Audiovideografia e construção de identidades : um estudo de caso com alunos do 6º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Maria José Rodrigues Cunha
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/12256
Resumo: Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)
id RCAP_c03fe65a6bb17c1c010625ff9d2445b7
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/12256
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Audiovideografia e construção de identidades : um estudo de caso com alunos do 6º ano de escolaridade371.6837.015.3Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)A criação, por adolescentes, de pequenos filmes (audiovideografia), sobre si próprios e sobre o seu mundo, contribui para a construção e afirmação da sua identidade de forma positiva? Entendendo a consciência e afirmação da identidade como um factor positivo, ou seja, de impulsionador da auto-estima e do bem-estar pessoal, colocamos a hipótese de que tal conduza a um estado de predisposição e motivação para a aprendizagem e para vivências gratificantes da escolaridade. Para procurar resposta para esta questão concebeu-se um estudo de caso de natureza qualitativa durante o qual um grupo de alunos, de duas turmas do 6º ano de escolaridade, usou as tecnologias vídeo numa experiência de relato autobiográfico. Tivemos como objectivos: contribuir para uma consciencialização dos alunos relativamente à sua identidade, sensibilizando para as identidades alheias; motivar os alunos para uma vivência positiva da escolaridade, fomentando o seu desejo de aprender e o seu empenhamento nas actividades; proporcionar uma aproximação das linguagens usadas na escola às linguagens usadas fora da escola; promover a cidadania, através da aprendizagem da linguagem audiovisual. Verificamos que a escola passou a ser, para estes jovens, um espaço mais agradável, gratificante e de aprendizagem auto-motivada e que se desencadeou um processo de reflexão que contribuiu para a construção/afirmação da identidade ajudando a ultrapassar dificuldades de aprendizagem ligadas a um baixo auto-conceito.Does creation of short films (audiovideography) by teenagers, about themselves and about their world, contribute to the construction and affirmation of their identity in a positive way? Understanding consciousness and affirmation of identity as a positive factor, i.e. booster of selfesteem and personal well-being, we believe that this leads to a state of willingness and motivation to learn and to live rewarding experiences of schooling. To find the answer to this question we created a qualitative case study where a group of students, from two classes of 6th grade, used video technologies on an experience of autobiographical report. Our goal: contribute to an students’ awareness regarding their identity and raising awareness of the identities of others; motivate students to a positive experience of schooling, fostering their desire to learn and their engagement in activities; provide an approximation of the languages used at the school to the languages used outside the school, promoting citizenship through the learning of audiovisual language. We found that the school has become a more enjoyable, rewarding and self-motivated learning experience for these young people and that it triggered a thought process that contributed to the construction/affirmation of their identity by helping them to overcome learning difficulties related to low self-concept.Oliveira, Lia RaquelUniversidade do MinhoFerreira, Maria José Rodrigues Cunha2011-012011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/12256porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:54:19Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/12256Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:53:49.455212Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Audiovideografia e construção de identidades : um estudo de caso com alunos do 6º ano de escolaridade
title Audiovideografia e construção de identidades : um estudo de caso com alunos do 6º ano de escolaridade
spellingShingle Audiovideografia e construção de identidades : um estudo de caso com alunos do 6º ano de escolaridade
Ferreira, Maria José Rodrigues Cunha
371.68
37.015.3
title_short Audiovideografia e construção de identidades : um estudo de caso com alunos do 6º ano de escolaridade
title_full Audiovideografia e construção de identidades : um estudo de caso com alunos do 6º ano de escolaridade
title_fullStr Audiovideografia e construção de identidades : um estudo de caso com alunos do 6º ano de escolaridade
title_full_unstemmed Audiovideografia e construção de identidades : um estudo de caso com alunos do 6º ano de escolaridade
title_sort Audiovideografia e construção de identidades : um estudo de caso com alunos do 6º ano de escolaridade
author Ferreira, Maria José Rodrigues Cunha
author_facet Ferreira, Maria José Rodrigues Cunha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Lia Raquel
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Maria José Rodrigues Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv 371.68
37.015.3
topic 371.68
37.015.3
description Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01
2011-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/12256
url http://hdl.handle.net/1822/12256
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133135842050048