Das possibilidades de educação na Lousã: pensar a cidade educadora e a organização em centros cívicos-educativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Vítor Manuel Agostinho
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/25508
Resumo: Dissertação de mestrado em Gestão da Formação Administrativa Educacional, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
id RCAP_d1c112ccc835b41e78d5313a1a55ee50
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/25508
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Das possibilidades de educação na Lousã: pensar a cidade educadora e a organização em centros cívicos-educativosProjecto educativo local, LousãCidade educadora, LousãCentros cívico-educativos, LousãAprendizagem ao longo da vidaDissertação de mestrado em Gestão da Formação Administrativa Educacional, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de CoimbraPretendemos com esta dissertação, refletir sobre a educação partindo dos conceitos de Cidade Educadora e Centros Cívico-Educativos (CCE), tendo o território como parte integrante da estratégia educativa e de desenvolvimento local. Neste caso, observamos o Município da Lousã, Portugal, de forma a compreendermos como está organizado e desenharmos uma situação que permita avançar para uma oferta educativa que fortaleça iniciativas já implementadas e promova dinâmicas mais sólidas por via de uma reorganização do sistema educativo local. Nesta investigação, optamos por uma abordagem qualitativa, recorrendo a um ‘estudo de caso’ que teve como objeto de estudo o Município de Lousã. Utilizámos técnicas de análise documental, e as entrevistas semiestruturadas feitas a atores locais relacionados com a educação. Tivemos como referências de análise a compreensão geral da educação no município, perspetivas futuras para a educação, e os conceitos de Cidade Educadora e Centros Cívico-educativos. Como consequência deste estudo, apresentamos uma proposta de reorganização territorial da educação em Centros Cívico-Educativos para o município de Lousã. Com estes CCE queremos ajustar a oferta educativa de forma integral e integradora, formal, não-formal e informal, a toda a sociedade local de modo a intensificar a participação dos munícipes e a estimular a troca de saberes.This study aims to promote the need to rethink education from the concepts of Education City and Centers for Civic Education (CCE), in order to enhance an educational strategy as a primordial line in the development of a territory. In this specific case we look at the city of Lousã, Portugal, in an attempt to elucidate a possible analysis and design of a situation that allows the progress to an educational provision that consolidate earlier initiatives and potentiates dynamics more consistents by the way of a reorganization of local system education. To accomplish this research, we follow a qualitative approach, using a 'case study' which study object is the city of Lousã /Portugal. In this investigation, we used techniques of document analysis, and semi-structured interviews made to local subjects. The main analysis dimensions were the general perception of education in the city, future prospects for education, and the concepts of Education City and Civic-educations Centers (CEC). As a result, we present a proposal for a territorial reorganization in the educational Civic Centers for the city of Lousã. These CEC intend framing an integral and integrative educational provision, formal, nonformal and informal, to all community so that potentiate the participation of people and encourage the knowledge exchange.2013-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/25508http://hdl.handle.net/10316/25508TID:201442850porRibeiro, Vítor Manuel Agostinhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:48Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/25508Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:49:25.529101Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Das possibilidades de educação na Lousã: pensar a cidade educadora e a organização em centros cívicos-educativos
title Das possibilidades de educação na Lousã: pensar a cidade educadora e a organização em centros cívicos-educativos
spellingShingle Das possibilidades de educação na Lousã: pensar a cidade educadora e a organização em centros cívicos-educativos
Ribeiro, Vítor Manuel Agostinho
Projecto educativo local, Lousã
Cidade educadora, Lousã
Centros cívico-educativos, Lousã
Aprendizagem ao longo da vida
title_short Das possibilidades de educação na Lousã: pensar a cidade educadora e a organização em centros cívicos-educativos
title_full Das possibilidades de educação na Lousã: pensar a cidade educadora e a organização em centros cívicos-educativos
title_fullStr Das possibilidades de educação na Lousã: pensar a cidade educadora e a organização em centros cívicos-educativos
title_full_unstemmed Das possibilidades de educação na Lousã: pensar a cidade educadora e a organização em centros cívicos-educativos
title_sort Das possibilidades de educação na Lousã: pensar a cidade educadora e a organização em centros cívicos-educativos
author Ribeiro, Vítor Manuel Agostinho
author_facet Ribeiro, Vítor Manuel Agostinho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Vítor Manuel Agostinho
dc.subject.por.fl_str_mv Projecto educativo local, Lousã
Cidade educadora, Lousã
Centros cívico-educativos, Lousã
Aprendizagem ao longo da vida
topic Projecto educativo local, Lousã
Cidade educadora, Lousã
Centros cívico-educativos, Lousã
Aprendizagem ao longo da vida
description Dissertação de mestrado em Gestão da Formação Administrativa Educacional, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/25508
http://hdl.handle.net/10316/25508
TID:201442850
url http://hdl.handle.net/10316/25508
identifier_str_mv TID:201442850
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133774154301440