Crescer para ser : caminho para a autonomia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Maria da Conceição Pinto
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Russo, Sónia Leandra Teixeira Fernandes, Cunha, Sara Rita Ferreira da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/32497
Resumo: "Crescer para Ser - Caminho para a Autonomia" foi um projeto desenvolvido ao longo de 12 meses, numa resposta social de Lar de Infância e Juventude de um Centro Social que se centrou na promoção de novas práticas no contexto do acolhimento institucional, dando forma a um projeto de acolhimento residencial, ou seja, um projeto de acolhimento o mais aproximado possível de uma unidade familiar, favorecedor de um desenvolvimento humano integral. A nossa intervenção consistiu na concepção, implementação e avaliação de oito ateliers temáticos, favorecedores da preparação para a autonomia e transição para a vida adulta de uma forma sustentada. Desenvolveram-se atividades em três Ateliers (Comportamentos Pessoais e Sociais; Relações Interpessoais e Acompanhamento ao Estudo) em que foram dinamizadas atividades de cariz socioeducativo, que permitiram desenvolver competências ao nível da autonomia pessoal e relacional favorecendo, simultaneamente, o fortalecimento de relações interpessoais entre as participantes e a consciencialização para cuidados preventivos de saúde e estilos de vida saudável. E em outros cinco ateliers (Gestão Doméstica, Tratamento de Roupa, Cozinha e Alimentação, Manutenção e Oficinas e Inserção na Vida Ativa) em que foram dinamizados vários tipos de atividades de cariz lúdico- formativo, com o objetivo de desenvolver competências ao nível da autonomia funcional, promovendo conhecimentos e capacidades para o ingresso numa vida autónoma em termos pessoais e ativa em termos profissionais.
id RCAP_d186a15e2f5679e91eba22480eb2c245
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/32497
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Crescer para ser : caminho para a autonomiaJovens institucionalizadasIntervenção socioeducativaAutonomiaInstitutionalized young peopleSocio-educational interventionAutonomyJoven institucionalizadaIntervención socioeducativa"Crescer para Ser - Caminho para a Autonomia" foi um projeto desenvolvido ao longo de 12 meses, numa resposta social de Lar de Infância e Juventude de um Centro Social que se centrou na promoção de novas práticas no contexto do acolhimento institucional, dando forma a um projeto de acolhimento residencial, ou seja, um projeto de acolhimento o mais aproximado possível de uma unidade familiar, favorecedor de um desenvolvimento humano integral. A nossa intervenção consistiu na concepção, implementação e avaliação de oito ateliers temáticos, favorecedores da preparação para a autonomia e transição para a vida adulta de uma forma sustentada. Desenvolveram-se atividades em três Ateliers (Comportamentos Pessoais e Sociais; Relações Interpessoais e Acompanhamento ao Estudo) em que foram dinamizadas atividades de cariz socioeducativo, que permitiram desenvolver competências ao nível da autonomia pessoal e relacional favorecendo, simultaneamente, o fortalecimento de relações interpessoais entre as participantes e a consciencialização para cuidados preventivos de saúde e estilos de vida saudável. E em outros cinco ateliers (Gestão Doméstica, Tratamento de Roupa, Cozinha e Alimentação, Manutenção e Oficinas e Inserção na Vida Ativa) em que foram dinamizados vários tipos de atividades de cariz lúdico- formativo, com o objetivo de desenvolver competências ao nível da autonomia funcional, promovendo conhecimentos e capacidades para o ingresso numa vida autónoma em termos pessoais e ativa em termos profissionais.This project resulted from an action-research program developed with 15 to 21 year-old people living under institutional care, with the aim of promoting their autonomy through the acquisition of personal, social, functional and professional skills to promote an integral development; to endow young people with relevant knowledge and expertise for enhancing and promoting their emancipation and independence. Methodologically, our intervention was developed using qualitative methodologies, namely participatory action research. We resorted to sociocultural animation to promote the active involvement of participants. The project was structured upon the implementation of eight thematic workshops aimed to develop skills concerning personal, relational and functional autonomy. Results: The intervention had very positive results. The final evaluation of the project showed that the participants living in residential settings (even if integrated in the host institution) revealed no difficulties in managing 'their' home. Besides, two of them were integrated into working life.Este proyecto resultó de una investigación / intervención con jóvenes en situación residencial de atención institucional, con edades comprendidas entre 15 y 21 años de edad, cuyo objetivo se centra en la promoción de la independencia a través de la adquisición de habilidades personales, sociales y funcionales profesionales que buscan un desarrollo integral; dotar a los jóvenes de conocimientos y aprendizaje potenciadores y promotores de la emancipación y la independencia. Metodológicamente, la intervención se ha desarrollado utilizando las metodologías del paradigma cualitativo. Mientras trabajaba en una investigación-acción participativa se utilizó la animación sociocultural promover la implicación y la participación activa de los participantes a través de métodos y técnicas activas. El proyecto fue desarrollado en base a la aplicación de los ocho talleres dirigidos a desarrollar habilidades en la autonomía personal, relacional y funcional. Resultados: La intervención tuvo resultados muy positivos ya que los participantes de evaluación final, que viven en un apartamento de la autonomía (aunque parte de la institución de acogida) reveló tener ninguna dificultad en la toma de la gestión de su hogar, así como dos de ellos han logrado integración en la vida laboral.Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL)Universidade do MinhoAntunes, Maria da Conceição PintoRusso, Sónia Leandra Teixeira FernandesCunha, Sara Rita Ferreira da20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/32497por2317-6091http://www.revista.unisal.br/ojs/index.php/educacao/article/view/321info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:01:04Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/32497Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:50:59.261921Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Crescer para ser : caminho para a autonomia
title Crescer para ser : caminho para a autonomia
spellingShingle Crescer para ser : caminho para a autonomia
Antunes, Maria da Conceição Pinto
Jovens institucionalizadas
Intervenção socioeducativa
Autonomia
Institutionalized young people
Socio-educational intervention
Autonomy
Joven institucionalizada
Intervención socioeducativa
title_short Crescer para ser : caminho para a autonomia
title_full Crescer para ser : caminho para a autonomia
title_fullStr Crescer para ser : caminho para a autonomia
title_full_unstemmed Crescer para ser : caminho para a autonomia
title_sort Crescer para ser : caminho para a autonomia
author Antunes, Maria da Conceição Pinto
author_facet Antunes, Maria da Conceição Pinto
Russo, Sónia Leandra Teixeira Fernandes
Cunha, Sara Rita Ferreira da
author_role author
author2 Russo, Sónia Leandra Teixeira Fernandes
Cunha, Sara Rita Ferreira da
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes, Maria da Conceição Pinto
Russo, Sónia Leandra Teixeira Fernandes
Cunha, Sara Rita Ferreira da
dc.subject.por.fl_str_mv Jovens institucionalizadas
Intervenção socioeducativa
Autonomia
Institutionalized young people
Socio-educational intervention
Autonomy
Joven institucionalizada
Intervención socioeducativa
topic Jovens institucionalizadas
Intervenção socioeducativa
Autonomia
Institutionalized young people
Socio-educational intervention
Autonomy
Joven institucionalizada
Intervención socioeducativa
description "Crescer para Ser - Caminho para a Autonomia" foi um projeto desenvolvido ao longo de 12 meses, numa resposta social de Lar de Infância e Juventude de um Centro Social que se centrou na promoção de novas práticas no contexto do acolhimento institucional, dando forma a um projeto de acolhimento residencial, ou seja, um projeto de acolhimento o mais aproximado possível de uma unidade familiar, favorecedor de um desenvolvimento humano integral. A nossa intervenção consistiu na concepção, implementação e avaliação de oito ateliers temáticos, favorecedores da preparação para a autonomia e transição para a vida adulta de uma forma sustentada. Desenvolveram-se atividades em três Ateliers (Comportamentos Pessoais e Sociais; Relações Interpessoais e Acompanhamento ao Estudo) em que foram dinamizadas atividades de cariz socioeducativo, que permitiram desenvolver competências ao nível da autonomia pessoal e relacional favorecendo, simultaneamente, o fortalecimento de relações interpessoais entre as participantes e a consciencialização para cuidados preventivos de saúde e estilos de vida saudável. E em outros cinco ateliers (Gestão Doméstica, Tratamento de Roupa, Cozinha e Alimentação, Manutenção e Oficinas e Inserção na Vida Ativa) em que foram dinamizados vários tipos de atividades de cariz lúdico- formativo, com o objetivo de desenvolver competências ao nível da autonomia funcional, promovendo conhecimentos e capacidades para o ingresso numa vida autónoma em termos pessoais e ativa em termos profissionais.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/32497
url http://hdl.handle.net/1822/32497
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2317-6091
http://www.revista.unisal.br/ojs/index.php/educacao/article/view/321
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL)
publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132280193548288