Sobrevivência das empresas portuguesas nos mercados internacionais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/47680 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Economia Industrial e da Empresa |
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Sobrevivência das empresas portuguesas nos mercados internacionaisPortuguese firm's survival in international marketsExportaçãoSobrevivênciaInternacionalExportSurvivalInternationalCiências Sociais::Economia e GestãoDissertação de mestrado em Economia Industrial e da EmpresaA exportação é um dos principais caminhos para o crescimento das empresas e das economias em geral, especialmente das economias abertas e de pequena dimensão, como é o caso de Portugal. Neste sentido, existe um grande interesse da comunidade científica em estudar as determinantes do sucesso exportador das empresas, mais propriamente dos fatores que fomentam o crescimento das exportações, mas não tanto da sua sobrevivência. O objetivo principal deste trabalho é identificar quais as variáveis endógenas à empresa que são determinantes para uma presença duradoura destas nos mercados internacionais. Para tal foram usados modelos de sobrevivência já amplamente aplicados em Economia, utilizando informação da Amadeus e da Sabi, duas bases de dados da Bureau van Dijk que compilam informação para milhões de empresas de todo o Mundo. Os objetos de estudo são as empresas transformadoras portuguesas e foi recolhida uma amostra para o período temporal de 2008 a 2014. Os resultados mostram que a dimensão, a produtividade, a experiência e a intensidade em capital têm uma influência significativa e positiva no tempo de sobrevivência das atividades exportadoras das empresas. Assim, é de esperar que apoios estatais à exportação que visem uma melhoria destas variáveis tragam frutos positivos e que realmente contribuam para o aparecimento, crescimento e sustentabilidade dos negócios internacionais das empresas.Exporting is one of the main ways to the firms’ and economies’ growth, specially if we’re talking about a small and open economy like Portugal. Therefore, there is a substantial enthusiasm in the scientific community in studying the determinants of a sucessful export, more focused on the variables that benefit exports’ growth, not so much on the ones that boost their survival time. This investigation’s main goal is to identify which endogenous variables are key to a firm’s persistent presence in international markets. Survival models were used to achieve that, a widely apllied methodology in Economics, combined with data from Amadeus and Sabi, two databases that belong to Bureau van Dijk, an organization that gathers intelligence from millions of companies around the World. The statistical units in this particular study are the portuguese manufacturing firms and the collected sample refers to the time span from the year of 2008 to the year of 2014. The results show that size, productivity, experience and capital intensity have a significant and positive influence on the survival of firms’ exporting activities. Thus, it would be expected that government’s export incentives that ease an improvement in these variables would pay-off and really contribute to the sustainability of companies’ international businesses.Barbosa, NatáliaUniversidade do MinhoFerreira, André Duarte Couto20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/47680por201612798info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:54:29Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/47680Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:54:03.513653Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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