Técnica de Polegar no Violoncelo: uma aprendizagem que pode ser antecipada?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Jonathan
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/39365
Resumo: O desenvolvimento histórico do violoncelo traz consigo diversas inovações, sejam elas técnicas ou até mesmo no formato do próprio instrumento. Uma delas é o uso do dedo polegar como forma de facilitar a execução de passagens nos registros agudos. Apesar de conhecida desde o século XVIII e já amplamente desenvolvida no final do século XIX, o ensino da técnica é por vezes apresentada de forma sucinta em livros destinados ao instrumento. Com o objetivo de compreender o ensino e a importância da técnica para o violoncelo, esta pesquisa foi desenvolvida. Mesmo sendo uma técnica fundamental, quais os motivos para ser introduzida ao aluno de violoncelo após três ou quatro anos de estudo no ensino tradicional? Com o propósito de compreender as possíveis lacunas no momento de introdução da técnica do polegar, esta pesquisa pode ser classificada como exploratória. O uso do método qualitativo será identificável na investigação que também conta com a realização de entrevistas com professores de violoncelo do Brasil e variados países da Europa. A aplicação de forma prática de alguns conceitos inerentes e estudados pela pesquisa ainda tiveram possibilidades de serem aplicados, visto que um Estágio Supervisionado foi realizado no Conservatório Regional de Música Dr. José de Azeredo Perdigão na cidade de Viseu e será apresentado na segunda parte do documento. No decorrer da investigação, várias abordagens mostraram-se eficientes, sendo a principal a associação entre a primeira posição aprendida no instrumento e a posição de polegar, devido à mesma configuração de notas que podem ser observadas. Partindo deste princípio, a realização de peças já conhecidas dos estudantes ou já trabalhadas em posições inferiores surgiram com muito destaque, com o fim de aproximar e instigar o aluno na sua prática na posição de polegar. Por ser um estudo centrado nas razões de ordem motora por trás da introdução tardia da técnica do TÉCNICA DE POLEGAR NO VIOLONCELO: UMA APRENDIZAGEM QUE PODE SER ANTECIPADA? 9 polegar no violoncelo, pontos como a leitura em diferentes claves não foram abordados. A reflexão profunda da viabilidade de uma antecipação do ensino da técnica do polegar em crianças também não foi desenvolvida nesta pesquisa por considerar-se que tal temática necessita de investigação relacionada ao desenvolvimento anatômico dos pequenos. A compreensão de forma ampla do estudo da técnica do polegar e uma possível antecipação no seu processo tem o potencial de permitir uma maior exploração do instrumento por parte do aluno. A longo prazo, essa simples maneira de pensar o instrumento pode ser a entrada para o desenvolvimento de seu repertório como um todo e cada vez mais apresentar profissionais conscientes de possíveis lacunas no ensino que podem motivar os alunos no seu aprendizado.
id RCAP_d18e85b6310af1bae2f378f7ee38f56c
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/39365
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Técnica de Polegar no Violoncelo: uma aprendizagem que pode ser antecipada?violoncelo; técnica de polegar; ensino tardio; ensino do violonceloO desenvolvimento histórico do violoncelo traz consigo diversas inovações, sejam elas técnicas ou até mesmo no formato do próprio instrumento. Uma delas é o uso do dedo polegar como forma de facilitar a execução de passagens nos registros agudos. Apesar de conhecida desde o século XVIII e já amplamente desenvolvida no final do século XIX, o ensino da técnica é por vezes apresentada de forma sucinta em livros destinados ao instrumento. Com o objetivo de compreender o ensino e a importância da técnica para o violoncelo, esta pesquisa foi desenvolvida. Mesmo sendo uma técnica fundamental, quais os motivos para ser introduzida ao aluno de violoncelo após três ou quatro anos de estudo no ensino tradicional? Com o propósito de compreender as possíveis lacunas no momento de introdução da técnica do polegar, esta pesquisa pode ser classificada como exploratória. O uso do método qualitativo será identificável na investigação que também conta com a realização de entrevistas com professores de violoncelo do Brasil e variados países da Europa. A aplicação de forma prática de alguns conceitos inerentes e estudados pela pesquisa ainda tiveram possibilidades de serem aplicados, visto que um Estágio Supervisionado foi realizado no Conservatório Regional de Música Dr. José de Azeredo Perdigão na cidade de Viseu e será apresentado na segunda parte do documento. No decorrer da investigação, várias abordagens mostraram-se eficientes, sendo a principal a associação entre a primeira posição aprendida no instrumento e a posição de polegar, devido à mesma configuração de notas que podem ser observadas. Partindo deste princípio, a realização de peças já conhecidas dos estudantes ou já trabalhadas em posições inferiores surgiram com muito destaque, com o fim de aproximar e instigar o aluno na sua prática na posição de polegar. Por ser um estudo centrado nas razões de ordem motora por trás da introdução tardia da técnica do TÉCNICA DE POLEGAR NO VIOLONCELO: UMA APRENDIZAGEM QUE PODE SER ANTECIPADA? 9 polegar no violoncelo, pontos como a leitura em diferentes claves não foram abordados. A reflexão profunda da viabilidade de uma antecipação do ensino da técnica do polegar em crianças também não foi desenvolvida nesta pesquisa por considerar-se que tal temática necessita de investigação relacionada ao desenvolvimento anatômico dos pequenos. A compreensão de forma ampla do estudo da técnica do polegar e uma possível antecipação no seu processo tem o potencial de permitir uma maior exploração do instrumento por parte do aluno. A longo prazo, essa simples maneira de pensar o instrumento pode ser a entrada para o desenvolvimento de seu repertório como um todo e cada vez mais apresentar profissionais conscientes de possíveis lacunas no ensino que podem motivar os alunos no seu aprendizado.Vieira, SamuelRepositório ComumSantos, Jonathan2022-02-16T17:53:32Z2022-01-072022-01-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/39365TID:202942678porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T04:20:22Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/39365Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:35:22.915446Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Técnica de Polegar no Violoncelo: uma aprendizagem que pode ser antecipada?
title Técnica de Polegar no Violoncelo: uma aprendizagem que pode ser antecipada?
spellingShingle Técnica de Polegar no Violoncelo: uma aprendizagem que pode ser antecipada?
Santos, Jonathan
violoncelo; técnica de polegar; ensino tardio; ensino do violoncelo
title_short Técnica de Polegar no Violoncelo: uma aprendizagem que pode ser antecipada?
title_full Técnica de Polegar no Violoncelo: uma aprendizagem que pode ser antecipada?
title_fullStr Técnica de Polegar no Violoncelo: uma aprendizagem que pode ser antecipada?
title_full_unstemmed Técnica de Polegar no Violoncelo: uma aprendizagem que pode ser antecipada?
title_sort Técnica de Polegar no Violoncelo: uma aprendizagem que pode ser antecipada?
author Santos, Jonathan
author_facet Santos, Jonathan
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vieira, Samuel
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Jonathan
dc.subject.por.fl_str_mv violoncelo; técnica de polegar; ensino tardio; ensino do violoncelo
topic violoncelo; técnica de polegar; ensino tardio; ensino do violoncelo
description O desenvolvimento histórico do violoncelo traz consigo diversas inovações, sejam elas técnicas ou até mesmo no formato do próprio instrumento. Uma delas é o uso do dedo polegar como forma de facilitar a execução de passagens nos registros agudos. Apesar de conhecida desde o século XVIII e já amplamente desenvolvida no final do século XIX, o ensino da técnica é por vezes apresentada de forma sucinta em livros destinados ao instrumento. Com o objetivo de compreender o ensino e a importância da técnica para o violoncelo, esta pesquisa foi desenvolvida. Mesmo sendo uma técnica fundamental, quais os motivos para ser introduzida ao aluno de violoncelo após três ou quatro anos de estudo no ensino tradicional? Com o propósito de compreender as possíveis lacunas no momento de introdução da técnica do polegar, esta pesquisa pode ser classificada como exploratória. O uso do método qualitativo será identificável na investigação que também conta com a realização de entrevistas com professores de violoncelo do Brasil e variados países da Europa. A aplicação de forma prática de alguns conceitos inerentes e estudados pela pesquisa ainda tiveram possibilidades de serem aplicados, visto que um Estágio Supervisionado foi realizado no Conservatório Regional de Música Dr. José de Azeredo Perdigão na cidade de Viseu e será apresentado na segunda parte do documento. No decorrer da investigação, várias abordagens mostraram-se eficientes, sendo a principal a associação entre a primeira posição aprendida no instrumento e a posição de polegar, devido à mesma configuração de notas que podem ser observadas. Partindo deste princípio, a realização de peças já conhecidas dos estudantes ou já trabalhadas em posições inferiores surgiram com muito destaque, com o fim de aproximar e instigar o aluno na sua prática na posição de polegar. Por ser um estudo centrado nas razões de ordem motora por trás da introdução tardia da técnica do TÉCNICA DE POLEGAR NO VIOLONCELO: UMA APRENDIZAGEM QUE PODE SER ANTECIPADA? 9 polegar no violoncelo, pontos como a leitura em diferentes claves não foram abordados. A reflexão profunda da viabilidade de uma antecipação do ensino da técnica do polegar em crianças também não foi desenvolvida nesta pesquisa por considerar-se que tal temática necessita de investigação relacionada ao desenvolvimento anatômico dos pequenos. A compreensão de forma ampla do estudo da técnica do polegar e uma possível antecipação no seu processo tem o potencial de permitir uma maior exploração do instrumento por parte do aluno. A longo prazo, essa simples maneira de pensar o instrumento pode ser a entrada para o desenvolvimento de seu repertório como um todo e cada vez mais apresentar profissionais conscientes de possíveis lacunas no ensino que podem motivar os alunos no seu aprendizado.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-16T17:53:32Z
2022-01-07
2022-01-07T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/39365
TID:202942678
url http://hdl.handle.net/10400.26/39365
identifier_str_mv TID:202942678
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134918043762688