A biblioteca escolar: uma rede de aprendizagens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Pedro Rafael Neto
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/3383
Resumo: O presente trabalho de investigação partiu da observação/ acção e revisão de literatura referente à importância das parcerias, cooperação e utilização das Bibliotecas Escolares e Bibliotecas Públicas. Uma abordagem aos conceitos Joint-use libraries e Dual-use libraries, numa perspectiva da realidade internacional e nacional, tem como objectivo conhecer a opinião de alguns especialistas face à utilização da Biblioteca Escolar/ Biblioteca Pública ou outra tipologia de bibliotecas, numa óptica de partilha/ parceria e uso comum dos mesmos espaços por públicos distintos. O trabalho empírico desenvolveu-se em torno da acção, da implementação da Biblioteca Escolar e Centro de Recursos Educativos da Serra da Gardunha, Fundão e permitiu-nos na comunidade local. A abordam aos conceitos de promoção da leitura e o papel do(s) mediador(es) de leitura, bem como do professor bibliotecário na construção de pontes de cooperação entre as diversas instituições. Os resultados obtidos indiciam a elevada determinação que todas as instituições, e respectivos intervenientes em promover espaços de cooperação e parceira, um real trabalho em rede, a fim de rentabilizar recursos humanos, materiais e espaciais.
id RCAP_e310378bff94d2f3c9cfdd1dcc47bd6f
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3383
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A biblioteca escolar: uma rede de aprendizagensO papel das parceriasBiblioteca escolar - ParceriasRede de bibliotecas escolaresPromoção da leituraPlano Nacional de LeituraProfessor bibliotecárioBiblioteca escolarO presente trabalho de investigação partiu da observação/ acção e revisão de literatura referente à importância das parcerias, cooperação e utilização das Bibliotecas Escolares e Bibliotecas Públicas. Uma abordagem aos conceitos Joint-use libraries e Dual-use libraries, numa perspectiva da realidade internacional e nacional, tem como objectivo conhecer a opinião de alguns especialistas face à utilização da Biblioteca Escolar/ Biblioteca Pública ou outra tipologia de bibliotecas, numa óptica de partilha/ parceria e uso comum dos mesmos espaços por públicos distintos. O trabalho empírico desenvolveu-se em torno da acção, da implementação da Biblioteca Escolar e Centro de Recursos Educativos da Serra da Gardunha, Fundão e permitiu-nos na comunidade local. A abordam aos conceitos de promoção da leitura e o papel do(s) mediador(es) de leitura, bem como do professor bibliotecário na construção de pontes de cooperação entre as diversas instituições. Os resultados obtidos indiciam a elevada determinação que todas as instituições, e respectivos intervenientes em promover espaços de cooperação e parceira, um real trabalho em rede, a fim de rentabilizar recursos humanos, materiais e espaciais.This study is based on observation/action and literature review on the importance of partnerships, cooperation and use of both school and public libraries. The approach to the concepts of joint-use libraries and dual-use libraries, in a perspective of the international and national situation, aims at knowing the opinion of some specialists about the use of the school library/public library or any other type of library, from the perspective of a shared use of the same spaces by distinct publics. The empirical work evolves around the action, the implementation of the School Library and Educational Resource Centre of Serra da Gardunha, Fundão, in the local community. We discuss further the concepts of promotion of reading and the role(s) mediator(s) of reading and the teacher librarian in building bridges of cooperation between different institutions In this research, several concepts are approached: promoting reading and the roles of the reading mediator and the teacher-librarian in building bridges of cooperation between different institutions.Sardinha, Maria da Graça Guilherme de AlmeidaPais, AntóniouBibliorumGomes, Pedro Rafael Neto2015-05-27T11:15:10Z20102010-102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3383porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:39:46Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3383Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:48.959295Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A biblioteca escolar: uma rede de aprendizagens
O papel das parcerias
title A biblioteca escolar: uma rede de aprendizagens
spellingShingle A biblioteca escolar: uma rede de aprendizagens
Gomes, Pedro Rafael Neto
Biblioteca escolar - Parcerias
Rede de bibliotecas escolares
Promoção da leitura
Plano Nacional de Leitura
Professor bibliotecário
Biblioteca escolar
title_short A biblioteca escolar: uma rede de aprendizagens
title_full A biblioteca escolar: uma rede de aprendizagens
title_fullStr A biblioteca escolar: uma rede de aprendizagens
title_full_unstemmed A biblioteca escolar: uma rede de aprendizagens
title_sort A biblioteca escolar: uma rede de aprendizagens
author Gomes, Pedro Rafael Neto
author_facet Gomes, Pedro Rafael Neto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sardinha, Maria da Graça Guilherme de Almeida
Pais, António
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Pedro Rafael Neto
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca escolar - Parcerias
Rede de bibliotecas escolares
Promoção da leitura
Plano Nacional de Leitura
Professor bibliotecário
Biblioteca escolar
topic Biblioteca escolar - Parcerias
Rede de bibliotecas escolares
Promoção da leitura
Plano Nacional de Leitura
Professor bibliotecário
Biblioteca escolar
description O presente trabalho de investigação partiu da observação/ acção e revisão de literatura referente à importância das parcerias, cooperação e utilização das Bibliotecas Escolares e Bibliotecas Públicas. Uma abordagem aos conceitos Joint-use libraries e Dual-use libraries, numa perspectiva da realidade internacional e nacional, tem como objectivo conhecer a opinião de alguns especialistas face à utilização da Biblioteca Escolar/ Biblioteca Pública ou outra tipologia de bibliotecas, numa óptica de partilha/ parceria e uso comum dos mesmos espaços por públicos distintos. O trabalho empírico desenvolveu-se em torno da acção, da implementação da Biblioteca Escolar e Centro de Recursos Educativos da Serra da Gardunha, Fundão e permitiu-nos na comunidade local. A abordam aos conceitos de promoção da leitura e o papel do(s) mediador(es) de leitura, bem como do professor bibliotecário na construção de pontes de cooperação entre as diversas instituições. Os resultados obtidos indiciam a elevada determinação que todas as instituições, e respectivos intervenientes em promover espaços de cooperação e parceira, um real trabalho em rede, a fim de rentabilizar recursos humanos, materiais e espaciais.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-10
2010-01-01T00:00:00Z
2015-05-27T11:15:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/3383
url http://hdl.handle.net/10400.6/3383
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136344994217984