O papel do gestor escolar na qualidade da escola pública: um estudo de caso no bairro da Marambaia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/11474 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo compreender o papel do gestor escolar na busca do alcance da qualidade em escolas públicas do Estado do Pará, enfatizando e otimizando a sua função como profissional fundamental ao serviço da educação. Para tal foram formulados como objetivos específicos: 1. Identificar as dificuldades vivenciadas pelos gestores escolares. 2. Verificar se a atuação do gestor escolar encontra-se pautada no planejamento. 3. Evidenciar a importância e a necessidade de uma atuação dinâmica do gestor escolar. O estudo transcorreu em quatro das dez escolas estaduais e conveniadas que fazem parte da UNIDADE SEDUC NA ESCOLA - USE 8, localizada no bairro da Marambaia, em Belém do Pará. Foram informantes quatro dos dez gestores escolares das escolas que compõe esta USE, e um percentual de 30% dos professores das mesmas escolas, totalizando vinte e sete professores pesquisados. A metodologia utilizada na investigação é de abordagem qualitativa, adotando os pressupostos do estudo de caso; foram realizadas entrevistas com os gestores escolares, bem como aplicação de questionário aos professores das escolas pesquisadas. Este estudo mostrou-nos que os gestores escolares têm lugar importante; no entanto, ainda existe uma falta de clareza das atribuições próprias do gestor escolar que elevam suas competências para além das burocráticas; é necessário que mudem alguns paradigmas e se submetam a uma renovação permanente em termos de definição de sua missão, assim como a organização das ações na busca constante de sua identidade, para que estes compreendam uma nova lógica que venha nortear o fazer pedagógico; ### TITLE:The function of the school manager in the quality of public school: a case study in the neighborhood of Marambaia ABSTRACT: This study aimed to understand the function of the school manager in the search of reach quality in the public schools of the State of Pará , emphasizing and enhancing his/her function as a key professional in the service of education. To this end, we formulated the following objectives: 1. Identify the difficulties experienced by school managers. 2. Check if the actions of the school manager is guided in planning. 3. Enhance the importance and need for a dynamic performance school manager . The study passed in four of the ten state schools and cooperation agreements that are part of SEDUC UNIT AT SCHOOL - USE 8 , located in the neighborhood of Marambaia in Belém of Pará informants were four of the ten school managers of the schools that make up this USE , and percentage of 30 % of teachers in the same schools, totaling twenty-seven teachers surveyed . The methodology used in the research is a qualitative approach , adopting the assumptions of the case study , interviews were conducted with school administrators , as well as a questionnaire to the teachers of the schools surveyed . This study showed us that school managers have a important position , however , there is still a lack of clarity in the attributions of school manager that elevate their skills beyond the bureaucratic , it is necessary to change some paradigms and submit them to a constant renewal in terms of defining its mission , as well as the organization of actions in constant search of their identity , so that they understand a new logic that will guide the pedagogical practice . |
id |
RCAP_d13a64d73d461367b34b39b33e4b8df9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/11474 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O papel do gestor escolar na qualidade da escola pública: um estudo de caso no bairro da MarambaiaGestãoGestor escolarQualidadeOrganizaçãoEscola públicaManagementSchool managementQualityOrganizationPublic schoolEste estudo teve como objetivo compreender o papel do gestor escolar na busca do alcance da qualidade em escolas públicas do Estado do Pará, enfatizando e otimizando a sua função como profissional fundamental ao serviço da educação. Para tal foram formulados como objetivos específicos: 1. Identificar as dificuldades vivenciadas pelos gestores escolares. 2. Verificar se a atuação do gestor escolar encontra-se pautada no planejamento. 3. Evidenciar a importância e a necessidade de uma atuação dinâmica do gestor escolar. O estudo transcorreu em quatro das dez escolas estaduais e conveniadas que fazem parte da UNIDADE SEDUC NA ESCOLA - USE 8, localizada no bairro da Marambaia, em Belém do Pará. Foram informantes quatro dos dez gestores escolares das escolas que compõe esta USE, e um percentual de 30% dos professores das mesmas escolas, totalizando vinte e sete professores pesquisados. A metodologia utilizada na investigação é de abordagem qualitativa, adotando os pressupostos do estudo de caso; foram realizadas entrevistas com os gestores escolares, bem como aplicação de questionário aos professores das escolas pesquisadas. Este estudo mostrou-nos que os gestores escolares têm lugar importante; no entanto, ainda existe uma falta de clareza das atribuições próprias do gestor escolar que elevam suas competências para além das burocráticas; é necessário que mudem alguns paradigmas e se submetam a uma renovação permanente em termos de definição de sua missão, assim como a organização das ações na busca constante de sua identidade, para que estes compreendam uma nova lógica que venha nortear o fazer pedagógico; ### TITLE:The function of the school manager in the quality of public school: a case study in the neighborhood of Marambaia ABSTRACT: This study aimed to understand the function of the school manager in the search of reach quality in the public schools of the State of Pará , emphasizing and enhancing his/her function as a key professional in the service of education. To this end, we formulated the following objectives: 1. Identify the difficulties experienced by school managers. 2. Check if the actions of the school manager is guided in planning. 3. Enhance the importance and need for a dynamic performance school manager . The study passed in four of the ten state schools and cooperation agreements that are part of SEDUC UNIT AT SCHOOL - USE 8 , located in the neighborhood of Marambaia in Belém of Pará informants were four of the ten school managers of the schools that make up this USE , and percentage of 30 % of teachers in the same schools, totaling twenty-seven teachers surveyed . The methodology used in the research is a qualitative approach , adopting the assumptions of the case study , interviews were conducted with school administrators , as well as a questionnaire to the teachers of the schools surveyed . This study showed us that school managers have a important position , however , there is still a lack of clarity in the attributions of school manager that elevate their skills beyond the bureaucratic , it is necessary to change some paradigms and submit them to a constant renewal in terms of defining its mission , as well as the organization of actions in constant search of their identity , so that they understand a new logic that will guide the pedagogical practice .Universidade de Évora2014-09-26T16:22:58Z2014-09-262014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/11474http://hdl.handle.net/10174/11474TID:201241927porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoisoldabrasil@yahoo.com.br229Braga, Isolda Brasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:54:58Zoai:dspace.uevora.pt:10174/11474Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:04.939392Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel do gestor escolar na qualidade da escola pública: um estudo de caso no bairro da Marambaia |
title |
O papel do gestor escolar na qualidade da escola pública: um estudo de caso no bairro da Marambaia |
spellingShingle |
O papel do gestor escolar na qualidade da escola pública: um estudo de caso no bairro da Marambaia Braga, Isolda Brasil Gestão Gestor escolar Qualidade Organização Escola pública Management School management Quality Organization Public school |
title_short |
O papel do gestor escolar na qualidade da escola pública: um estudo de caso no bairro da Marambaia |
title_full |
O papel do gestor escolar na qualidade da escola pública: um estudo de caso no bairro da Marambaia |
title_fullStr |
O papel do gestor escolar na qualidade da escola pública: um estudo de caso no bairro da Marambaia |
title_full_unstemmed |
O papel do gestor escolar na qualidade da escola pública: um estudo de caso no bairro da Marambaia |
title_sort |
O papel do gestor escolar na qualidade da escola pública: um estudo de caso no bairro da Marambaia |
author |
Braga, Isolda Brasil |
author_facet |
Braga, Isolda Brasil |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Braga, Isolda Brasil |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão Gestor escolar Qualidade Organização Escola pública Management School management Quality Organization Public school |
topic |
Gestão Gestor escolar Qualidade Organização Escola pública Management School management Quality Organization Public school |
description |
Este estudo teve como objetivo compreender o papel do gestor escolar na busca do alcance da qualidade em escolas públicas do Estado do Pará, enfatizando e otimizando a sua função como profissional fundamental ao serviço da educação. Para tal foram formulados como objetivos específicos: 1. Identificar as dificuldades vivenciadas pelos gestores escolares. 2. Verificar se a atuação do gestor escolar encontra-se pautada no planejamento. 3. Evidenciar a importância e a necessidade de uma atuação dinâmica do gestor escolar. O estudo transcorreu em quatro das dez escolas estaduais e conveniadas que fazem parte da UNIDADE SEDUC NA ESCOLA - USE 8, localizada no bairro da Marambaia, em Belém do Pará. Foram informantes quatro dos dez gestores escolares das escolas que compõe esta USE, e um percentual de 30% dos professores das mesmas escolas, totalizando vinte e sete professores pesquisados. A metodologia utilizada na investigação é de abordagem qualitativa, adotando os pressupostos do estudo de caso; foram realizadas entrevistas com os gestores escolares, bem como aplicação de questionário aos professores das escolas pesquisadas. Este estudo mostrou-nos que os gestores escolares têm lugar importante; no entanto, ainda existe uma falta de clareza das atribuições próprias do gestor escolar que elevam suas competências para além das burocráticas; é necessário que mudem alguns paradigmas e se submetam a uma renovação permanente em termos de definição de sua missão, assim como a organização das ações na busca constante de sua identidade, para que estes compreendam uma nova lógica que venha nortear o fazer pedagógico; ### TITLE:The function of the school manager in the quality of public school: a case study in the neighborhood of Marambaia ABSTRACT: This study aimed to understand the function of the school manager in the search of reach quality in the public schools of the State of Pará , emphasizing and enhancing his/her function as a key professional in the service of education. To this end, we formulated the following objectives: 1. Identify the difficulties experienced by school managers. 2. Check if the actions of the school manager is guided in planning. 3. Enhance the importance and need for a dynamic performance school manager . The study passed in four of the ten state schools and cooperation agreements that are part of SEDUC UNIT AT SCHOOL - USE 8 , located in the neighborhood of Marambaia in Belém of Pará informants were four of the ten school managers of the schools that make up this USE , and percentage of 30 % of teachers in the same schools, totaling twenty-seven teachers surveyed . The methodology used in the research is a qualitative approach , adopting the assumptions of the case study , interviews were conducted with school administrators , as well as a questionnaire to the teachers of the schools surveyed . This study showed us that school managers have a important position , however , there is still a lack of clarity in the attributions of school manager that elevate their skills beyond the bureaucratic , it is necessary to change some paradigms and submit them to a constant renewal in terms of defining its mission , as well as the organization of actions in constant search of their identity , so that they understand a new logic that will guide the pedagogical practice . |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-09-26T16:22:58Z 2014-09-26 2014-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/11474 http://hdl.handle.net/10174/11474 TID:201241927 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/11474 |
identifier_str_mv |
TID:201241927 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Pedagogia e Educação isoldabrasil@yahoo.com.br 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136536275451904 |