigmas e se submetam a uma renovação permanente em termos de definição de sua missão, assim como a organização das ações na busca constante de sua identidade, para que estes compreendam uma nova lógica que venha nortear o fazer pedagógico; ### TITLE:The function of the school manager in the quality of public school: a case study in the neighborhood of Marambaia ABSTRACT: This study aimed to understand the function of the school manager in the search of reach quality in the public schools of the State of Pará , emphasizing and enhancing his/her function as a key professional in the service of education. To this end, we formulated the following objectives: 1. Identify the difficulties experienced by school managers. 2. Check if the actions of the school manager is guided in planning. 3. Enhance the importance and need for a dynamic performance school manager . The study passed in four of the ten state schools and cooperation agreements that are part of SEDUC UNIT AT SCHOOL - USE 8 , located in the neighborhood of Marambaia in Belém of Pará informants were four of the ten school managers of the schools that make up this USE , and percentage of 30 % of teachers in the same schools, totaling twenty-seven teachers surveyed . The methodology used in the research is a qualitative approach , adopting the assumptions of the case study , interviews were conducted with school administrators , as well as a questionnaire to the teachers of the schools surveyed . This study showed us that school managers have a important position , however , there is still a lack of clarity in the attributions of school manager that elevate their skills beyond the bureaucratic , it is necessary to change some paradigms and submit them to a constant renewal in terms of defining its mission , as well as the organization of actions in constant search of their identity , so that they understand a new logic that will guide the pedagogical practice .Universidade de Évora2014-09-26T16:22:58Z2014-09-262014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/11474http://hdl.handle.net/10174/11474TID:201241927porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoisoldabrasil@yahoo.com.br229Braga, Isolda Brasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:54:58Zoai:dspace.uevora.pt:10174/11474Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:04.939392Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel do gestor escolar na qualidade da escola pública: um estudo de caso no bairro da Marambaia
title O papel do gestor escolar na qualidade da escola pública: um estudo de caso no bairro da Marambaia
spellingShingle O papel do gestor escolar na qualidade da escola pública: um estudo de caso no bairro da Marambaia
Braga, Isolda Brasil
Gestão
Gestor escolar
Qualidade
Organização
Escola pública
Management
School management
Quality
Organization
Public school
title_short O papel do gestor escolar na qualidade da escola pública: um estudo de caso no bairro da Marambaia
title_full O papel do gestor escolar na qualidade da escola pública: um estudo de caso no bairro da Marambaia
title_fullStr O papel do gestor escolar na qualidade da escola pública: um estudo de caso no bairro da Marambaia
title_full_unstemmed O papel do gestor escolar na qualidade da escola pública: um estudo de caso no bairro da Marambaia
title_sort O papel do gestor escolar na qualidade da escola pública: um estudo de caso no bairro da Marambaia
author Braga, Isolda Brasil
author_facet Braga, Isolda Brasil
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Braga, Isolda Brasil
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão
Gestor escolar
Qualidade
Organização
Escola pública
Management
School management
Quality
Organization
Public school
topic Gestão
Gestor escolar
Qualidade
Organização
Escola pública
Management
School management
Quality
Organization
Public school
description Este estudo teve como objetivo compreender o papel do gestor escolar na busca do alcance da qualidade em escolas públicas do Estado do Pará, enfatizando e otimizando a sua função como profissional fundamental ao serviço da educação. Para tal foram formulados como objetivos específicos: 1. Identificar as dificuldades vivenciadas pelos gestores escolares. 2. Verificar se a atuação do gestor escolar encontra-se pautada no planejamento. 3. Evidenciar a importância e a necessidade de uma atuação dinâmica do gestor escolar. O estudo transcorreu em quatro das dez escolas estaduais e conveniadas que fazem parte da UNIDADE SEDUC NA ESCOLA - USE 8, localizada no bairro da Marambaia, em Belém do Pará. Foram informantes quatro dos dez gestores escolares das escolas que compõe esta USE, e um percentual de 30% dos professores das mesmas escolas, totalizando vinte e sete professores pesquisados. A metodologia utilizada na investigação é de abordagem qualitativa, adotando os pressupostos do estudo de caso; foram realizadas entrevistas com os gestores escolares, bem como aplicação de questionário aos professores das escolas pesquisadas. Este estudo mostrou-nos que os gestores escolares têm lugar importante; no entanto, ainda existe uma falta de clareza das atribuições próprias do gestor escolar que elevam suas competências para além das burocráticas; é necessário que mudem alguns paradigmas e se submetam a uma renovação permanente em termos de definição de sua missão, assim como a organização das ações na busca constante de sua identidade, para que estes compreendam uma nova lógica que venha nortear o fazer pedagógico; ### TITLE:The function of the school manager in the quality of public school: a case study in the neighborhood of Marambaia ABSTRACT: This study aimed to understand the function of the school manager in the search of reach quality in the public schools of the State of Pará , emphasizing and enhancing his/her function as a key professional in the service of education. To this end, we formulated the following objectives: 1. Identify the difficulties experienced by school managers. 2. Check if the actions of the school manager is guided in planning. 3. Enhance the importance and need for a dynamic performance school manager . The study passed in four of the ten state schools and cooperation agreements that are part of SEDUC UNIT AT SCHOOL - USE 8 , located in the neighborhood of Marambaia in Belém of Pará informants were four of the ten school managers of the schools that make up this USE , and percentage of 30 % of teachers in the same schools, totaling twenty-seven teachers surveyed . The methodology used in the research is a qualitative approach , adopting the assumptions of the case study , interviews were conducted with school administrators , as well as a questionnaire to the teachers of the schools surveyed . This study showed us that school managers have a important position , however , there is still a lack of clarity in the attributions of school manager that elevate their skills beyond the bureaucratic , it is necessary to change some paradigms and submit them to a constant renewal in terms of defining its mission , as well as the organization of actions in constant search of their identity , so that they understand a new logic that will guide the pedagogical practice .
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-26T16:22:58Z
2014-09-26
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/11474
http://hdl.handle.net/10174/11474
TID:201241927
url http://hdl.handle.net/10174/11474
identifier_str_mv TID:201241927
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
isoldabrasil@yahoo.com.br
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136536275451904