Criação de um processo de Business Intelligence numa empresa de comércio eletrónico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, João Carlos Correia de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/19546
Resumo: Uma empresa que fornece um serviço de sugestões de conjuntos de produtos e dos respetivos acessórios a outras empresas de comércio eletrónico, revelou um potencial crescimento nos últimos dois/três anos. Consequentemente a este crescimento, e com a grande quantidade de dados que começaram a ser produzidos, surgiu a necessidade de se obter indicadores e métricas dos mesmos. Com a existência destes indicadores será possível fazer análises transversais às vendas dos clientes, o que facilita aos gestores da empresa tomar decisões imediatas e estratégicas. Desenvolveu-se um sistema de informação de Business Intelligence de forma ir ao encontro destas necessidades e, naturalmente, centralizar a informação alusiva às vendas. Desta forma, o sistema encontra-se preparado e datado de potencialidades que permitem solucionar determinadas questões que possam surgir no futuro, sem que tenham que ser feitas grandes alterações à estrutura do mesmo, como por exemplo o surgimento de novas fontes de dados. Tendo em vista o fácil acompanhamento dos indicadores implementados por parte dos gestores foi disponibilizado um conjunto de relatórios, nos quais a informação pode ser filtrada e se encontra sob a forma de dashboards. Por fim, como forma de validar o sistema desenvolvido, foi elaborado inquéritos de satisfação a profissionais da empresa, onde se avalia a usabilidade e a utilidade do mesmo. Os inquiridos demonstraram opiniões bastante positivas às afirmações que lhes foram colocadas acerca da aplicação desenvolvida. De acordo com os resultados obtidos, o desenvolvimento da aplicação atingiu os objetivos definidos e mostrou utilidade para os utilizadores finais.
id RCAP_d19ff50960766e7b49a475a625514bc2
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/19546
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Criação de um processo de Business Intelligence numa empresa de comércio eletrónicoBusiness IntelligenceIndicadoresRelatóriosDashboardsVendasComércio eletrónicoBig QueryGoogle Cloud StorageIndicatorsReportsSalese-commerceUma empresa que fornece um serviço de sugestões de conjuntos de produtos e dos respetivos acessórios a outras empresas de comércio eletrónico, revelou um potencial crescimento nos últimos dois/três anos. Consequentemente a este crescimento, e com a grande quantidade de dados que começaram a ser produzidos, surgiu a necessidade de se obter indicadores e métricas dos mesmos. Com a existência destes indicadores será possível fazer análises transversais às vendas dos clientes, o que facilita aos gestores da empresa tomar decisões imediatas e estratégicas. Desenvolveu-se um sistema de informação de Business Intelligence de forma ir ao encontro destas necessidades e, naturalmente, centralizar a informação alusiva às vendas. Desta forma, o sistema encontra-se preparado e datado de potencialidades que permitem solucionar determinadas questões que possam surgir no futuro, sem que tenham que ser feitas grandes alterações à estrutura do mesmo, como por exemplo o surgimento de novas fontes de dados. Tendo em vista o fácil acompanhamento dos indicadores implementados por parte dos gestores foi disponibilizado um conjunto de relatórios, nos quais a informação pode ser filtrada e se encontra sob a forma de dashboards. Por fim, como forma de validar o sistema desenvolvido, foi elaborado inquéritos de satisfação a profissionais da empresa, onde se avalia a usabilidade e a utilidade do mesmo. Os inquiridos demonstraram opiniões bastante positivas às afirmações que lhes foram colocadas acerca da aplicação desenvolvida. De acordo com os resultados obtidos, o desenvolvimento da aplicação atingiu os objetivos definidos e mostrou utilidade para os utilizadores finais.A company, that offers a service of bundles of products and their accessories to other ecommerce companies, had a great growth in recent years. With this growth and with the large amount of data produced, the need arose to get indicators and metrics from them. Having these indicators will make it possible to carry out cross-sectional analyzes of customer sales, which will make it easier for the company's managers to make strategic decisions. A Business Intelligence information system was developed to solve these needs and where information about sales is centralized. In this way, the system is prepared for future needs, without having to make major changes to its structure. For managers, to monitor the implemented indicators, a set of reports were available, in which the information can be filtered and found in the dashboards. Finally, as a way of validating the developed system, satisfaction surveys were drawn up among the company's professionals, which assess its usability and usefulness. Respondents showed very positive evaluations of the statements that were made about the developed application. According to the results obtained, the development of the application was achieved according to the objectives to be proposed and it shown utility for the end user.Oliveira, Paulo Jorge MachadoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoOliveira, João Carlos Correia de2022-01-18T12:19:16Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/19546TID:202796477porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:14:07Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/19546Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:39:35.012929Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Criação de um processo de Business Intelligence numa empresa de comércio eletrónico
title Criação de um processo de Business Intelligence numa empresa de comércio eletrónico
spellingShingle Criação de um processo de Business Intelligence numa empresa de comércio eletrónico
Oliveira, João Carlos Correia de
Business Intelligence
Indicadores
Relatórios
Dashboards
Vendas
Comércio eletrónico
Big Query
Google Cloud Storage
Indicators
Reports
Sales
e-commerce
title_short Criação de um processo de Business Intelligence numa empresa de comércio eletrónico
title_full Criação de um processo de Business Intelligence numa empresa de comércio eletrónico
title_fullStr Criação de um processo de Business Intelligence numa empresa de comércio eletrónico
title_full_unstemmed Criação de um processo de Business Intelligence numa empresa de comércio eletrónico
title_sort Criação de um processo de Business Intelligence numa empresa de comércio eletrónico
author Oliveira, João Carlos Correia de
author_facet Oliveira, João Carlos Correia de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Paulo Jorge Machado
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, João Carlos Correia de
dc.subject.por.fl_str_mv Business Intelligence
Indicadores
Relatórios
Dashboards
Vendas
Comércio eletrónico
Big Query
Google Cloud Storage
Indicators
Reports
Sales
e-commerce
topic Business Intelligence
Indicadores
Relatórios
Dashboards
Vendas
Comércio eletrónico
Big Query
Google Cloud Storage
Indicators
Reports
Sales
e-commerce
description Uma empresa que fornece um serviço de sugestões de conjuntos de produtos e dos respetivos acessórios a outras empresas de comércio eletrónico, revelou um potencial crescimento nos últimos dois/três anos. Consequentemente a este crescimento, e com a grande quantidade de dados que começaram a ser produzidos, surgiu a necessidade de se obter indicadores e métricas dos mesmos. Com a existência destes indicadores será possível fazer análises transversais às vendas dos clientes, o que facilita aos gestores da empresa tomar decisões imediatas e estratégicas. Desenvolveu-se um sistema de informação de Business Intelligence de forma ir ao encontro destas necessidades e, naturalmente, centralizar a informação alusiva às vendas. Desta forma, o sistema encontra-se preparado e datado de potencialidades que permitem solucionar determinadas questões que possam surgir no futuro, sem que tenham que ser feitas grandes alterações à estrutura do mesmo, como por exemplo o surgimento de novas fontes de dados. Tendo em vista o fácil acompanhamento dos indicadores implementados por parte dos gestores foi disponibilizado um conjunto de relatórios, nos quais a informação pode ser filtrada e se encontra sob a forma de dashboards. Por fim, como forma de validar o sistema desenvolvido, foi elaborado inquéritos de satisfação a profissionais da empresa, onde se avalia a usabilidade e a utilidade do mesmo. Os inquiridos demonstraram opiniões bastante positivas às afirmações que lhes foram colocadas acerca da aplicação desenvolvida. De acordo com os resultados obtidos, o desenvolvimento da aplicação atingiu os objetivos definidos e mostrou utilidade para os utilizadores finais.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
2022-01-18T12:19:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/19546
TID:202796477
url http://hdl.handle.net/10400.22/19546
identifier_str_mv TID:202796477
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131484116746240