Estudo do impacto do projecto infoliteracia da RBMO nas competências de informação dos formandos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/296 |
Resumo: | Na Sociedade da Informação e do Conhecimento a Biblioteca Pública deve afirmar-se enquanto espaço de Aprendizagem ao Longo da Vida e simultaneamente dar provas dos benefícios retirados pelos utilizadores ao tomarem contacto com os seus serviços/projectos. O presente trabalho tem, por isso, como objectivo proceder ao estudo do impacto do projecto Infoliteracia, implementado na Rede de Bibliotecas Municipais de Oeiras (RBMO), nas competências de literacia de informação dos formandos. Segue-se uma metodologia qualitativa que avalia o impacto através da avaliação das experiências dos formandos, isto é, através dos efeitos percepcionados (“perceived outcomes”) que, consequentemente, permitirá complementar a avaliação do projecto Infoliteracia, estruturada e aplicada pela RBMO. Serve este estudo para encontrar evidências do impacto das acções de formação no dia-a-dia dos formandos, isto é, nas suas competências de pesquisa, avaliação e utilização de informação para resolução de problemas ou necessidades de informação. |
id |
RCAP_d14d4ea0fc50183c9976886bdf8ac72d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:publicacoes.bad.pt/revistas:article/296 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estudo do impacto do projecto infoliteracia da RBMO nas competências de informação dos formandosLiteracia da informaçãoBibliotecas PúblicasAvaliação de impactoLiteracia de informação 2.0Aprendizagem ao longo da vidaNa Sociedade da Informação e do Conhecimento a Biblioteca Pública deve afirmar-se enquanto espaço de Aprendizagem ao Longo da Vida e simultaneamente dar provas dos benefícios retirados pelos utilizadores ao tomarem contacto com os seus serviços/projectos. O presente trabalho tem, por isso, como objectivo proceder ao estudo do impacto do projecto Infoliteracia, implementado na Rede de Bibliotecas Municipais de Oeiras (RBMO), nas competências de literacia de informação dos formandos. Segue-se uma metodologia qualitativa que avalia o impacto através da avaliação das experiências dos formandos, isto é, através dos efeitos percepcionados (“perceived outcomes”) que, consequentemente, permitirá complementar a avaliação do projecto Infoliteracia, estruturada e aplicada pela RBMO. Serve este estudo para encontrar evidências do impacto das acções de formação no dia-a-dia dos formandos, isto é, nas suas competências de pesquisa, avaliação e utilização de informação para resolução de problemas ou necessidades de informação.Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas2012-10-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/296Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas; N.º 11 (2012): Integração, Acesso e Valor Socialreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/296https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/296/pdfRaminhos, Nádiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-16T13:57:35Zoai:publicacoes.bad.pt/revistas:article/296Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:38:45.908725Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo do impacto do projecto infoliteracia da RBMO nas competências de informação dos formandos |
title |
Estudo do impacto do projecto infoliteracia da RBMO nas competências de informação dos formandos |
spellingShingle |
Estudo do impacto do projecto infoliteracia da RBMO nas competências de informação dos formandos Raminhos, Nádia Literacia da informação Bibliotecas Públicas Avaliação de impacto Literacia de informação 2.0 Aprendizagem ao longo da vida |
title_short |
Estudo do impacto do projecto infoliteracia da RBMO nas competências de informação dos formandos |
title_full |
Estudo do impacto do projecto infoliteracia da RBMO nas competências de informação dos formandos |
title_fullStr |
Estudo do impacto do projecto infoliteracia da RBMO nas competências de informação dos formandos |
title_full_unstemmed |
Estudo do impacto do projecto infoliteracia da RBMO nas competências de informação dos formandos |
title_sort |
Estudo do impacto do projecto infoliteracia da RBMO nas competências de informação dos formandos |
author |
Raminhos, Nádia |
author_facet |
Raminhos, Nádia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Raminhos, Nádia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literacia da informação Bibliotecas Públicas Avaliação de impacto Literacia de informação 2.0 Aprendizagem ao longo da vida |
topic |
Literacia da informação Bibliotecas Públicas Avaliação de impacto Literacia de informação 2.0 Aprendizagem ao longo da vida |
description |
Na Sociedade da Informação e do Conhecimento a Biblioteca Pública deve afirmar-se enquanto espaço de Aprendizagem ao Longo da Vida e simultaneamente dar provas dos benefícios retirados pelos utilizadores ao tomarem contacto com os seus serviços/projectos. O presente trabalho tem, por isso, como objectivo proceder ao estudo do impacto do projecto Infoliteracia, implementado na Rede de Bibliotecas Municipais de Oeiras (RBMO), nas competências de literacia de informação dos formandos. Segue-se uma metodologia qualitativa que avalia o impacto através da avaliação das experiências dos formandos, isto é, através dos efeitos percepcionados (“perceived outcomes”) que, consequentemente, permitirá complementar a avaliação do projecto Infoliteracia, estruturada e aplicada pela RBMO. Serve este estudo para encontrar evidências do impacto das acções de formação no dia-a-dia dos formandos, isto é, nas suas competências de pesquisa, avaliação e utilização de informação para resolução de problemas ou necessidades de informação. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-10-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/296 |
url |
https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/296 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/296 https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/296/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas |
publisher.none.fl_str_mv |
Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas; N.º 11 (2012): Integração, Acesso e Valor Social reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130852150476800 |