A realidade da avaliação institucional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Catarina Jorge Barreto Alves
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/83895
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
id RCAP_d193795999332012ea80c8729428cbab
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/83895
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A realidade da avaliação institucionalThe reality of institutional evaluationAvaliação institucionalAvaliação Externa de EscolasAutoavaliaçãoPrograma Eco- EscolasMétodos e estratégias de estudoInstitutional EvaluationExternal Evaluation of SchoolsSelf-AssessmentEco-Schools ProgramSession of study methods and strategiesRelatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoO presente relatório apresenta as atividades desenvolvidas no âmbito de estágio do Mestrado de Ciências da Educação na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, da Universidade de Coimbra. O referido estágio decorreu no ano letivo 2016/2017 em duas instituições: Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC) e Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro (AEEC), com o objetivo de desenvolvermos competências de avaliação institucional. As principais atividades desenvolvidas na IGEC direcionaram-se para a constatação das funções e metodologias utilizadas pela instituição. Desta forma, fora abordada a temática da avaliação institucional, através do envolvimento nos programas de avaliação externa de escolas e de acompanhamento da ação educativa, atividades estas, desenvolvidas regularmente pela IGEC. No AEEC foi-nos permitido o envolvimento na cultura escolar, tendo desenvolvido diversas atividades. A avaliação institucional, pela autoavaliação, foi trabalhada a partir do Observatório da Qualidade (OQ) com a construção de um instrumento de recolha de dados. Sendo a escola uma instituição com várias valências, também foram desenvolvidas atividades direcionadas à educação ambiental, no âmbito do Programa Eco- Escolas, e à promoção do sucesso escolar, através de sessões de métodos e estratégias de estudo. Em função da diversidade de atividades desenvolvidas, afirmamos como finalidade o enriquecimento do presente documento com a fundamentação, contextualização e reflexão acerca dos diferentes temas abordados.This report presents the activities developed in the context of the internship of the Master of Educational Sciences at the Faculty of Psychology and Educational Sciences, at University of Coimbra. The referred internship was held in the academic year of 2016/2017 in two institutions: General-Inspection of Education and Science and School Group Eugénio de Castro, with the aim of developing institutional evaluation skills.The main activities developed at the General-Inspection of Education and Science where established regarding the functions and methodology used by the institution. In this way, it was approached the institutional evaluation theme throughout the evolvement in the external evaluation of schools program, and the monitoring of the educational action, activities developed regularly by the General-Inspection of Education and Science.In the School Group Eugénio de Castro it was allowed the involvement in the school culture, therefore, several activities were developed. The institutional evaluation, by self-evaluation, was crafted from the Quality Observatory, with the production of a data collection instrument. Since the school is a multiple facets institution, there have also been developed some activities towards the environmental education, in the context of the Eco-Schools Program, and the promotion of educational success through sessions of study methods and strategies.Due to the diversity of activities developed, we affirm the theoretical foundation, contextualization and debate about the different topics covered in the present report.2017-10-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/83895http://hdl.handle.net/10316/83895TID:202143848porAntunes, Catarina Jorge Barreto Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2020-01-07T10:18:04Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/83895Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:05:34.719077Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A realidade da avaliação institucional
The reality of institutional evaluation
title A realidade da avaliação institucional
spellingShingle A realidade da avaliação institucional
Antunes, Catarina Jorge Barreto Alves
Avaliação institucional
Avaliação Externa de Escolas
Autoavaliação
Programa Eco- Escolas
Métodos e estratégias de estudo
Institutional Evaluation
External Evaluation of Schools
Self-Assessment
Eco-Schools Program
Session of study methods and strategies
title_short A realidade da avaliação institucional
title_full A realidade da avaliação institucional
title_fullStr A realidade da avaliação institucional
title_full_unstemmed A realidade da avaliação institucional
title_sort A realidade da avaliação institucional
author Antunes, Catarina Jorge Barreto Alves
author_facet Antunes, Catarina Jorge Barreto Alves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes, Catarina Jorge Barreto Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação institucional
Avaliação Externa de Escolas
Autoavaliação
Programa Eco- Escolas
Métodos e estratégias de estudo
Institutional Evaluation
External Evaluation of Schools
Self-Assessment
Eco-Schools Program
Session of study methods and strategies
topic Avaliação institucional
Avaliação Externa de Escolas
Autoavaliação
Programa Eco- Escolas
Métodos e estratégias de estudo
Institutional Evaluation
External Evaluation of Schools
Self-Assessment
Eco-Schools Program
Session of study methods and strategies
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/83895
http://hdl.handle.net/10316/83895
TID:202143848
url http://hdl.handle.net/10316/83895
identifier_str_mv TID:202143848
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133947043512320