A realidade da avaliação institucional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/83895 |
Resumo: | Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação |
id |
RCAP_d193795999332012ea80c8729428cbab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/83895 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A realidade da avaliação institucionalThe reality of institutional evaluationAvaliação institucionalAvaliação Externa de EscolasAutoavaliaçãoPrograma Eco- EscolasMétodos e estratégias de estudoInstitutional EvaluationExternal Evaluation of SchoolsSelf-AssessmentEco-Schools ProgramSession of study methods and strategiesRelatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoO presente relatório apresenta as atividades desenvolvidas no âmbito de estágio do Mestrado de Ciências da Educação na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, da Universidade de Coimbra. O referido estágio decorreu no ano letivo 2016/2017 em duas instituições: Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC) e Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro (AEEC), com o objetivo de desenvolvermos competências de avaliação institucional. As principais atividades desenvolvidas na IGEC direcionaram-se para a constatação das funções e metodologias utilizadas pela instituição. Desta forma, fora abordada a temática da avaliação institucional, através do envolvimento nos programas de avaliação externa de escolas e de acompanhamento da ação educativa, atividades estas, desenvolvidas regularmente pela IGEC. No AEEC foi-nos permitido o envolvimento na cultura escolar, tendo desenvolvido diversas atividades. A avaliação institucional, pela autoavaliação, foi trabalhada a partir do Observatório da Qualidade (OQ) com a construção de um instrumento de recolha de dados. Sendo a escola uma instituição com várias valências, também foram desenvolvidas atividades direcionadas à educação ambiental, no âmbito do Programa Eco- Escolas, e à promoção do sucesso escolar, através de sessões de métodos e estratégias de estudo. Em função da diversidade de atividades desenvolvidas, afirmamos como finalidade o enriquecimento do presente documento com a fundamentação, contextualização e reflexão acerca dos diferentes temas abordados.This report presents the activities developed in the context of the internship of the Master of Educational Sciences at the Faculty of Psychology and Educational Sciences, at University of Coimbra. The referred internship was held in the academic year of 2016/2017 in two institutions: General-Inspection of Education and Science and School Group Eugénio de Castro, with the aim of developing institutional evaluation skills.The main activities developed at the General-Inspection of Education and Science where established regarding the functions and methodology used by the institution. In this way, it was approached the institutional evaluation theme throughout the evolvement in the external evaluation of schools program, and the monitoring of the educational action, activities developed regularly by the General-Inspection of Education and Science.In the School Group Eugénio de Castro it was allowed the involvement in the school culture, therefore, several activities were developed. The institutional evaluation, by self-evaluation, was crafted from the Quality Observatory, with the production of a data collection instrument. Since the school is a multiple facets institution, there have also been developed some activities towards the environmental education, in the context of the Eco-Schools Program, and the promotion of educational success through sessions of study methods and strategies.Due to the diversity of activities developed, we affirm the theoretical foundation, contextualization and debate about the different topics covered in the present report.2017-10-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/83895http://hdl.handle.net/10316/83895TID:202143848porAntunes, Catarina Jorge Barreto Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2020-01-07T10:18:04Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/83895Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:05:34.719077Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A realidade da avaliação institucional The reality of institutional evaluation |
title |
A realidade da avaliação institucional |
spellingShingle |
A realidade da avaliação institucional Antunes, Catarina Jorge Barreto Alves Avaliação institucional Avaliação Externa de Escolas Autoavaliação Programa Eco- Escolas Métodos e estratégias de estudo Institutional Evaluation External Evaluation of Schools Self-Assessment Eco-Schools Program Session of study methods and strategies |
title_short |
A realidade da avaliação institucional |
title_full |
A realidade da avaliação institucional |
title_fullStr |
A realidade da avaliação institucional |
title_full_unstemmed |
A realidade da avaliação institucional |
title_sort |
A realidade da avaliação institucional |
author |
Antunes, Catarina Jorge Barreto Alves |
author_facet |
Antunes, Catarina Jorge Barreto Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Antunes, Catarina Jorge Barreto Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação institucional Avaliação Externa de Escolas Autoavaliação Programa Eco- Escolas Métodos e estratégias de estudo Institutional Evaluation External Evaluation of Schools Self-Assessment Eco-Schools Program Session of study methods and strategies |
topic |
Avaliação institucional Avaliação Externa de Escolas Autoavaliação Programa Eco- Escolas Métodos e estratégias de estudo Institutional Evaluation External Evaluation of Schools Self-Assessment Eco-Schools Program Session of study methods and strategies |
description |
Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/83895 http://hdl.handle.net/10316/83895 TID:202143848 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/83895 |
identifier_str_mv |
TID:202143848 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133947043512320 |