Caraterização das competências motoras e atencionais, e indicadores de saúde mental de alunos universitários com perturbação de aprendizagem específica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Mariana Teixeira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/35592
Resumo: Introdução: A Perturbação de Aprendizagem Específica (PAE) caracteriza-se por dificuldades persistentes nas habilidades académicas de leitura, escrita e/ou matemática. Paralelamente, a literatura descreve que jovens adultos com esta problemática também podem apresentar dificuldades ao nível emocional, na competência motora e psicomotora e em habilidades visuoespaciais e atencionais. Objetivos: Analisar e comparar indicadores de saúde mental, as competências motoras, visuoespaciais e atencionais em estudantes universitários com e sem PAE com défice na leitura. Metodologia: Recrutaram-se 12 estudantes universitários com e sem PAE com défice na leitura. A recolha de dados foi realizada através de testes, bateria de avaliação e questionários. Resultados: Verificou-se que estudantes universitários com e sem PAE com défice na leitura diferem significativamente na tarefa de lançamento da bola (componente da bateria MCA) e a forma como atingem os alvos (trajetória) (Teste Fitts). Conclusões: Os resultados deste estudo piloto sugerem que estudantes com PAE com défice na leitura apresentam alterações na atenção visuoespacial, no controlo visuomotor e na perceção visual. Estudos futuros nas variáveis estudadas devem ser realizados com amostras maiores; Characterization of motor and attentional skills, and mental health indicators in university students with specific learning disabilities Abstract: Introduction: Specific Learning Disorder (SLD) is characterized by persistent difficulties in academic skills in reading, writing, and/or mathematics. In parallel, the literature describes that young adults with this disorder may also present difficulties at the emotional level, in motor and psychomotor skills, and in visuospatial and attentional skills. Objectives: To analyze and compare mental health indicators, motor, visuospatial, and attentional skills in university students with and without SLD with reading deficits. Methodology: We recruited 12 university students with and without SLD with reading deficits. Data were collected using tests, assessment battery and questionnaires. Results: It was found that university students with and without SLD with reading deficits differ significantly in the ball throwing task (component of the MCA battery) and the way they hit the targets (trajectory) (Fitts Test). Conclusions: The results of this pilot study suggest that students with PAE reading deficits have alterations in visuospatial attention, visuomotor control, and visual perception. Future studies on the variables studied should be conducted with larger samples.
id RCAP_d161fce1dc7d09c934fec327b5989d75
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/35592
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Caraterização das competências motoras e atencionais, e indicadores de saúde mental de alunos universitários com perturbação de aprendizagem específicaDislexiaSaúde MentalProficiência MotoraAtenção Visual e Controlo VisuomotorDyslexiaMental HealthMotor ProficiencyVisual Attention and Visuomotor ControlIntrodução: A Perturbação de Aprendizagem Específica (PAE) caracteriza-se por dificuldades persistentes nas habilidades académicas de leitura, escrita e/ou matemática. Paralelamente, a literatura descreve que jovens adultos com esta problemática também podem apresentar dificuldades ao nível emocional, na competência motora e psicomotora e em habilidades visuoespaciais e atencionais. Objetivos: Analisar e comparar indicadores de saúde mental, as competências motoras, visuoespaciais e atencionais em estudantes universitários com e sem PAE com défice na leitura. Metodologia: Recrutaram-se 12 estudantes universitários com e sem PAE com défice na leitura. A recolha de dados foi realizada através de testes, bateria de avaliação e questionários. Resultados: Verificou-se que estudantes universitários com e sem PAE com défice na leitura diferem significativamente na tarefa de lançamento da bola (componente da bateria MCA) e a forma como atingem os alvos (trajetória) (Teste Fitts). Conclusões: Os resultados deste estudo piloto sugerem que estudantes com PAE com défice na leitura apresentam alterações na atenção visuoespacial, no controlo visuomotor e na perceção visual. Estudos futuros nas variáveis estudadas devem ser realizados com amostras maiores; Characterization of motor and attentional skills, and mental health indicators in university students with specific learning disabilities Abstract: Introduction: Specific Learning Disorder (SLD) is characterized by persistent difficulties in academic skills in reading, writing, and/or mathematics. In parallel, the literature describes that young adults with this disorder may also present difficulties at the emotional level, in motor and psychomotor skills, and in visuospatial and attentional skills. Objectives: To analyze and compare mental health indicators, motor, visuospatial, and attentional skills in university students with and without SLD with reading deficits. Methodology: We recruited 12 university students with and without SLD with reading deficits. Data were collected using tests, assessment battery and questionnaires. Results: It was found that university students with and without SLD with reading deficits differ significantly in the ball throwing task (component of the MCA battery) and the way they hit the targets (trajectory) (Fitts Test). Conclusions: The results of this pilot study suggest that students with PAE reading deficits have alterations in visuospatial attention, visuomotor control, and visual perception. Future studies on the variables studied should be conducted with larger samples.Universidade de Évora2023-10-23T13:34:13Z2023-10-232023-05-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/35592http://hdl.handle.net/10174/35592TID:203319982porDepartamento de Desporto e Saúdemf281298@gmail.com251Ferreira, Mariana Teixeirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:38:41Zoai:dspace.uevora.pt:10174/35592Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:23:42.435993Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Caraterização das competências motoras e atencionais, e indicadores de saúde mental de alunos universitários com perturbação de aprendizagem específica
title Caraterização das competências motoras e atencionais, e indicadores de saúde mental de alunos universitários com perturbação de aprendizagem específica
spellingShingle Caraterização das competências motoras e atencionais, e indicadores de saúde mental de alunos universitários com perturbação de aprendizagem específica
Ferreira, Mariana Teixeira
Dislexia
Saúde Mental
Proficiência Motora
Atenção Visual e Controlo Visuomotor
Dyslexia
Mental Health
Motor Proficiency
Visual Attention and Visuomotor Control
title_short Caraterização das competências motoras e atencionais, e indicadores de saúde mental de alunos universitários com perturbação de aprendizagem específica
title_full Caraterização das competências motoras e atencionais, e indicadores de saúde mental de alunos universitários com perturbação de aprendizagem específica
title_fullStr Caraterização das competências motoras e atencionais, e indicadores de saúde mental de alunos universitários com perturbação de aprendizagem específica
title_full_unstemmed Caraterização das competências motoras e atencionais, e indicadores de saúde mental de alunos universitários com perturbação de aprendizagem específica
title_sort Caraterização das competências motoras e atencionais, e indicadores de saúde mental de alunos universitários com perturbação de aprendizagem específica
author Ferreira, Mariana Teixeira
author_facet Ferreira, Mariana Teixeira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Mariana Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Dislexia
Saúde Mental
Proficiência Motora
Atenção Visual e Controlo Visuomotor
Dyslexia
Mental Health
Motor Proficiency
Visual Attention and Visuomotor Control
topic Dislexia
Saúde Mental
Proficiência Motora
Atenção Visual e Controlo Visuomotor
Dyslexia
Mental Health
Motor Proficiency
Visual Attention and Visuomotor Control
description Introdução: A Perturbação de Aprendizagem Específica (PAE) caracteriza-se por dificuldades persistentes nas habilidades académicas de leitura, escrita e/ou matemática. Paralelamente, a literatura descreve que jovens adultos com esta problemática também podem apresentar dificuldades ao nível emocional, na competência motora e psicomotora e em habilidades visuoespaciais e atencionais. Objetivos: Analisar e comparar indicadores de saúde mental, as competências motoras, visuoespaciais e atencionais em estudantes universitários com e sem PAE com défice na leitura. Metodologia: Recrutaram-se 12 estudantes universitários com e sem PAE com défice na leitura. A recolha de dados foi realizada através de testes, bateria de avaliação e questionários. Resultados: Verificou-se que estudantes universitários com e sem PAE com défice na leitura diferem significativamente na tarefa de lançamento da bola (componente da bateria MCA) e a forma como atingem os alvos (trajetória) (Teste Fitts). Conclusões: Os resultados deste estudo piloto sugerem que estudantes com PAE com défice na leitura apresentam alterações na atenção visuoespacial, no controlo visuomotor e na perceção visual. Estudos futuros nas variáveis estudadas devem ser realizados com amostras maiores; Characterization of motor and attentional skills, and mental health indicators in university students with specific learning disabilities Abstract: Introduction: Specific Learning Disorder (SLD) is characterized by persistent difficulties in academic skills in reading, writing, and/or mathematics. In parallel, the literature describes that young adults with this disorder may also present difficulties at the emotional level, in motor and psychomotor skills, and in visuospatial and attentional skills. Objectives: To analyze and compare mental health indicators, motor, visuospatial, and attentional skills in university students with and without SLD with reading deficits. Methodology: We recruited 12 university students with and without SLD with reading deficits. Data were collected using tests, assessment battery and questionnaires. Results: It was found that university students with and without SLD with reading deficits differ significantly in the ball throwing task (component of the MCA battery) and the way they hit the targets (trajectory) (Fitts Test). Conclusions: The results of this pilot study suggest that students with PAE reading deficits have alterations in visuospatial attention, visuomotor control, and visual perception. Future studies on the variables studied should be conducted with larger samples.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-23T13:34:13Z
2023-10-23
2023-05-12T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/35592
http://hdl.handle.net/10174/35592
TID:203319982
url http://hdl.handle.net/10174/35592
identifier_str_mv TID:203319982
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Desporto e Saúde
mf281298@gmail.com
251
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136718804221952