Utilização de recursos digitais nas aulas de apoio educativo : introduzindo processos metacognitivos e de autorregulação das aprendizagens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, José Carlos Ferreira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/19628
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)
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spelling Utilização de recursos digitais nas aulas de apoio educativo : introduzindo processos metacognitivos e de autorregulação das aprendizagensAutorregulação das aprendizagensTecnologia educativaComplexidadePensamento complexoSociedade do conhecimentoSelf-regulation of learningEducational technologiesComplex systemsComplex thoughtThe knowledge society371.6837.015.3Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)Esta investigação, suportada pela utilização de recursos educativos da Escola Virtual da Porto Editora, tem como objetivo verificar a influência das Novas Tecnologias Educativas na introdução de processos metacognitivos e da autorregulação das aprendizagens e confirmar estudos, mais extensos e aprofundados, sob a forma como os alunos se relacionam com a própria aprendizagem, incidindo sobre os métodos de estudo e a compreensão que estes possuem quanto os mecanismos da autorregulação, a sua perceção, utilidade e capacidade de aplicação. Com este tema de fundo, procuramos mais e ainda indícios que permitisse sugerir que tipologia de utilização das Novas Tecnologias Educativas revela melhor base instrumental para o desenvolvimento de processos da autorregulação das aprendizagens, de forma a abrir caminho para futuros estudos que desenvolvam a sua aplicação, relacionar outras experiências em curso e atestar a aplicação desta. Recorremos a instrumentos validados através de diversas investigações anteriores que tiveram como objetivo o estudo das componentes da Autorregulação das Aprendizagens, utilizando o modelo PLEA (Planificação, Execução e Avaliação) de Rosário (2004). Como método de investigação optamos por uma investigação de raiz qualitativa, interpretativa, do tipo estudo de caso, através da realização de um minicurso, direcionado a um grupo de oito alunos de uma turma do 11º ano, que frequentavam o serviço de apoio educativo na disciplina de Matemática, com oito sessões que incidiram na sensibilização dos alunos para uma autorreflexão sobre as suas práticas de estudo, dando a conhecer os mecanismos de organização e a utilização de estratégias do estudo, memorização e controlo volitivo, sequencialmente foram apoiados em conteúdos curriculares da disciplina. Pensamos que a utilização das Tecnologias Educativas do tipo hipermédia se revela a mais adequada para abrir campo ao desenvolvimento de estratégias de suporte a autorregulação das aprendizagens pelos alunos. Pensamos ainda que o currículo, desta forma, pode ser trabalhado de forma mais autónoma atingindo-se resultados próximos dos objetivos de sucesso e formação desejados nos nossos alunos e sua inserção na Sociedade do Conhecimento.This research, which is underpinned by the use of educational resources from Escola Virtual of Porto Editora, has as its aim to check the influence of New Educational Technologies in the introduction of metacognitive processes and of the self-regulation of learning and confirm more extensive and deeper studies, concerning the way the students relate themselves with the learning process itself, focusing on the study methodology and the understanding they possess concerning the self-regulation mechanisms, their perception, usefulness and application ability. With this basic theme, we are searching further, as well as signs that allow suggesting which type of use of New Educational Technologies shows a better tool basis for the development of self-regulation processes of learning, enabling future studies which develop its application, relate other experiences in progress and certify the application of this one. We made use of validated tools through several previous researches which had as their aim the study of Self-regulation components of Learning, using Rosário’s (2004) PLEA (Planning, Execution and Assessment ) model. As for the research methodology, a qualitative, interpretive research was followed, by means of a case study methodology, through the accomplishment of a mini-course targeted at a group of eight students of an 11th grade class, who attended an educational support service concerning the subject of Mathematics, with eight sessions which focused on the students’ awareness towards a self-reflection concerning study practices, passing on information about the organization mechanisms, the use of study strategies, memorization and want control; sequentially the students were supported in curriculum contents of the subject. The use of Educational Technologies of the hypermedia type is thought to be the most suitable one to make way to the development of backup strategies to the self-regulation of students’ learning. This way, the curriculum is also thought to be dealt with in a more autonomous way making it possible to attain results very near the aims of success and desired training in our students and their integration in the Knowledge Society.Silva, Bento Duarte daUniversidade do MinhoLima, José Carlos Ferreira20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/19628porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:31:47Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/19628Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:27:04.703851Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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