Mediação social : investigação-intervenção em contextos sociofamiliares debilitados
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/19397 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional e Supervisão na Formação) |
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Mediação social : investigação-intervenção em contextos sociofamiliares debilitados316.48316.356.2Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional e Supervisão na Formação)Este trabalho foi desenvolvido ao longo de nove meses, no âmbito de um estágio académico, realizado numa Comissão de Proteção de Crianças e Jovens. Tivemos como desígnio desenvolver um projeto de investigação-intervenção concernente à mediação social, com especial incidência em contextos sociofamiliares debilitados. Ao longo da última década temos assistido a um crescimento e interesse significativos dos contextos onde a mediação poderá ser benéfica, nomeadamente, a mediação socioeducativa. Com este trabalho, pretendemos, de igual modo, evidenciar que a mesma também pode ter um lugar proveitoso na colaboração de um processo de promoção e proteção de crianças e/ou jovens, onde as suas famílias são consideradas em risco. Aqui, o mediador assume o papel de facilitador e potenciador da comunicação entre os cuidadores. Estes, no papel de mediados, poderão partilhar entre si, com o auxílio do mediador, as situações que os perturbam e debelam o bem-estar da sua família, nomeadamente dos seus descendentes menores. Posteriormente, os próprios cuidadores das crianças e/ou jovens em causa poderão encontrar as melhores soluções para os problemas identificados pelos mesmos, como sendo inibidores do desenvolvimento pessoal e sociofamiliar adequados. A práxis em causa assenta numa metodologia qualitativa, através do desenvolvimento de uma investigação-ação, onde o estudo de caso(s) foi o método privilegiado. Para tal, usamos um conjunto de técnicas e instrumentos, nomeadamente, a observação direta e participante, as entrevistas semidiretivas, bem como, a análise documental, e as grelhas de registo e de avaliação. Em suma, pretendemos evidenciar que em alguns casos, as possíveis soluções para as problemáticas em que as famílias se encontram envolvidas, podem partir dos sujeitos em causa. Neste sentido, consideramos que um dispositivo desta natureza, pode revelar-se útil, aliado à intervenção da CPCJ, ainda que provido de autonomia.The work here presented was developed during nine months as an integral part of the practical curricular training, which took place in a Child and Youth Protection Comission/Agency. Our aim was to develop a research-intervention project with regards to social mediation, with particular incidence in debilitated social and familiar contexts. During the last decade, a growing interest on the contexts where mediation is regarded beneficial has emerged, namely in social-educational mediation. With this work we intend to emphasize that mediation may also be valuable when collaborating in a process of promotion and protection of children and/or youngsters, whose families are considered at risk. Here, the mediator has the role of the facilitator and the promoter of the communication among the caretakers. These, in the role of the mediatee, may share among each other, with help from the mediator, the situations that disturb and harm the family well-being, namely of the underage descendants. Afterwards, the caretakers themselves might find the best solutions for problems they have identified as being inhibitors of the adequate personal and social familiar development. The execution of this subject matter was based on a qualitative methodology, through the development of a research-action, where the case study was the privileged method. For such, we used a set of techniques and tools, namely, direct and participated observation, semi-directed interviews, as well as, documental analysis and grids register and evaluation. In brief, we intend to stress that in some cases, the plausible solutions to the problematic issue in which the families are involved, may emerge from the individuals themselves. Hence, we consider that a device of this nature may reveal to be useful when allied to CPCJ intervention, even though autonomous.Ce travail a été développé tout au long de neuf mois, dans un contexte d’un stage académique réalisé dans une Commission de Protection d’Enfants et de Jeunes. Notre objectif a été celui de développer un projet d’investigation-intervention en ce qui concerne la médiation sociale, tombant surtout sur des contextes socio-familiers débilités. Au cours de la dernière décade nous avons assisté à une croissance et à un intérêt expressifs des contextes où la médiation, en particulier la médiation socio-éducative, pourra devenir bénéfique. Avec ce travail, nous prétendons aussi mettre en évidence la probable importance que la médiation peut avoir dans la collaboration dans un procès de promotion et protection d’enfants et/ou de jeunes dont les familles sont considérées en risque. Dans ces cas, le médiateur fonctionne comme un facilitateur de la communication entre les éducateurs. Ceux-ci, auxiliés par le médiateur, pourront partager entre eux les situations qui les troublent et qui débilitent le bien être de sa famille, surtout de ses descendants mineures. Après, les éducateurs des enfants et/ou jeunes en cause pourront rencontrer les solutions les plus adéquates pour les problèmes identifiés par eux-mêmes comme des inhibiteurs d’un adéquat développement personnel et socio-familial. La praxis en cause s’appui sur une méthodologie qualitative, une fois que nous avons développé une investigation-action, où l’étude de cas a été la méthode privilégiée. Pour cela, nous avons utilisé un ensemble de techniques et instruments, nommément l’observation directe et participative, les interviews semi-directives et aussi l’analyse documentaire et les grilles de registre et d’évaluation. En somme, nous prétendons mettre en évidence que, dans certains cas, les possibles solutions pour les problèmes des familles peuvent être rencontrées par les personnes en cause. De cette façon nous considérons qu’un dispositif de cette nature peut se révéler utile, en étant allié à la Commission de Protection d’Enfants et de Jeunes, malgré son autonomie.Silva, Ana Maria Costa eUniversidade do MinhoMagalhães, Laura Patrícia Sousa Monteiro20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/19397porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:07:34Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/19397Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:58:35.019273Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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