Bibliotecas escolares e aprendizagens diversificadas: avaliação da ação da biblioteca escolar da Escola Secundária do Sabugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/3403 |
Resumo: | A leitura inicia-se antes da aprendizagem formal e desenvolve-se ao longo da nossa vida. Na infância a criança vai construindo o seu percurso de leitor para o qual é necessário um acompanhamento por parte da escola e da família. Assim, o contacto precoce com os livros é muito importante neste processo da leitura. Desta forma, neste trabalho, iremos refletir acerca das influências educacionais na promoção da leitura, competência essencial para o desenvolvimento do ser humano. Todos nós, mediadores de leitura, podemos contribuir para o alargamento dos hábitos de leitura dos nossos alunos e para a melhoria dos níveis de literacia mas, para isso, é fundamental que nós próprios sintamos o prazer de ler. Após uma reflexão sobre a leitura e o papel do leitor, são apresentados alguns projetos de promoção de leitura desenvolvidos na Biblioteca Escolar da Escola Secundária do Sabugal durante o ano letivo de 2009/2010. Estes projetos pretendem despertar o jovem leitor para a leitura. Da análise feita aos projetos desenvolvidos, podemos concluir que estes contribuíram para o desenvolvimento dos hábitos de leitura dos alunos da Escola Secundária do Sabugal e que a biblioteca escolar, como parte integrante do processo educativo, pode desempenhar na promoção da leitura com outros parceiros educativos, um papel fundamental. |
id |
RCAP_d16e3ff407dd01323aff4c9b36099c0e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3403 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Bibliotecas escolares e aprendizagens diversificadas: avaliação da ação da biblioteca escolar da Escola Secundária do SabugalBiblioteca escolarPromoção da leitura - Biblioteca escolarBiblioteca pública - Biblioteca escolarBiblioteca escolar - Professor bibliotecárioBiblioteca escolar - LeituraBiblioteca escolar - LiteraciaA leitura inicia-se antes da aprendizagem formal e desenvolve-se ao longo da nossa vida. Na infância a criança vai construindo o seu percurso de leitor para o qual é necessário um acompanhamento por parte da escola e da família. Assim, o contacto precoce com os livros é muito importante neste processo da leitura. Desta forma, neste trabalho, iremos refletir acerca das influências educacionais na promoção da leitura, competência essencial para o desenvolvimento do ser humano. Todos nós, mediadores de leitura, podemos contribuir para o alargamento dos hábitos de leitura dos nossos alunos e para a melhoria dos níveis de literacia mas, para isso, é fundamental que nós próprios sintamos o prazer de ler. Após uma reflexão sobre a leitura e o papel do leitor, são apresentados alguns projetos de promoção de leitura desenvolvidos na Biblioteca Escolar da Escola Secundária do Sabugal durante o ano letivo de 2009/2010. Estes projetos pretendem despertar o jovem leitor para a leitura. Da análise feita aos projetos desenvolvidos, podemos concluir que estes contribuíram para o desenvolvimento dos hábitos de leitura dos alunos da Escola Secundária do Sabugal e que a biblioteca escolar, como parte integrante do processo educativo, pode desempenhar na promoção da leitura com outros parceiros educativos, um papel fundamental.Sardinha, Maria da Graça Guilherme de AlmeidauBibliorumTavares, Carla Maria Lourenço2015-05-28T18:00:31Z20122012-062012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3403porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:39:47Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3403Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:49.845993Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Bibliotecas escolares e aprendizagens diversificadas: avaliação da ação da biblioteca escolar da Escola Secundária do Sabugal |
title |
Bibliotecas escolares e aprendizagens diversificadas: avaliação da ação da biblioteca escolar da Escola Secundária do Sabugal |
spellingShingle |
Bibliotecas escolares e aprendizagens diversificadas: avaliação da ação da biblioteca escolar da Escola Secundária do Sabugal Tavares, Carla Maria Lourenço Biblioteca escolar Promoção da leitura - Biblioteca escolar Biblioteca pública - Biblioteca escolar Biblioteca escolar - Professor bibliotecário Biblioteca escolar - Leitura Biblioteca escolar - Literacia |
title_short |
Bibliotecas escolares e aprendizagens diversificadas: avaliação da ação da biblioteca escolar da Escola Secundária do Sabugal |
title_full |
Bibliotecas escolares e aprendizagens diversificadas: avaliação da ação da biblioteca escolar da Escola Secundária do Sabugal |
title_fullStr |
Bibliotecas escolares e aprendizagens diversificadas: avaliação da ação da biblioteca escolar da Escola Secundária do Sabugal |
title_full_unstemmed |
Bibliotecas escolares e aprendizagens diversificadas: avaliação da ação da biblioteca escolar da Escola Secundária do Sabugal |
title_sort |
Bibliotecas escolares e aprendizagens diversificadas: avaliação da ação da biblioteca escolar da Escola Secundária do Sabugal |
author |
Tavares, Carla Maria Lourenço |
author_facet |
Tavares, Carla Maria Lourenço |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sardinha, Maria da Graça Guilherme de Almeida uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tavares, Carla Maria Lourenço |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biblioteca escolar Promoção da leitura - Biblioteca escolar Biblioteca pública - Biblioteca escolar Biblioteca escolar - Professor bibliotecário Biblioteca escolar - Leitura Biblioteca escolar - Literacia |
topic |
Biblioteca escolar Promoção da leitura - Biblioteca escolar Biblioteca pública - Biblioteca escolar Biblioteca escolar - Professor bibliotecário Biblioteca escolar - Leitura Biblioteca escolar - Literacia |
description |
A leitura inicia-se antes da aprendizagem formal e desenvolve-se ao longo da nossa vida. Na infância a criança vai construindo o seu percurso de leitor para o qual é necessário um acompanhamento por parte da escola e da família. Assim, o contacto precoce com os livros é muito importante neste processo da leitura. Desta forma, neste trabalho, iremos refletir acerca das influências educacionais na promoção da leitura, competência essencial para o desenvolvimento do ser humano. Todos nós, mediadores de leitura, podemos contribuir para o alargamento dos hábitos de leitura dos nossos alunos e para a melhoria dos níveis de literacia mas, para isso, é fundamental que nós próprios sintamos o prazer de ler. Após uma reflexão sobre a leitura e o papel do leitor, são apresentados alguns projetos de promoção de leitura desenvolvidos na Biblioteca Escolar da Escola Secundária do Sabugal durante o ano letivo de 2009/2010. Estes projetos pretendem despertar o jovem leitor para a leitura. Da análise feita aos projetos desenvolvidos, podemos concluir que estes contribuíram para o desenvolvimento dos hábitos de leitura dos alunos da Escola Secundária do Sabugal e que a biblioteca escolar, como parte integrante do processo educativo, pode desempenhar na promoção da leitura com outros parceiros educativos, um papel fundamental. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012-06 2012-01-01T00:00:00Z 2015-05-28T18:00:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/3403 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/3403 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136345474465792 |