Criação de um processo de Business Intelligence numa empresa de comércio eletrónico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/19546 |
Resumo: | Uma empresa que fornece um serviço de sugestões de conjuntos de produtos e dos respetivos acessórios a outras empresas de comércio eletrónico, revelou um potencial crescimento nos últimos dois/três anos. Consequentemente a este crescimento, e com a grande quantidade de dados que começaram a ser produzidos, surgiu a necessidade de se obter indicadores e métricas dos mesmos. Com a existência destes indicadores será possível fazer análises transversais às vendas dos clientes, o que facilita aos gestores da empresa tomar decisões imediatas e estratégicas. Desenvolveu-se um sistema de informação de Business Intelligence de forma ir ao encontro destas necessidades e, naturalmente, centralizar a informação alusiva às vendas. Desta forma, o sistema encontra-se preparado e datado de potencialidades que permitem solucionar determinadas questões que possam surgir no futuro, sem que tenham que ser feitas grandes alterações à estrutura do mesmo, como por exemplo o surgimento de novas fontes de dados. Tendo em vista o fácil acompanhamento dos indicadores implementados por parte dos gestores foi disponibilizado um conjunto de relatórios, nos quais a informação pode ser filtrada e se encontra sob a forma de dashboards. Por fim, como forma de validar o sistema desenvolvido, foi elaborado inquéritos de satisfação a profissionais da empresa, onde se avalia a usabilidade e a utilidade do mesmo. Os inquiridos demonstraram opiniões bastante positivas às afirmações que lhes foram colocadas acerca da aplicação desenvolvida. De acordo com os resultados obtidos, o desenvolvimento da aplicação atingiu os objetivos definidos e mostrou utilidade para os utilizadores finais. |
id |
RCAP_d19ff50960766e7b49a475a625514bc2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/19546 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Criação de um processo de Business Intelligence numa empresa de comércio eletrónicoBusiness IntelligenceIndicadoresRelatóriosDashboardsVendasComércio eletrónicoBig QueryGoogle Cloud StorageIndicatorsReportsSalese-commerceUma empresa que fornece um serviço de sugestões de conjuntos de produtos e dos respetivos acessórios a outras empresas de comércio eletrónico, revelou um potencial crescimento nos últimos dois/três anos. Consequentemente a este crescimento, e com a grande quantidade de dados que começaram a ser produzidos, surgiu a necessidade de se obter indicadores e métricas dos mesmos. Com a existência destes indicadores será possível fazer análises transversais às vendas dos clientes, o que facilita aos gestores da empresa tomar decisões imediatas e estratégicas. Desenvolveu-se um sistema de informação de Business Intelligence de forma ir ao encontro destas necessidades e, naturalmente, centralizar a informação alusiva às vendas. Desta forma, o sistema encontra-se preparado e datado de potencialidades que permitem solucionar determinadas questões que possam surgir no futuro, sem que tenham que ser feitas grandes alterações à estrutura do mesmo, como por exemplo o surgimento de novas fontes de dados. Tendo em vista o fácil acompanhamento dos indicadores implementados por parte dos gestores foi disponibilizado um conjunto de relatórios, nos quais a informação pode ser filtrada e se encontra sob a forma de dashboards. Por fim, como forma de validar o sistema desenvolvido, foi elaborado inquéritos de satisfação a profissionais da empresa, onde se avalia a usabilidade e a utilidade do mesmo. Os inquiridos demonstraram opiniões bastante positivas às afirmações que lhes foram colocadas acerca da aplicação desenvolvida. De acordo com os resultados obtidos, o desenvolvimento da aplicação atingiu os objetivos definidos e mostrou utilidade para os utilizadores finais.A company, that offers a service of bundles of products and their accessories to other ecommerce companies, had a great growth in recent years. With this growth and with the large amount of data produced, the need arose to get indicators and metrics from them. Having these indicators will make it possible to carry out cross-sectional analyzes of customer sales, which will make it easier for the company's managers to make strategic decisions. A Business Intelligence information system was developed to solve these needs and where information about sales is centralized. In this way, the system is prepared for future needs, without having to make major changes to its structure. For managers, to monitor the implemented indicators, a set of reports were available, in which the information can be filtered and found in the dashboards. Finally, as a way of validating the developed system, satisfaction surveys were drawn up among the company's professionals, which assess its usability and usefulness. Respondents showed very positive evaluations of the statements that were made about the developed application. According to the results obtained, the development of the application was achieved according to the objectives to be proposed and it shown utility for the end user.Oliveira, Paulo Jorge MachadoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoOliveira, João Carlos Correia de2022-01-18T12:19:16Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/19546TID:202796477porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:14:07Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/19546Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:39:35.012929Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Criação de um processo de Business Intelligence numa empresa de comércio eletrónico |
title |
Criação de um processo de Business Intelligence numa empresa de comércio eletrónico |
spellingShingle |
Criação de um processo de Business Intelligence numa empresa de comércio eletrónico Oliveira, João Carlos Correia de Business Intelligence Indicadores Relatórios Dashboards Vendas Comércio eletrónico Big Query Google Cloud Storage Indicators Reports Sales e-commerce |
title_short |
Criação de um processo de Business Intelligence numa empresa de comércio eletrónico |
title_full |
Criação de um processo de Business Intelligence numa empresa de comércio eletrónico |
title_fullStr |
Criação de um processo de Business Intelligence numa empresa de comércio eletrónico |
title_full_unstemmed |
Criação de um processo de Business Intelligence numa empresa de comércio eletrónico |
title_sort |
Criação de um processo de Business Intelligence numa empresa de comércio eletrónico |
author |
Oliveira, João Carlos Correia de |
author_facet |
Oliveira, João Carlos Correia de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oliveira, Paulo Jorge Machado Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, João Carlos Correia de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Business Intelligence Indicadores Relatórios Dashboards Vendas Comércio eletrónico Big Query Google Cloud Storage Indicators Reports Sales e-commerce |
topic |
Business Intelligence Indicadores Relatórios Dashboards Vendas Comércio eletrónico Big Query Google Cloud Storage Indicators Reports Sales e-commerce |
description |
Uma empresa que fornece um serviço de sugestões de conjuntos de produtos e dos respetivos acessórios a outras empresas de comércio eletrónico, revelou um potencial crescimento nos últimos dois/três anos. Consequentemente a este crescimento, e com a grande quantidade de dados que começaram a ser produzidos, surgiu a necessidade de se obter indicadores e métricas dos mesmos. Com a existência destes indicadores será possível fazer análises transversais às vendas dos clientes, o que facilita aos gestores da empresa tomar decisões imediatas e estratégicas. Desenvolveu-se um sistema de informação de Business Intelligence de forma ir ao encontro destas necessidades e, naturalmente, centralizar a informação alusiva às vendas. Desta forma, o sistema encontra-se preparado e datado de potencialidades que permitem solucionar determinadas questões que possam surgir no futuro, sem que tenham que ser feitas grandes alterações à estrutura do mesmo, como por exemplo o surgimento de novas fontes de dados. Tendo em vista o fácil acompanhamento dos indicadores implementados por parte dos gestores foi disponibilizado um conjunto de relatórios, nos quais a informação pode ser filtrada e se encontra sob a forma de dashboards. Por fim, como forma de validar o sistema desenvolvido, foi elaborado inquéritos de satisfação a profissionais da empresa, onde se avalia a usabilidade e a utilidade do mesmo. Os inquiridos demonstraram opiniões bastante positivas às afirmações que lhes foram colocadas acerca da aplicação desenvolvida. De acordo com os resultados obtidos, o desenvolvimento da aplicação atingiu os objetivos definidos e mostrou utilidade para os utilizadores finais. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2021-01-01T00:00:00Z 2022-01-18T12:19:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/19546 TID:202796477 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/19546 |
identifier_str_mv |
TID:202796477 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131484116746240 |