Um triunfo da navegação aérea com precisão
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11144/606 |
Resumo: | A aviação foi dos inventos técnicos do século XX aquele que, talvez, mais exigiu em termos de aperfeiçoamento durante a centúria passada, pois, tendo começado pela simples estrutura dotada de autonomia para deslocar no espaço um homem, acabou atingindo capacidades inimagináveis. Um dos mais magnos inventos para darvalia e autonomia à aviação foi, sem sombra de dúvida, o da orientação da navegação no espaço. Disso mesmo trata este artigo. Debruçamo-nos sobre o trabalho teórico e experimental de Gago Coutinho e de Sacadura Cabral no domínio da navegação aérea, descrevendo oque foi e como foi experimentada nas viagens pioneiras de Lisboa à ilha do Porto Santo e, um ano mais tarde, de Lisboa ao Rio de Janeiro. Foi um salto que todo o conjunto de novas invençõesaéreas veio fazer esquecer rapidamente, mas, talvez por isso, é necessário hoje trazer à lembrança de quem se interessa pelos progressos da aeronáutica a acção pioneira desses heróis quase anónimos. Portugal, também, na aeronáutica deixou a sua marca. Uma marca que, em último recurso, por falha de todos os sofisticados sistemas de navegação aérea de hoje, ainda pode ser utilizada para se evitar a perda no espaço. |
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