O efeito da adubação foliar na variedade de batata (Solanum tuberosum) de indústria “LADY ROSETTA”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, Artur José Guerra
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Mateus, Francisco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25746/ruiips.v3.i4.14372
Resumo: A batata está sujeita a stresses bióticos (doenças, pragas, infestantes) e abióticos (condições climáticas, secura, excesso de água, ou fitotoxicidade provocada por herbicidas, entre outros). Os adubos foliares contendo nutrientes (macro e micronutrientes) poderão contribuir para uma melhor nutrição da planta, para além de exercer uma ação benéfica ao nível do potencial hídrico da folha e sua proteção contra os diversos inimigos bióticos. Instalou-se um ensaio em Marinhais, para avaliar o efeito da adubação foliar de uma gama de adubos foliares “Humigel”, contendo, entre outros nutrientes, o enxofre e o potássio, numa situação de fitotoxidade causada pela aplicação de um herbicida, na variedade de batata de indústria Lady Rosetta. O ensaio foi instalado com um dispositivo experimental de parcelas totalmente aleatórias, com 4 repetições. Os tratamentos testados foram a aplicação de “Humigel” e sem aplicação (testemunha). A produção comercial nas parcelas onde foi efetuada a fertilização foliar foi significativamente mais elevada (48 192 kg/ha) do que nas parcelas testemunha (43 458 kg/ha). Não se registaram diferenças significativas ao nível do número de tubérculos (comercial e total) por planta, nem ao nível dos parâmetros de qualidade (peso específico e teste de fritura).
id RCAP_d192060fe06f2833dfdeee4f04b2f0de
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/14372
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O efeito da adubação foliar na variedade de batata (Solanum tuberosum) de indústria “LADY ROSETTA”ArtigosA batata está sujeita a stresses bióticos (doenças, pragas, infestantes) e abióticos (condições climáticas, secura, excesso de água, ou fitotoxicidade provocada por herbicidas, entre outros). Os adubos foliares contendo nutrientes (macro e micronutrientes) poderão contribuir para uma melhor nutrição da planta, para além de exercer uma ação benéfica ao nível do potencial hídrico da folha e sua proteção contra os diversos inimigos bióticos. Instalou-se um ensaio em Marinhais, para avaliar o efeito da adubação foliar de uma gama de adubos foliares “Humigel”, contendo, entre outros nutrientes, o enxofre e o potássio, numa situação de fitotoxidade causada pela aplicação de um herbicida, na variedade de batata de indústria Lady Rosetta. O ensaio foi instalado com um dispositivo experimental de parcelas totalmente aleatórias, com 4 repetições. Os tratamentos testados foram a aplicação de “Humigel” e sem aplicação (testemunha). A produção comercial nas parcelas onde foi efetuada a fertilização foliar foi significativamente mais elevada (48 192 kg/ha) do que nas parcelas testemunha (43 458 kg/ha). Não se registaram diferenças significativas ao nível do número de tubérculos (comercial e total) por planta, nem ao nível dos parâmetros de qualidade (peso específico e teste de fritura).Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém2015-11-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25746/ruiips.v3.i4.14372por2182-9608Amaral, Artur José GuerraMateus, Franciscoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:11:18Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/14372Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:50.744975Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O efeito da adubação foliar na variedade de batata (Solanum tuberosum) de indústria “LADY ROSETTA”
title O efeito da adubação foliar na variedade de batata (Solanum tuberosum) de indústria “LADY ROSETTA”
spellingShingle O efeito da adubação foliar na variedade de batata (Solanum tuberosum) de indústria “LADY ROSETTA”
Amaral, Artur José Guerra
Artigos
title_short O efeito da adubação foliar na variedade de batata (Solanum tuberosum) de indústria “LADY ROSETTA”
title_full O efeito da adubação foliar na variedade de batata (Solanum tuberosum) de indústria “LADY ROSETTA”
title_fullStr O efeito da adubação foliar na variedade de batata (Solanum tuberosum) de indústria “LADY ROSETTA”
title_full_unstemmed O efeito da adubação foliar na variedade de batata (Solanum tuberosum) de indústria “LADY ROSETTA”
title_sort O efeito da adubação foliar na variedade de batata (Solanum tuberosum) de indústria “LADY ROSETTA”
author Amaral, Artur José Guerra
author_facet Amaral, Artur José Guerra
Mateus, Francisco
author_role author
author2 Mateus, Francisco
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaral, Artur José Guerra
Mateus, Francisco
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description A batata está sujeita a stresses bióticos (doenças, pragas, infestantes) e abióticos (condições climáticas, secura, excesso de água, ou fitotoxicidade provocada por herbicidas, entre outros). Os adubos foliares contendo nutrientes (macro e micronutrientes) poderão contribuir para uma melhor nutrição da planta, para além de exercer uma ação benéfica ao nível do potencial hídrico da folha e sua proteção contra os diversos inimigos bióticos. Instalou-se um ensaio em Marinhais, para avaliar o efeito da adubação foliar de uma gama de adubos foliares “Humigel”, contendo, entre outros nutrientes, o enxofre e o potássio, numa situação de fitotoxidade causada pela aplicação de um herbicida, na variedade de batata de indústria Lady Rosetta. O ensaio foi instalado com um dispositivo experimental de parcelas totalmente aleatórias, com 4 repetições. Os tratamentos testados foram a aplicação de “Humigel” e sem aplicação (testemunha). A produção comercial nas parcelas onde foi efetuada a fertilização foliar foi significativamente mais elevada (48 192 kg/ha) do que nas parcelas testemunha (43 458 kg/ha). Não se registaram diferenças significativas ao nível do número de tubérculos (comercial e total) por planta, nem ao nível dos parâmetros de qualidade (peso específico e teste de fritura).
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-23T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25746/ruiips.v3.i4.14372
url https://doi.org/10.25746/ruiips.v3.i4.14372
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2182-9608
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém
publisher.none.fl_str_mv Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130483530924032