RELATÓRIO DE ESTÁGIO, DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA LIMA-DE-FARIA, JUNTO DA TURMA DO 8ºLF2, ANO LETIVO 2021/2022.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/101440 |
Resumo: | Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física |
id |
RCAP_d1ba07fc7bc441ec8d6a81367773eb99 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/101440 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
RELATÓRIO DE ESTÁGIO, DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA LIMA-DE-FARIA, JUNTO DA TURMA DO 8ºLF2, ANO LETIVO 2021/2022.INTERNSHIP REPORT, DEVELOPED AT ESCOLA SECUNDÁRIA LIMA-DE-FARIA, WITH THE 8TH GRADE LF2 CLASS, SCHOOL YEAR 2021/2022.Educação FísicaEstágio PedagógicoMotivaçãoComparação entre GénerosPhysical EducationPedagogical InternshipMotivationComparison between gendersRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaO presente Relatório de Estágio Pedagógico surge no âmbito da unidade curricular Relatório de Estágio, do 2º ano do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. Este documento é o resultado da aplicação dos conhecimentos teóricos e práticos adquiridos ao longo dos anos de formação e que foram desenvolvidos e colocados em ação ao longo do Estágio Pedagógico, realizado na Escola Secundária Lima-de-Faria, no ano letivo de 2021/2022, com a turma LF2 do oitavo ano de escolaridade.O predomínio deste momento, o Estágio Pedagógico, na nossa vivência e experiência profissional é colossal. É um ano de tomadas de decisões, de responsabilização, desenvolvimento de estratégias, de sucessos e fracassos que obrigatoriamente nos faz crescer, nos torna melhores e mais torna capazes de atuar em contexto real, com o dever de proporcionar aos nossos alunos aprendizagens e conhecimentos para as suas vidas. Este relatório apresenta todo o propósito de um professor: melhorar, fazer melhorar e transmitir conhecimentos e aprendizagens aos alunos através de um ensino de qualidade. Propósito no qual é imprescindível o planeamento, a sua realização e avaliação. Para concluir, este documento é constituído por três capítulos. O primeiro capítulo baseia-se na caracterização do contexto e dos agentes envolvidos, designadamente, a escola, o núcleo de estágio, departamento de Educação Física e a turma 8ºLF2. O segundo capítulo engloba uma análise reflexiva da prática pedagógica, abordando as atividades do ensino e aprendizagem, particularmente, as atividades de organização de gestão escolar, as parcerias e projetos educativos e a atitude ética-profissional. Terceiro capítulo, e último, representa o estudo de investigação desenvolvido ao longo de todo o ano letivo, consistindo na análise dos níveis de motivação, entre géneros, dos alunos nas aulas de Educação Física.The present Pedagogical Report comes within the sphere of the Internship report about the curricular unit of the second year of the Master in Basic and Secondary Physical Education of the Sports Science and Physical Education of the University of Coimbra. This document is the result of the application of theoretical and practical knowledge acquired over the years of training and which were developed and put into action during the Pedagogical Internship held at Escola Secundária Lima-de-Faria along the academic year 2021/2022 with the LF2 class of the eighth grade. This moment of learning, the Pedagogical Internship, is an extremely important experience. It is a year of decision-making, accountability, strategy development, and successes and failures, that definitely makes us grow, improve and become capable of acting in a real context, with the duty of providing our students with learning and knowledge that remain for the rest of their lives. This report represents the whole purpose of a schoolteacher: transmitting knowledge and pursuing learning through quality education, in which planning, implementation and evaluation are essential. As a conclusion, this document consists in three main chapters. The first chapter is based on the characterization of the context and the agents involved, specifically the school, the internship nucleus, the Physical Education department and the 8ºLF2 class. The second chapter encompasses a reflective analysis of pedagogical practice, approaching teaching and learning activities, particularly the organization of the activities of school management, educational partnerships and projects and the ethical and professional attitude. The third chapter represents the research study carried out throughout the school year, which consists in the analysis of the motivation levels, between genders, of students in Physical Education classes.2022-07-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/101440http://hdl.handle.net/10316/101440TID:203055160porInácio, João Nuno Lopes Salesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-08-26T20:55:27Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/101440Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:18:37.935921Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
RELATÓRIO DE ESTÁGIO, DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA LIMA-DE-FARIA, JUNTO DA TURMA DO 8ºLF2, ANO LETIVO 2021/2022. INTERNSHIP REPORT, DEVELOPED AT ESCOLA SECUNDÁRIA LIMA-DE-FARIA, WITH THE 8TH GRADE LF2 CLASS, SCHOOL YEAR 2021/2022. |
title |
RELATÓRIO DE ESTÁGIO, DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA LIMA-DE-FARIA, JUNTO DA TURMA DO 8ºLF2, ANO LETIVO 2021/2022. |
spellingShingle |
RELATÓRIO DE ESTÁGIO, DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA LIMA-DE-FARIA, JUNTO DA TURMA DO 8ºLF2, ANO LETIVO 2021/2022. Inácio, João Nuno Lopes Sales Educação Física Estágio Pedagógico Motivação Comparação entre Géneros Physical Education Pedagogical Internship Motivation Comparison between genders |
title_short |
RELATÓRIO DE ESTÁGIO, DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA LIMA-DE-FARIA, JUNTO DA TURMA DO 8ºLF2, ANO LETIVO 2021/2022. |
title_full |
RELATÓRIO DE ESTÁGIO, DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA LIMA-DE-FARIA, JUNTO DA TURMA DO 8ºLF2, ANO LETIVO 2021/2022. |
title_fullStr |
RELATÓRIO DE ESTÁGIO, DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA LIMA-DE-FARIA, JUNTO DA TURMA DO 8ºLF2, ANO LETIVO 2021/2022. |
title_full_unstemmed |
RELATÓRIO DE ESTÁGIO, DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA LIMA-DE-FARIA, JUNTO DA TURMA DO 8ºLF2, ANO LETIVO 2021/2022. |
title_sort |
RELATÓRIO DE ESTÁGIO, DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA LIMA-DE-FARIA, JUNTO DA TURMA DO 8ºLF2, ANO LETIVO 2021/2022. |
author |
Inácio, João Nuno Lopes Sales |
author_facet |
Inácio, João Nuno Lopes Sales |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Inácio, João Nuno Lopes Sales |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Estágio Pedagógico Motivação Comparação entre Géneros Physical Education Pedagogical Internship Motivation Comparison between genders |
topic |
Educação Física Estágio Pedagógico Motivação Comparação entre Géneros Physical Education Pedagogical Internship Motivation Comparison between genders |
description |
Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/101440 http://hdl.handle.net/10316/101440 TID:203055160 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/101440 |
identifier_str_mv |
TID:203055160 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134080492634112 |